sábado, 7 de fevereiro de 2015

[Resenha] Geek girl

|
Autora: Holly Smale
Páginas: 256
Editora: Funndamento
Série: Geek girl, 1
"Meu nome é Harriet Manners e sou uma geek." Harriet Manners tem 15 anos e sabe tudo... sobre quase tudo. Ela só não sabe porque ninguém na escola parece gostar dela - especialmente sua arqui-inimiga Alexa, que adora humilhá-la todos os dias. Harriet só queria que sua vida fosse diferente... Quando Nat, sua melhor amiga, a arrasta para fazer compras num evento badalado, Harriet é descoberta por uma agência de modelos. É a grande chance de recomeçar! Mas tem um pequeno detalhe: Harriet não conhece nada sobre moda. Na verdade, ela não "Dá a mínima para a moda". E, claro, tem a Nat, que é linda, fashionista e sempre quis ser modelo. Seria como roubar o sonho da sua melhor amiga, não é? Harriet decide fazer uma sessão de fotos com o famoso - e incrivelmente lindo! - Nick, mas esconde a verdade e mente para as pessoas que ama. O que ela não esperava é que no dia seguinte essas fotos fossem estar nas capas de todas as revistas de moda! Em meio a muitas confusões, Harriet descobre que ser modelo não é nada fácil... Afinal de contas, também existem "Alexas" nas passarelas. Será que Harriet vai gostar do mundo da moda? Ou melhor, será que o mundo da moda vai gostar dela?

Geek girl estava na minha lista de desejados desde que lançou. Primeiro pela capa, que achei muito lindinha. Segundo pela trama, que me conquistou de imediato. Uma adolescente geek com problemas de popularidade e um carisma fora do normal? Óbvio que ia ser uma historia divertida e encantadora, então fiquei ansiosa demais para ler! Fazia um tempinho que não fazia uma leitura tão leve e despretensiosa.

Harriet é uma geek, pelo menos todos a chama assim. Sua inteligência compensa sua falta de estilo e de vontade de se preocupar com roupas, maquiagem e todas essas "frescuras" de garotas. Ela prefere muito mais um moletom ou camiseta de algum desenho animado. É a típica sabe-tudo que está sempre tirando notas boas e respondendo as questões dos professores, então isso é algo que irrita os outros, ou principalmente, Alexa, sua grande inimiga. Alexa faz a vida de Harriet um inferno, mas felizmente ela tem sua melhor amiga, Nat. Ela e Nat vão em uma excursão da escola, e é a partir daí que a vida de Harriet muda. Ela acaba roubando, sem querer, o sonho de ser modelo da amiga. Com essa oportunidade, ela se vê dividida entre tentar ser uma pessoa diferente ou não magoar Nat.

No início achei estranho a narrativa da autora, pois Harriet parecia muito infantil. Não parecia alguém de 15 anos, e sim, de uns 12. Já tive 15 anos, e sim, já fui meio bobinha, mas não tanto quanto ela. Porém, acho que parte disto é por sua personalidade geek mesmo. No decorrer da trama, no entanto, percebi que ela foi amadurecendo, e achei muito bacana. Harriet não se aceita, simples assim, e eu até entendo ela. Quem ia querer sofrer bullying, constantemente, por ser inteligente, ruiva ou sem estilo? É até compreensível querer mudar. Mas acontece que essa falta de insegurança dela é que faz com que os outros a tratem de jeito tão cruel.

- A cabeleireira só tem horário amanhã. Tive que ir para  escola desse jeito por dois dias inteiros. Dois dias, geek. Você tem ideia de quantos garotos deixaram de gostar de mim?
- Dois?
- Foi uma pergunta retórica! - grita Alexa, parecendo furiosa. - Nat disse que fez isso por você. E vou fazê-la pagar por isso.

