terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

[Resenha] Pólvora

|
Autor: Tico Santa Cruz
Páginas: 168
Editora: Belas-Letras
Pólvora é o livro proibido do roqueiro Tico Santa Cruz, definido pelo próprio autor como uma narrativa "psicótica, suja e violenta". Inicialmente escrito em capítulos curtos para postar em seu blog, em poucas semanas virou fenômeno na rede. Uma leitura intensa e chocante sobre terror e caos, hipocrisia e preconceitos, política e serial killers. Mas, acima de tudo, sobre o lado mais sombrio de cada um de nós.







Quando a editora lançou Pólvora achei que era o primeiro livro publicado do Tico Santa Cruz, então me surpreendi quando descobri que ele tem outros. Fiquei muito curiosa para ler este lançamento, ainda resolvi ler resenhas em alguns blogs, e pronto, a curiosidade aumentou mais ainda e precisei solicitar para a editora. Eu adoro esse tipo de trama, mas me surpreendi com a leitura, não achei que ia ser tão bizarra. E não um bizarro de ruim, mas de violenta mesmo. O autor não ameniza nada. A história é cheia de detalhes apavorantes e repugnantes.

Um ex-banqueiro simplesmente cansou da sua vida certinha, e ao encontrar uma enfermeira, Lore, os dois começam a sair juntos e resolvem viver uma vida cheia de perigos e experiências novas. Eles adoram transar em situações de risco, ou então ao intimidar alguém. Por onde passam, há mortes, roubos e sexo. Eles roubam dinheiro para seu vício: drogas. Sem rumo, eles percorrem vários lugares, deixando um rastro de morte para trás. Mas é claro que isso uma hora sai do controle. 

Lore e o banqueiro, que não sabemos o nome, são duas pessoas loucas, sem compaixão nenhuma. O homem às vezes até tem seus momentos de consciência pesada, mas que não duram muito. Me choquei em como esses dois mantêm seu relacionamento à base de sexo, drogas e mortes. Apesar de eles fazerem coisas horríveis não conseguimos odiá-los, pois são eles que deixam a trama  mais empolgante. Eles não são vilões, são uma forma de mostrar as realidades da sociedade.

O que estava fazendo? Trepando feito louco com uma psicopata e matando pessoas inocentes sem motivo algum. Por outro lado, experimentava um poder que nunca sentira antes, uma incrível liberdade. A libertação através da morte, da violência, da destruição de todos os valores e princípios que me aprisionaram ao longo de tantos anos. Agora eu era o anjo da morte. O mais perigoso de todos os renegados por Deus. O grande ser malvado.

A trama nos traz diversos assuntos polêmicos, críticas à polícia, além de, nos mostrar o que um homem pode fazer quando a maldade e a podridão já tomaram conta de sua alma. Leitura viciante e fluída. Me surpreendi com as cenas bem descritas, Pólvora tem tudo para chocar o leitor. Recomendo a leitura para quem não tem frescura para histórias pesadas e sangrentas, rs

Realmente curti muito a obra do Tico Santa Cruz, ele escreve muito bem. O final é um daqueles que te deixa imaginando o que pode ter acontecido depois, adoraria se tivesse uma continuação. Os personagens foram bem desenvolvidos, conforme vamos acompanhando uma trilha de terror, vamos conhecendo melhor cada um deles, seus sentimentos mais obscuros. Estou curiosa para ler outros livros do autor!

24 comentários:

  1. Olá, Dessa.
    Eu li a obra e gostei. O que mais me chamou a atenção foi o enredo conturbado e imprevisível, assim como a vida. E esse final aberto também me matou. rs

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de fevereiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Dessa.
    Eu estava curiosa a respeito desse livro, vi alguns comentários positivos, mas a sua resenha é a primeira que leio. Fiquei bastante interessada em ler, não só pelas críticas que o livro faz, porque tenho certeza que são muitas, mas por esse toque "bizarro", onde o autor não ameniza a violência por exemplo, mostrando muito a realidade, o que é um diferencial.

