domingo, 22 de fevereiro de 2015

[Resenha] A luz que vem do coração

|
Autora: Cristina Censon
Páginas: 424
Editora: Petit
A luz que vem do coração - Quando as pessoas são surpreendidas pelo desencarne de uma pessoa querida é comum que entrem em desespero. Não foi diferente com Raul, um dos personagens centrais desse romance, que conhece o fundo do poço quando sua jovem esposa parte dessa existência terrena vítima de uma doença fatal. Encontros, esperança, novas oportunidades... Todos nós temos uma luz interior capaz de nos reerguer. Você já descobriu a sua?



Estava há um bom tempo sem ler livros espíritas, e como sempre que leio algo do gênero me sinto bem - a leitura sempre vem em um momento bom -, resolvi ler A luz que vem do coração nesse mês. Esse tipo de história sempre me faz repensar minha vida, além de me fazer priorizar coisas importantes, que talvez tenham sido deixadas de lado. O livro tem muito do espiritismo, mas também encontramos uma trama cheia de ação, investigações e escândalos políticos. Me surpreendi com o que encontrei, achei que ia ser algo bem focado na crença espírita, mas é tudo bem equilibrado, acho que até quem não curte muito esse gênero pode se aventurar nesse enredo tão intrigante.

Raul, um jornalista, perdeu sua esposa. Desde então está sempre bebendo, cheio de rancor, e amuado pelos cantos da casa. Demora muito para ele tentar seguir com a vida, ainda mais quando espíritos de um plano inferior se aproveitam de sua fragilidade, e o perseguem. Na verdade, há apenas um que realmente tenta fazer de sua vida um inferno: Jean Paul, um homem que já viveu em outra época com Raul e foi traído pelo amigo. Ele busca vingança a todo custo. A sorte do Raul é encontrar uma grande amiga, sua colega de trabalho, Beatriz, que faz de tudo para não deixá-lo sozinho e triste. Paulo, o dono do jornal, e quase que um pai para a ex-esposa de Raul, Elisa, também faz de tudo para tentar animá-lo, afinal, o considera quase que como um filho.

A história porém não foca apenas em Raul. Conhecemos também a família de Beatriz, principalmente seu irmão, que se drogava e se sente culpado pela morte do pai. Ele também tem espíritos vingativos o cercando, e que tentam fazer de tudo para que ele morra e vá para o mesmo plano que eles. A mãe já não sabe mais o que fazer, além de tentar interná-lo, mas Beatriz a convence de procurar outro tipo de ajuda: o espiritismo. É então que ela começa a frequentar um centro espírita, e leva Raul junto para tentar buscar paz e ajuda. Não bastasse essas duas histórias tão intensas, há também Paulo, o chefe de Raul, que perdeu sua amada quando jovem, por conta de questões políticas. É nessa parte que há investigações, ameaças e uma intricada história que ele faz questão de esclarecer para descobrir o que realmente aconteceu com seu grande amor: Mirela.

Ele me olhou por instantes e nada falou, parecia que conhecia minha história, tudo o que me aconteceu nesse último ano, minhas perdas, minha decisão de não deixar Elisa partir, mantendo-a viva na minha lembrança. Parecia que ele me conhecia profundamente, apenas me olhando naquele tão restrito e diminuto espaço de tempo.

O livro teve uma leitura um pouco lenta para mim, não sei definir o motivo direito, pois realmente a trama em si tinha vários elementos que empolgam o leitor a ler. Acho que por a narrativa ser bastante detalhada, fiquei com essa sensação. De resto, eu realmente gostei do enredo e dessa mistura de espiritismo com algo mais intenso, que foi o caso da polêmica com políticos importantes, e todo perigo envolvido.

Quando iniciei a leitura fiquei me perguntando porque só agora que Raul estava sendo "perseguido" espiritualmente por almas rancorosas... E parando para pensar, cheguei a conclusão que, antes da morte da esposa, Raul não tinha motivos para ser alguém triste. Era sempre feliz e agradecido pela vida que tinha. Então quando a esposa morreu, e seus pensamentos ficaram mais negativos, passou a dar passagem para esse tipo de espírito, que só queria vingança. Acho incrível, e realmente acredito, que você atrai aquilo que está sentindo. Por isso acho importante não guardar rancor, mágoa, ou não perdoar alguém, pois não faz bem nenhum. O livro mostra que o passado não há mais como alterar, então criar sentimentos ruins não ajuda em nada, além de sofrimento. É preciso se libertar.

