quarta-feira, 21 de março de 2018

[Resenha] Resident evil - A conspiração Umbrella

|
Autora: S. D. Perry
Páginas: 232
Editora: Benvirá
Série: Resident evil, 1
Este livro é fundamental para os fãs de Resident Evil que desejam entender o incidente em Raccoon City, que teve início na fabulosa mansão Spencer. Usando como pano de fundo a história do primeiro jogo da série, S.D. Perry reconta os acontecimentos registrados nas montanhas Arklay, onde ocorrências de canibalismo assustam a população. A autora vai além da narrativa original e acrescenta momentos anteriores à missão dos S.T.A.R.S., com novas situações para envolver os leitores na busca por respostas aos casos bizarros que, de alguma forma, estão relacionados à corporação Umbrella. Aventure-se nas descobertas de Chris Redfield e Jill Valentine, que lutam pelas suas vidas para não serem engolidos pela escuridão eterna. Surpreenda-se ao encarar o seu próprio medo das coisas que se escondem por trás de cada esquina.

Eu juro que já tentei jogar Resident Evil, porém, sempre tive medo. O pior é que eu não tenho medo de zumbis, eu adoro livros/filmes com o tema, o problema é aquela angústia de fugir e matar, e não saber quando um zumbi vai aparecer na tua frente. Então, nunca consegui ir em frente no jogo, pois é. Vi na série da S. D. Perry uma forma de conhecer a história sem sofrimento. E eu confesso que após a leitura fiquei muito afim de tentar jogar novamente. A conspiração Umbrella é um livro que envolve o leitor facilmente, seja ele fã do jogo ou alguém que não conhece ainda a trama. 

Raccoon City ultimamente está passando por um toque de recolher, desde que diversos casos de mortes têm sido reportadas. Inclusive, casos de canibalismo. O medo na cidade é constante, e os S.T.A.R.S são convocados para uma missão de reconhecimento na mansão Spencer. Uma das equipes tem algum incidente, e a equipe de Jill e Chris precisa verificar o que pode ter acontecido. Será que é algo tão sério assim, que "derrubou" até mesmo uma equipe especializada em ataque e armas?

A segunda equipe chega na mansão, e descobre um helicóptero vazio, e partes humanas no terreno. Algo aconteceu, e eles precisam localizar o resto da equipe e tirá-los dali. No entanto, antes que eles consigam avançar muito, surge um bando de cães, sedentos por sangue e enlouquecidos. O piloto do helicóptero fica tão amedrontado que acaba fugindo e deixa o resto do seu pessoal ali mesmo. 

Eles conseguem fugir dessas bestas e acabam se refugiando na mansão, porém, vão perceber que há mais segredos escondidos ali dentro, e que podem não ser capazes de sair. Por conta de seu treinamento, eles acabam se dividindo, e isso foi a pior coisa que eles fizeram. Ainda mais por um deles ser um traidor, que está trabalhando com a corporação Umbrella, e que só pensa em destruir provas.


A trama é bastante interessante, e algo que eu gostei na narrativa é que ela não é muito enrolada. Há descrições do ambiente, e tudo mais, mas a autora não se apega a muitos detalhes, fazendo com que a leitura seja bastante fluída e dinâmica. O tom é bem de jogo na questão de procurar itens para sair da mansão. Eu gostei bastante desse tipo de leitura, como se eu realmente estivesse jogando. 

Os personagens têm um pouco de suas vidas expostas, mas nada que faça o leitor se apegar tanto assim a eles. A narrativa tem o ponto de vista de cinco personagens, no entanto, os que mais aparecem são Chris e Jill, os principais. Eu gostei disso, pois consegui ter uma visão ampla de tudo o que estava acontecendo dentro da mansão. E a angústia de que eles todos se encontrassem logo foi enorme. Será que eles nunca viram filmes de terror em que o grupo nunca deve se separar? hahaha

Eu já tenho os sete livros na estante, e depois de finalizar A conspiração Umbrella preciso imediatamente continuar a série. E eu achando que gostava dos filmes, mas o enredo do jogo/livro é muito melhor, e completamente diferente. As capas dos sete volumes possuem imagens dos jogos. A Benvirá fez um excelente trabalho, a edição é muito bonita, as folhas amareladas e a diagramação está simples, mas cuidadosa. Há alguns errinhos de revisão, mas nada que prejudique a leitura. 