A história tem personagens tão carismáticos e divertidos que é até difícil escolher o favorito... Toby, o perseguidor de Harriet, e também um geek, é alguém hilário (e nem é de propósito). Ele vive seguindo a garota, desde ficar na moita de sua casa até sabe-se lá o que mais. E tem o pai, que parece ter a mesma idade que ela, e está sempre com alguma gracinha.

Geek girl tem uma leitura leve, daquelas que te divertem e te fazem querer ler até o fim imediatamente, sem pausa nenhuma. A autora criou uma trama com uma linguagem bem juvenil e envolvente. Os problemas que Harriet enfrenta não são algo fora do comum, pelo contrário, são a realidade de muitas garotas (tirando talvez a parte de ser modelo). A personagem principal tem um senso de humor espetacular, que junto com sua inteligência, resultam em diálogos muito bem humorados. Gostei muito do livro, e já estou curiosa para saber o que acontece no segundo. Eu adoro o gênero infantojuvenil, então já esperava ser conquistada pela trama.

Essa capa realmente está bonita, porém, a editora vai relançar o livro com a capa original, que eu achei muito mais amor,! A garota da foto parece bem mais jovem, e com a combinação de cores, acho que ficou mais a cara da história! *-*



Geek girl é um livro para todas as idades, pois fala sobre amizades, inseguranças e as dificuldades de socializar com pessoas totalmente diferentes de você, ainda mais quando não se tem o padrão de beleza ou atitudes que a sociedade impõe. Leitura recomendada! Vocês vão se divertir muito com essa geek!

Quem quiser comprar com a capa nova é só ir na loja virtual da editora: Fundamento.

25 comentários:

  1. Adoro livros que nos prendem do começo ao fim! Essa trama é bem interessante e dá pra se identificar com a personagem, pelo que vi :)
    Não tinha visto ele ainda, vou procurar na editora com a capa nova por que gostei bem mais <3
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá mesmo para se identificar, viu!
      Procura mesmo, a capa nova está linda!

      Excluir
  2. Oi, Dessa!
    Esse é um livro que estou curiosa para ler.
    O enredo é interessante e parece ser bem envolvente e leve.
    Essa capa nova, com certeza é mais bonita e condiz mais com o enredo.

    P.S: Te indiquei para receber um selo lá no blog.
    http://construindoestante.blogspot.com.br/2015/02/selo-blog-fofo.html
    Beijos

    >> Vem participar do top comentarista de fevereiro. Está valendo um livro surpresa e um vale presente da Saraiva<<
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma leitura bem leve mesmo, a personagem é bem engraçada! rsrs

      Excluir
  3. Olá, Dessa. Tudo bem?
    Ao ver a capa imaginei uma premissa totalmente diferente; mas apesar de ser bem diferente do que imaginava, acho que daria uma chance. Talvez só me incomode um pouco por a protagonista ser um pouco bobinha para a idade.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de fevereiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, realmente ela é bem bobinha, mas até que é bem divertido. rsrsrs

      Excluir
  4. Esse livro parece cópia daqueles filmes americanos chatos. Eu realmente não sinto muito vontade de ler.

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia a série, embora já tenha visto o livro em alguns blogs, mas até o momento não tinha lido nenhuma resenha. Vou ler com certez

    ResponderExcluir
  6. Oi Dessa, sua linda, tudo bem?
    A primeira vez que vi essa capa, foi amor a primeira vista. Engraçado, ela é tão diferente, que nunca a esqueci. Olhando agora a capa original e depois de conhecer a história, concordo com você, a original fica melhor. A primeira nos apresenta uma menina segura de si. Já segunda, é até um pouco engraçada, parece uma menina deslocada.
    Gosto de leituras leituras leves, descontraídas, que nos envolvem e nos fazem lembrar da nossa adolescência. Espero ler assim que tiver uma oportunidade.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fica mesmo né? Adorei que a editora trouxe ela! *-* E estou curiosa para o segundo livro.
      Leia mesmo, você vai curtir a leitura.

      Excluir
  7. Oi Dessa..
    Tenho vontade de ler este livro e também acho a capa uma gracinha.
    Essa personagem parece ser bem carismática, e já gostei dela.
    Adoro livros que tenham esse toque de diversão também. Estou vendo Geek Girl com outros olhos agora.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que Geek girl te interessou, o livro realmente é muito gracinha viu! *O*

      Excluir
  8. Oi, Dessa.

    Realmente a capa original se parece mais com o livro. A menina da capa lançada parece bem mais velha. Se tivesse que escolher seria a segunda capa. Eu pensava o a história era de uma menina mais velha por conta da primeira capa. Apesar de gostar de livros que abordam o universo Geek esse livro não me chamou a atenção, essa leitura eu passo.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR // Sorteio de Carnaval

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Que pena que não te chamou a atenção... :/ A história é bem fofinha.

      Excluir
  9. Andressa quem resenhou esse livro em meu blog foi a Agatha e ela já tá para soltar o do segundo livro. Pra falar a verdade fiquei bastante interessada. Tanto que já comprei os dois livros pra mim.
    E também estou doida para ler o livro da sua resenha anterior que vou dar até uma olhadinha.
    Como sempre você arrasa. Parabéns viu?
    E olha só, me inscrevi no sorteio lá tá? =] E amiga estou com saudades de vc. Vc anda sumida do I LOVE MY BOOKS. APARECE !!

    Depois passa lá no meu cantinho que tem POSTAGEM NOVA o/
    Se cuida linda

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem mesmo, é muito boa a leitura do livro.
      A leitura é bem fluída e gostosinha de ler. :3

      Excluir
  10. Eu sou louca louca para ler esse livro! Todos falam coisas extremamente boas sobre ele. Realmente a capa original é mais interessante. Beijos!

    http://alguns-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Estou muito curiosa por esse livro, vejo muita gente comentando, deve ser muito bom mesmo *-*
    Também achei a capa original melhor, a outra parece q a menina é bem mais velha do que a personagem..

    Beijos ;*
    LivreandoFacebook

    ResponderExcluir
  12. Oi Dessa!

    parece sem um livro clichê, mas legal. fiquei curiosa para saber como será a reação da personagem depois de tudo isso... E quem não curte ler algo relacionado a Geeks né? É sempre tão divertido e bacana. Além disso eu amei a capa.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Hey!
    A capa, sem dúvida, é muito linda. A trama não me conquistou como conquistou você. Sinceramente, achei a sinopse me pareceu MUITO clichê. Uma nerd sendo atormentada por uma patricinha... Soa muito conhecido. O que me despertou interesse foi o fato do que ocorreu com Harriet, que pode desenvolver vários conflitos e tornar a história interessante. A personagem vai amadurecer bastante, já que eu li, em uma resenha, que no mundo das modelos tem muitas Alexa's. iahiuahiau Esse "De geek para chique..." na capa me deu dois significados diferentes e eu gostei. Porque ao mesmo tempo que parece que está falando de Harriet, parece que está falando com o público. Bem legal! (:

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Soa mesmo, mas tem suas peculiaridades, sabe?
      Verdade, é um livro que meio que fala com o leitor. Vale a pena a leitura!

      Excluir
  14. Oi Dessa.
    No começo eu não me interessava muito por esse livro mas nos últimos tempos mudei de ideia. Não sou totalmente geek mas já fui a CDF da turma (OMG, acho que eu ainda sou :s) e já fui zuada por isso, então sei como ela se sente. O livro é bem jovem né, parece ser super divertido.

    ResponderExcluir
  15. Gosto muito do universo geek e talvez por isso quando eu ler esse livro eu ache que faltou um pouco de "nerdice" rs pelo que li sobre ele, a parte geek dela é superficial, uma coisa mais externa, acho que seria interessante se fosse algo realmente da personalidade dela, como gosto por super heróis, games e etc. Mas vou esperar para ver, ou melhor, para ler ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, mas ela tem muito da personalidade dela assim, sim! Ela adora conhecer novas palavras, fazer listas, e tudo mais. rs

      Excluir