segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

[Resenha] Fundação

|
Autor: Isaac Asimov
Páginas: 239
Editora: Aleph
Série: Fundação, 1
O Império Galático possui 12 mil anos. E possui pujança, grandeza e estabilidade. Ao menos em sua fachada. Mas ele está em pleno declínio, lento e gradual. E, no final, culminará com uma regressão violenta da sociedade e a conseqüente destruição do conhecimento. Preocupados com isso, um grupo de cientistas traça um plano pela preservação do conhecimento adquirido. Vencedor do prêmio Hugo, como a melhor série de FC de todos os tempos, este é o livro inicial da Trilogia da Fundação


Acho que todos devem saber quem é Isaac Asimov, certo? Principalmente, os fãs de ficção científica, pois os livros do autor são quase que leitura obrigatória para quem curte o gênero. Eu li Eu, robô há muito tempo atrás, e achei genial, então fui pesquisar mais sobre Isaac e descobri que ele tem muitos livros lançados, dentre eles a famosa série Fundação, publicada na década de 50. Inicialmente era uma trilogia, porém, se transformou em sete livros. O enredo dessa obra fantástica e muito bem escrita se passa em um tempo futuro, onde a humanidade vive por toda galáxia. É a partir dessa premissa que o autor desenvolve uma história com elementos políticos, sociais, e até mesmo religiosos.

Hari Seldon, um psicológico, criou uma ciência que se baseia em calcular o futuro, mas apenas de um todo, não individualmente. Essa ciência, chamada psico-história, acaba revelando uma crise no Império Galáctico, que irá desestabilizar toda humanidade. Esse declaração acaba o colocando como traidor, mesmo que seja uma teoria, e assim é exilado no planeta Terminus. Para tentar diminuir o período da crise do Império, é criada a Fundação, uma organização cheia de ideais e objetivos.

Um grande psicólogo como Seldon podia desvendar as emoções e as reações humanas o suficiente para ser capaz de prever as linhas gerais do vasto panorama histórico do futuro.

Achei que o livro seria algo bem complexo, mas não é, a história é contada de forma simples e direta, talvez o que mais confunda o leitor é a quantidade de personagens e a mudança de tempo. Dividido em cinco capítulos, eles não seguem uma ordem cronológica certa. Há momentos que a narrativa já está contando algo dois anos depois, e em outros, trinta. No início não percebi essa mudança, pois não é algo explícito, o autor narra da forma que acha melhor para o decorrer da trama, e acho que foi isso que deixou a leitura dinâmica. Ao pular anos na narrativa, Isaac nos apresenta a evolução de ideais, da política e da religião, sem deixar muito detalhado e cansativo.

Fundação foi um livro ótimo de ler, porém, muito difícil de dar uma opinião. Apesar de não ser nada tão complexo, até a linguagem é bem tranquila de acompanhar, sinto que não captei todas as mensagens subentendidas na trama. Acho que seria necessário uma nova leitura para apreciar alguns detalhes. Porém, o que mais marcou na história é a relação religião x fé. O livro mostra indiretamente como a religião manipula, além de ser um grande pilar da sociedade para colocar ordem e exercer poder.

Trama incrível e bem narrada, Isaac encanta com sua inteligência em criar algo tão perto da realidade, mas ao mesmo tempo, com um toque de ficção. Estou ansiosa para continuar lendo a série, não imagino o que mais pode ter, que dure ainda seis livros, mas já estou empolgada para descobrir. Leitura recomendada!

31 comentários:

  1. Eu gostei muito e estou com saudade do Hari Seldon, rs.
    Aprendi a nunca me apegar a nenhum personagem depois de ler este livro, porque ele se vão sem se despedir.
    Eu adorei!!!

    Adorei também sua resenha ♥

    Bjksssssss

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pena que ele mal aparece, né? :/ chateada, rsrs
      Verdade, é uma passagem de tempo muito rápida, cruzes!

      Excluir
  2. Oi oi Dessa tudo bem?

    Muitos que começam a ler as obras desse autor dão inicio com o Eu, Robô.
    Eu já tinha ouvido falar deste livro. Mesmo não tendo a oportunidade de ler, para quem gosta do genero o coloca como o melhor livro Ficção Científica... Sinceramente? Eu quero ler esta série *-*


    Beijoos
    jeehsts.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia mesmo! Série inteligente e muitooo empolgante, eu adorei mesmo!

      Excluir
  3. Eu gostei bastante da temática do livro. Confesso que a primeira vista o livro não me atraiu tanto, mas o enredo em si me agradou bastante e eu fiquei muito curiosa em conhecer a história.

    laoliphant.com.br

    ResponderExcluir
  4. O que eu mais curto na literatura é sua diversidade.
    Esse não é um livro que eu leria, mas tenho certeza que apareceria lá no blog através de um dos meus colunistas (isso se o Ric já não tiver lido antes de escrever para o blog).
    Apesar de curtir livros em que são fáceis de ler mas que são muito mais por tras disso, dessa vez eu passo.

    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Também li "Eu, Robô", mas quando era mais nova. Não me lembro mais quase nada do livro, mas Isaac é um gênio da ficção e aposto que Fundação deve ser maravilhoso. Tenho muitos livros dele aqui na prateleira,Meu pai era muito fã dele e meus irmãos leem sempre, mas nunca tive vontade de mergulhar neles! =(
    Beijos

    http://lumartinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? E você não gostou de Eu, robô? :/
      Aproveita que tem os livros e leia mais alguns do autor, acho que você vai curtir!