Resident evil é uma série excelente para quem gosta de tramas com zumbis, ainda mais que aqui você não encontra apenas zumbis, tem toda uma conspiração por trás. Nesse primeiro livro os zumbis não chegam a ser tão numerosos, mas imagino o que aguarda no próximo volume. Recomendo!

14 comentários:

  1. Andressa!
    Gosto de livros e filmes com zumbis, tanto que já assisti todos os filmes da série, mas confesso que nem sabia que tinha o livros ou os livros.
    Geralmente os livros são mais detalhados que os filmes mesmo.
    E nem sabia que tinha jogo, não é muito minha praia não.
    “Não acredite em tudo que ouvires! Há mentiras que sempre serão ditas, e verdades que jamais serão pronunciadas...” (Eliane Azevedo)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA MARÇO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  2. Oi Andressa, eu já vi este livro e pela tua resenha, é bem no estilo que eu gosto. Vou procurar a coleção e ver se cabe no meu bolso.
    Os filmes, eu assisti e gosto muito, então, tenho certeza que os livros serão melhores ainda. Quanto ao jogo, tenho certeza que meu filho, de 10 anos, vai amar.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oiie. Eu amei sua resenha. Tinha um pouco de receio de ler esse livro porque não gosto muito de ler adaptações. Gostei e muito de saber que esses livros são melhores que o filme, já que os últimos foram vem decepcionantes.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Confesso que já pelo nome do livro eu comecei a fugir para as colinas. Não só pelo terror que gira em torno dos livros, filmes e jogo, mas porque eu não gosto mesmo de nada que tenha zumbis hahaha Mas adorei a sua resenha e tenho certeza que para quem curte esse tipo de livro, é uma dica ótima!
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Bom, eu praticamente amo os filmes de resident a história é bem incrível e maravilhosa, já até amei o final da história, mas percebo que o livro não tem nada haver com o filme né. Tem uma história bem interessante e que me fez querer ler, conhecer mas esse mundo da umbrella.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  6. Olá, já ouvi falar do jogo mas não joguei ainda, tem filmes também, não tem? Gostei de saber que temos uma série de livro. Pela sua resenha, a trama desse livro parece ser bem interessante, já fiquei curiosa apra ler.

    ResponderExcluir
  7. Teve uma época que eu era viciada em Resident Evil mas acabei me desapegando pois eu sempre tive curiosidade para saber como acaba essa história de zumbi, mas acabei cansando de esperar kkk Não sabia que tinha livros também, achei bem interessante!

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Sua resenha mostra que esse livro é bem instigante.Gosto muito da franquia cinematográfica de Resident Evil, mas não consigo gostar tanto assim desse gênero. As vezes sinto até vontade de encarar, mas tive algumas decepções com narrativas arrastada e acabei deixando pra lá.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  9. Oi Andressa, tudo bem?
    Apesar de ter amado sua resenha, vou passar a dica dessa vez. Zumbis não é o que gosto de ler e muito menos assistir rsrsr! Fica para a próxima!
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Uma famosa série diga-se de passagem. Mas, confesso que não me interesso muito pela série, seja em filme, livro ou jogos

    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  11. Me identifiquei muito bastante com você em relação a tentar jogar o jogo, também nunca consegui rsrs. Acho que por isso nunca me interessei pelos livros. Mas vendo a sua resenha tenho pra mim que seria uma ótima pedida para mim. Gosto de narrativas diretas e claro que ninguém deve se separar, nunca dá coisa boa, para alegria de quem está lendo ou assistindo rsrsrs. Vou anotar a dica e quem sabe um dia eu tente jogar o jogo novamente.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá
    Já teve anos que eu fui viciada em Resident Evil e tinha até camiseta, mas acho que com o passar do tempo eu fui mudando e deixando um pouco de lado. Sei que os livros seriam algo que eu amaria, mas no momento não é algo que eu conseguiria ler. Beijos

    ResponderExcluir
  13. Saber que a narrativa de um livro não é enrolada me deixa muito feliz, pois fico mega chateada com autores que ficam enchendo linguiça e tentando tapear os leitores.
    Esta série parece muito interessante, mas realmente estou fugindo delas por ter muitos livros na minha estante parados me aguardando.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem Andressa?

    Eu já assisti todos os filmes de Residente Evil, acho legais, não é o que há de melhor em zumbis, mas é bem legal, já os jogos eu pouco joguei. Eu tenho vontade de ler esses livros, parecem ser legais. Dica anotada!
    Abraço!

    ResponderExcluir