    Beijos, Fer.
    http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem diferente mesmo, é bem perturbador e intenso. Vale a pena ler.

      Excluir
  3. Oi Dessa...
    Também me surpreenderia, pois achava que o Tico só tinha este livro escrito também.
    E todos falam tão bem deste livro que tenho vontade de ler.
    Gostei de saber sua opinião também, queria conhecer a escrita dele.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Não sabia que ele tem livro!
    Ameeeei saber!!

    Beijos
    Gio - Clube das 6
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  5. Tenho os outros livros do autor e já li. Aliás eu adorei!!

    Preciso deste também!!! Urgente!!

    Ainda mais depois dessa resenha, gente!!! Tô com comichões aqui!

    Linda ♥

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Que legal, quero muito ler! *--*
      Leia logo esse, você vi gostar também.

      Excluir
  6. Oi Dessa, tudo bom?
    Essa livro foi muito bem escrito e realmente faz várias críticas a nossa sociedade. Também me surpreendi com a leitura porque ao mesmo tempo em que condenei diversas atitudes dos protagonistas, eu não conseguia sentir muita raiva dos dois. Acho que sentia revolta pela situação ter chegado naquele ponto. A escrita do Tico é muito boa e pretendo ler outros livros dele.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, não tem como sentir ódio deles, não é como ele se fossem vilões ou algo do tipo. Só nos surpreendemos, né? rsrs

      Excluir
  7. Acho o Tico Santa Cruz um excelente escritor! Nunca li livros dele, mas os textos que já vi publicados na internet mostram o quanto ele é bom no que faz.
    Um livro polêmico escrito por uma pessoa polêmica hahahahahha adoroooo

    ResponderExcluir
  8. Vi outras resenhas desse livro e todos curtiram bastante! Tenho muita vontade de ler, ainda mais pelas críticas que tem no livro! Beijos!

    http://alguns-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Fiquei interessada no livro pelas críticas que ele apresenta mas fiquei com um pouco de medo kkkk
    Vou adicioná-lo na minha lista, quem sabe um dia...

    Beijos ;*
    LivreandoFacebook

    ResponderExcluir
  10. Oi, Dessa.

    Já li algumas resenhas de Pólvora, mas não fiquei interessada. Não faz muito meu gosto, porque até que leio qualquer gênero. kkkkk' Sou bem eclética quando se fala de leitura. Esse livro não me atraiu mesmo. Deixo essa leitura pra quem curte assuntos polêmicos.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR

    ResponderExcluir
  11. Oi Dessa!

    Eu não sei porque mas não tenho vontade de ler o livro. Acho legal a forma como o autor critica o cenário politico-social e conhecendo um pouco do trabalho do Tico, já podemos perceber que ele não se intimida mesmo. Porém sinto uma aversão ao livro e não sei qual o motivo disso.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Ué, porque será? :/ rsrs
      A escrita dele é ótima! *-*

      Excluir
  12. Hey!
    Devo dizer que fiquei bem "assustada" com a sua resenha. É um livro que eu leria, não vejo porque não. Embora eu não tenha certeza se eu apoiaria ou gostaria dos personagens, pois pode acontecer de eu gostar apenas do desenvolver da história. Que bom que você gostou da leitura!

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu te entendo, rsrs. O livro é bem perturbador mesmo, mas muito bem escrito, gostei mesmo da leitura.

      Excluir
  13. Oi Dessa.
    Sou fã do Tico como músico e como pessoa e sempre tive vontade de ler os livros dele, principalmente esse por ser tão chocante. Adoro um livro forte rs Crítica a política é uma coisa que nunca vai faltar nos livros do Tico, tenho certeza, ele ta sempre fazendo textão no face e da pra perceber como ele adora debater assuntos, mas até acho legal ele levar isso pros livros. É bom ver uma crítica as vezes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, pelo que vi,ele não tem papas na língua. rsrs Gostei do que ele trouxe pra trama. Bem diferente e tenso.

      Excluir
  14. Não sabia que o Tico era escritor, mas não gostei da história não, achei mt pesada :(

    ResponderExcluir