      Excluir
  6. Eu não sou muito chegada em livros de ficção, prefiro os filmes hehe Mas gostei da história e achei bem interessante o fato de o autor escrever uma história de ficção, mas trazer a tona temas bem reais, como política e religião. Ótimo texto. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Filmes de ficção são muito <3 Mas como sempre acho que os livros são bem mais detalhados e melhores de entender a história, prefiro eles. rsrs

      Excluir
  7. Oi Andressa, tudo bem?
    Eu sei quem é o autor, mas não conheço o trabalho, na verdade não sou muito fã de ficção cientifica. Contudo, acredito que para quem curte o gênero este livro é uma ótima pedida, mesmo não sendo uma leitura tão fácil.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    http://amanda-almeida.com.br

    ResponderExcluir
  8. Amiga eu nunca ouvi falar desse livro, mas gostei do que você contou na história, embora não tenha me chamado muita atenção. Eu não conheço nenhum trabalho do autor, mas adoraria conhecer e começando pelo Eu, Robô, pois já vi muita gente comentando muito bem dessa obra dele. Espero ter a oportunidade =] Se cuida minha querida amiga e se cuida. Saudades de vc

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/02/reflexaocontos-17.html#comment-form

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você leia logo algo do autor, não sei se é muito teu tipo, mas quem sabe? rsrs
      Beijooos

      Excluir
  9. Dessa,
    eu não sou muito chegada em livros de ficção, mas já tinha ouvido falar do autor e do livro "Eu, Robô".
    Tenho muita vontade de ler essa obra especificamente.
    O autor parece ser ótimo.
    Gostei muito de como você apresentou a obra.

    http://lisos-somos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Dessa!
    Eu não conhecia o livro e nem o autor. E posso dizer que sua resenha deu um alerta bem grande de "NÃO LEIA" pelo menos para mim. A história parece ótima, mas acho que não é o livro pelo qual eu morreria de amores, e como você já disse que teria que ler uma segunda vez para compreender tudo o que a obra nos dá, eu teria que ler umas quatro haha!

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é um livro difícil de ler, e só faria uma segunda leitura, falo por mim só, para tentar pegar mais detalhes. Só uma leitura é suficiente, rsrs.

      Excluir
  11. AMO livros futuristas! Tive a mesma impressão que você, achei que fosse complexa ,a mas que bom que não é. Não conheço o autor, mas me deixou muito interessada!

    Beijos ;*
    Resenhista LivreandoFacebook | e | Proseando com uma BibliophileFacebook

    ResponderExcluir
  12. Olá, Dessa.
    Do autor eu li apenas "Eu, Robô", mas já estou com esse livro em casa e vou começar a ler na próxima semana.
    A premissa é incrível, os personagens parecem bem construídos e, como eu adoro ficção científica, acho que o livro tem tudo para me agradar.
    Estou louco para conhecer todos esses significados profundos, até mesmo os que você não desvendou.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de fevereiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia logo! Curiosa para ler sua resenha! :D
      Espero que faça uma boa leitura!

      Excluir
  13. Eu também adoro livros futuristas, Eu robô foi adaptado para o cinema. Não li o livro mas gostei muito livro. Se for o mesmo estilo de história imagino que seja bem interessante. Amo ficção científica.

    Obrigado pela a dica
    beijos
    Beto
    blogcoisastriviais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, Andressa.

    Como não sou grande fã de Ficção científica eu não conheço o autor e te conta, não tenho muito interesse em conhecer nesse momento. Quem sabe mais pra frente não me arrisque nesse gênero.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR // Participe: Sorteio

    ResponderExcluir
  15. Oi Dessa...
    Ainda não conhecia o livro. Ele parece interessante, pelo que voce falou.
    Só não sei leria por agora.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Dessa,
    Tbm comecei a ler a saga esse ano e estou adorando.
    O Hari Seldon é um personagem fantástico, e achei uma pena que a participação dele ficasse mais restrita ao início.
    Achei fantástica a ideia de pular grandes períodos de tempo que sao desnecessários para a evolução da obra.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ele aparece tão pouco, e me pareceu um personagem tão peculiar, fiquei curiosa para ler mais sobre ele.

      Excluir
  17. Oie,
    já conheço o autor, mas confesso que este livro não me chamou atenção, mas acho que meu marido iria gostar

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  18. um livro que eu quero muito ler, apesar de nunca ter lido nenhuma obra do Asimov
    Tenho muito respeito por esse autor.
    Apesar de não ter lido, vi muito, “O homem bicentenário” na escola, e mesmo muitos nerds odiando o filme, eu até gosto, mas sei que não faz jus ao trabalho do cara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi o filme quando pequena e adorei, espero poder ler a obra, que com certeza deve ser melhor. rs

      Excluir
  19. Em um certo momento aquela parte de guerra galática e etc me lembrou O mochileiro das galáxias rs Acho que a capa poderia ser mais trabalhada pra se tornar mais atraente para o leitor ;)

    ResponderExcluir
  20. Oie Dessa
    Não curto ler esse gênero, prefiro assistir aos filmes.
    Parabéns pela sua resenha, achei interessante a questão da religião, hoje em dia não é assim, mais no passado a religião também exercia certo poder na politica.

    Beijos

    http://paraisodasideas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro não se passa no passado, e sim anos no futuro, porém, acredito que o autor pegou muito da época que vivia para se basear nessa questão religião e política mesmo.

      Excluir
  21. Oi... Confesso que nunca havia ouvido falar desse livro... Não será das minhas prioridades, mas talvez o leia daqui há algum tempo... Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir