sábado, 28 de junho de 2014

[Resenha] Ghost Rider: A estrada da cura

|
Autor: Neil Peart
Após a morte da única filha, Selena, e da esposa, Jackie, o músico Neil Peart se transformou em um fantasma – um homem sem motivação, esperança ou fé. Sozinho em casa, convivendo com as lembranças, ele decide pegar a estrada com sua moto, uma BMW R1100GS, para rodar por 90 mil quilômetros, sem destino, em busca de um motivo para preencher o vazio que sente. Esta é a história real de um homem que partiu carregando a morte e o luto, mas transformou sua jornada em uma poderosa narrativa sobre a solidão, o amor e, acima de tudo, a paixão pela vida, mesmo quando tudo ao nosso redor nos leva a desistir dela.




Fiquei um mês lendo esse livro pelo simples fato de a narrativa ser muito cansativa. Acho que ser uma história real ajudou para deixar tudo mais lento ainda... Eu adoro histórias reais, até tinha ficado bem curiosa quanto ao livro quando soube que era do baterista do Rush, o Neil, não conheço a banda, mas fiquei interessada mesmo assim. A decepção foi grande quando me vi lendo algo tão detalhado que acabou atrasando a leitura. 

Mas agora a vida - que antes eu idealizava como uma divindade generosa que me oferecia aventuras e prazer - tinha traído a minha confiança de um jeito cruel.

Neil perdeu a esposa e filha, e sua única vontade é fugir de tudo que o faça lembrar, ele precisa de algo que o deixe com os pensamentos tão ocupados que não tenha espaço para mais nada. É então que decide pegar sua moto e viajar por aí. A história de Neil é linda, mas as partes em que ele narra a trajetória na estrada e lugares deixam a narrativa cansativa. Ele insere partes de seu diário e cartas para amigos, eu achei muito bacana, além de narrar sua vida na estrada, temos um contato direto com seus sentimentos.

Apesar de ter levado um mês para terminar Ghost Rider: A estrada da cura me vi envolvida em uma história incrível e comovente de superação, Neil detalha seu sofrimento e até mesmo suas lágrimas sem vergonha nenhuma. É difícil perder as pessoas que você ama, ainda mais quando são as principais da sua família: esposa e filha. É triste ver o quanto ele fica sem chão, e embarca em uma viagem solitária, mesmo que seja para se "curar". Gostava quando ele visitava amigos pelo caminho e conseguia sorrir em alguns momentos. 

Peguei minha câmera e tirei uma foto da parte de trás da moto, de um jeito que ela parecia andar sozinha pela estrada: ghost rider, o motociclista fantasma. 

Depois de ler o livro entendi o motivo da capa, e achei muito legal, seria melhor ainda se o autor tivesse colocado mais fotos da sua viagem na estrada da cura. Um livro intenso, que precisa ser lido calmamente. Se você quiser terminar em uma semana, vai acabar desistindo, então é bom fazer que nem eu e ler algumas páginas todo dia. É uma boa forma de absorver a história também. 

22 comentários:

  1. Nossa,que história triste e trágica a do Neil !
    Sou muito covarde em ler temas que abordam algo tão triste. Principalmente quando se trata de uma história real.
    Sinceramente não sei se leria o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito triste mesmo, mas é bacana acompanhar o trajeto que ele faz para tentar se recuperar.

      Excluir
  2. Caramba, parece um bom livro. Mas confesso que essa capa me desanima um pouco. Mas achei legal o que o livro aborda;
    Até mais http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei legal a capa, pois é uma das fotos que ele tirou da moto como se fosse um ghost rider. :D

      Excluir
  3. Sempre tive muita curiosidade a respeito dessa leitura, a história parece ser bem interessante mas todas as resenhas que li reclamaram desse mesmo ponto, o livro é lento e a leitura é cansativa. Mas ainda sim tenho muita vontade de ler. Gostei muito da sua resenha, bem sincera.

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, não curto livros arrastados, mas como li aos poucos, fui levando. rs

      Excluir
  4. Que linda história flor, achei muito comovente e desafiante, não deve ser fácil passar por uma história dessas, mas com certeza aprendemos muito com cada palavra! Só não gostei muito da capa!

    ResponderExcluir
  5. Apesar de não ser um livro que me chame a atenção,
    achei a estória interessante.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu realmente não vejo nenhum fato atrativo nesse livro D:
    XOXO
    onthislastday.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu realmente não vejo nenhum fato atrativo nesse livro D:
    XOXO
    onthislastday.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Achei bem valido a leitura viu Dessa, apesar de ser uma narrativa lenta acredito que passe uma mensagem boa, ainda mais para queles que já perderam alguém por aqui.

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  9. Entendo bem essas histórias bonitas, mas que não foram bem trabalhadas em relação a escrita e ao desenvolvimento. Também sou fã de biografias, mas essa não me chamou atenção pelos pontos negativos que você ressaltou. :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, podia ter tido mais informações importantes, achei que o autor se apegou a detalhes muito desnecessários.

      Excluir
  10. Oi Dessa..
    Este livro me interessou, apesar de parecer, como você falou, que a narrativa é arrastada.
    Gosto de histórias reais.
    Vou anotar o livro, quem sabe um dia eu leio.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia mesmo, mesmo sendo arrastada a leitura é um história linda.

      Excluir
  11. Oiee ^^
    Eu também arrastei bastante essa leitura, e confesso que não via a hora de terminá-lo logo para começar a ler outro livro. Mas, como você disse, a história é muito comovente.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu li ele e outro junto. hahaha
      Senão não rolava... D:

      Excluir
  12. Já li algumas resenhas sobre esse livro e nada nele chamou minha atenção. Parece ser uma leitura arrastada que acaba deixando a gente entediada. É um livro que não pretendo ler.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É arrastado mesmo, mas por incrível que pareça não chega a entediar,rsrs.

      Excluir
  13. Não tenho interesses em ler o livro, até gosto de histórias reais, mas se a narrativa é muito lenta, pra mim nem dá. ..

    ResponderExcluir