A luz que vem do coração é um livro lindo e muito bem escrito. Demorei bastante para lê-lo, mas acredito que no fim, foi no tempo certo para absorver todos os ensinamentos e lições que a obra passa. Eu adorei a leitura. Recomendo!

27 comentários:

  1. Confesso que não sou chegada em livros espíritas, mas quando comecei a ler sua resenha, vi que a premissa do livro era bem legal, pois vejo que a autora buscou unir a questão religiosa a um enredo bem rico, o que tornou a leitura mais interessante. Achei linda a capa e depois de ler A Cabana, até me arriscaria a ler esse também. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a leitura foi muito bem desenvolvida, e por ter outros elementos nela, ficou uma leitura mais fácil de ler.

      Excluir
  2. Não curto muito esse tipo de livro, mas parece ser interessante. Geralmente esses livros sempre me surpreendem. Beijos!

    http://alguns-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi oi tudo bem?

    Gostei do que você falou do livro, há livros que queremos continuar ler páginas após paginas, mas o cérebro buga... Até ele precisa entender mais sobre a história kkk isso sempre acontece comigo, mas quando o caso é ao contrario devoro o livro como se fosse chocolate!
    Nunca li um livro espirita, tenho interesse em ler A Cabana, que é o mesmo genero né?!


    Beijoos
    jeehsts.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que A cabana não chega a ser espírita, sabe? Nunca li o livro. :/

      Excluir
  4. Oi Dessa!
    Não gosto de livros espíritas. Já cheguei a ler alguns quando era mais nova, mas não faz mais meu gênero literário. É tão bom ver pessoas que se identificam com o gênero e quando leem se sentem bem, eu lembro que me sentia bem com as lições que esses livros me passavam no passado.
    Beijos!

    http://lumartinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Dessa, sua linda, tudo bem?
    Primeiro preciso aproveitar a oportunidade: seu novo layout ficou lindo!!!!!!! Adorei!!!!
    Sabe Dessa, eu já li dois romances espíritas, um deles foi bem parecido com a Luz que vem do coração. A impressão que eu tenho é: você fica angustiada durante a leitura, chega até a dar um pouco de medo, pois você tem contato com o lado ruim do mundo, que não é visível aos olhos. Mas depois, vem uma paz tão grande, e você aprende algo que toca lá no fundo. Acho que todos independentemente de religião, poderiam dar uma chance aos romances espíritas, pois eles vão chegar ao coração de todos. E lendo sua resenha, você me deu uma visão que eu nunca tive. Porque esses espíritos que queriam fazer mal a ele já existiam, então porque só agora? Nunca pensei nisso antes. Obrigada, pois você acabou me ensinando.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Que bom que gostou! *---*
      Concordo contigo, não precisa ser da mesma religião, só em ler esses tipos de livros, há sempre mensagens tocantes. Adorei o que você disse! ;D
      Realmente, falei lá, mas o motivo é que antes ele não tinha pensamento negativos, sabe?
      beijos

      Excluir
  6. Oi Dessa!
    Eu AMO livros espíritas. Pelo menos os que eu já li até hoje (todos da Zíbia Gasparetto, conhece?) são ótimos e tem uma trama bem legal.
    Esse livro me atraiu bastante. Eu também gosto de ler livros espíritas para me acalmar um pouco, pois eles sempre me trazem mais calma e ensinamentos que eu levo para o resto da minha vida.
    Esse é sem dúvidas um livro que eu adicionarei a minha wishlist!

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheço, mas nunca li nada dela, acredita? Mas pretendo ler em breve!

      Excluir
  7. Oie,
    não conhecia o livro, e ele me pareceu meio parado. Acho que não iria curtir muito a leitura

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  8. Amiga livros sobre espiritismo eu nunca li, mas tenho interesse de conhecer algum, até porque para poder entender como são as histórias por assim dizer. Dizem que tem histórias que realmente nos passa mensagens lindas e acho que iria gostar bastante. Tem gente que ainda tem um certo preconceito por conta desses gêneros, mas eu sinceramente não tenho nada contra. Enfim...Outra coisa, PARABÉNS AMIGA...Seu blog ficou LINDO. Até estranhei quando entrei, porque pensei que tinha entrado no blog errado hahaahahah...Mas cara, eu adorei o seu layout. Foi sua irmã quem fez? DÁ MEUS COMPRIMENTOS PRA ELA...Ficou bom, pois tá bem clean e isso para os nossos olhos é ótimo =D

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim,vejo pessoas que são de outro religião falando que não vão ler por isso, e acho que temos que ter a mente aberta sabe? Até porque é uma história com ensinamentos que valem para qualquer pessoa.
      Sim, foi ela que fez! Ah que bom que gostou! *-*

      Excluir
  9. Olá, Andressa.
    Não curto livros espíritas, não sei, não me identifico.
    Mas parece ser um livro muito bom já que você ficou com a vontade de quero mais.
    Achei a capa muito linda.

    http://lisos-somos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Andressa!
    Faz tanto tempo que não leio um livro espírita! Antigamente eu lia muito pois, como você disse, esses livros sempre trazem coisas boas e nos ajudam a nos sentirmos melhor. Vou anotar a dica desse livro, com certeza quero ler.

    B-jusss! ♥
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Dessa...
    Confesso que ler livros de espiritismo não é meu forte.
    Parece ser linda, mas apesar disso, não sei se leria.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi...
    Sabe que eu sou daquelas pessoas que não pode dizer que lê de tudo...
    Pois esse é um tipo de livro que eu não leio.
    No fundo, não tenho nada contra e tem uns (como esse) que parecem ter uma história linda, mas livros espíritas não são para mim, então esse eu passo...

    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você acha a história linda, mas acha que livros espíritas não são para você, acho que tem algo contra, sim. hahaha Mas tudo bem.
      Quem sabe um dia você não leia e goste?

      Excluir
  13. Nunca li livros espíritas pelo que me lembro, e esse não me chamou atenção... Acho que é porque não tenho muito interesse nesse assunto. Enfim..

    Beijos ;*
    Resenhista LivreandoFacebook | e | Proseando com uma BibliophileFacebook

    ResponderExcluir
  14. Olá, Dessa.
    Apesar de parecer um livro bonito, não costumo ler livros com fundo religioso, seja espírita ou qualquer outro. Então, acredito que dificilmente conseguiria me prender à leitura desse livro.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de fevereiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  15. Oi, Andressa.

    Eu tenho um receio de livros espíritas e até o momento não fiz a leitura de nenhum. Sempre tento ler de tudo, mas ainda não fiquei tentada a ler alguma obra desse gênero. Até ganhei um livro. Achei legal você falar que se sente bem lendo algum livro desse tipo, mas eu ainda passo esse tipo de leitura. Depois irei arriscar.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR // Participe: Sorteio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena. É uma leitura bem proveitosa, acho que as pessoas tinham que dar mais chances a coisas novas. :]

      Excluir
  16. Eu nunca cheguei a ler um livro espírita até o final, mas sempre tive muita curiosidade.
    Peguei alguns para dar uma folheada e fiquei interessado, mas como o livro não era meu acabei deixando de lado.
    Mas gostei sim deste livro

    ResponderExcluir
  17. Acho que o livro deveria ter algo mais trabalhado, me pareceu meio monótono.

    ResponderExcluir
  18. Oie, Dessa!
    Durante a leitura da sua resenha, me lembrei de uma novela "A Viagem" que também mostrava esse ponto de espíritos "vingativos". Achei sua resenha interessante, mais acho que não leria o livro, não curto esse lance de espíritos, rsrsrs

    Beijos

    http://paraisodasideas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá... Não gosto de livros relacionados ao espiritismo... Não é um livro que estará entre as minhas leituras... Mas sua resenha arrasou!!!

    ResponderExcluir