quarta-feira, 4 de junho de 2014

[Resenha] Ab Origine

|

Autor: André de Pierre 
Valter Abdias Albuquerque, um importante oficial do exercito brasileiro, é encontrado morto em circunstâncias misteriosas. Davi, filho distante e rebelde de Valter, inconformado com a morte repentina de seu pai, parte para uma jornada em busca de respostas. Com o tempo, ele vai descobrindo que a realidade é muito mais terrível do imaginava. Seu pai guardava segredos que poderiam mudar o rumo da história da humanidade. Davi estaria preparado para receber tal conhecimento? Em uma época distante, Allpamanta e Killa, dois jovens apaixonados, vivem o drama de terem sua fé abalada nos deuses, Criadores da Humanidade. Samyaza, líder dos Expulsos do céu, aproveita-se deste momento de fraqueza para tentar manter o seu legado. Seria possível contrariar as ordens dos Criadores? Ab Origine, duas histórias dentro de um único livro, onde o fim é sempre o começo. O passado está ligado ao presente, e a origem da humanidade é o grande mistério. Páginas que nos levam à reflexão sobre para onde vamos e de onde viemos. O autor André de Pierre baseou seu livro em achados arqueológicos e antigas escrituras de diversos povos, e qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência.

Ab Origine é o tipo de ficção científica recomendada para quem realmente curte o gênero, pois ela retrata diversas teorias e mitos, como o próprio autor salienta no início do livro, e tem até mesmo toques da Bíblia, Alcorão, Livro de Enoque, entre outros. Dá para perceber que o autor realmente pesquisou sobre o assunto e isso foi um dos motivos que mais me maravilharam ao ler a obra. É uma trama bastante complexa, e pelo título mesmo achei que tinha algo a ver com extraterrestres e tal... E até tem, mas não da forma que estamos acostumados, aqui é abordado em outro sentido.

Os capítulos dos livros são alternados entre duas histórias: A atualidade, onde conhecemos Valter, um militar que é achado morto, supostamente considerado suicídio, mas Davi seu filho desconfia que não. Acompanhamos o decorrer de uma investigação para descobrir se foi assassinato e Davi descobrindo sobre assuntos importantes que seu pai pesquisava. E a outra narrativa nos apresenta milhares de anos atrás, Allpamanta e Killa, dois jovens que precisam descobrir em quem acreditar, colocando suas crenças na balança, pois se sentem abandonados pelos criadores, e ao mesmo tempo são "acolhidos" pelos Expulsos. É uma luta do bem contra o mal, praticamente.

"Aquele que odeia, dissimula com seus lábios, mas no seu íntimo encobre o engano." Provérbio 26:24

A narrativa é muito fluída, os capítulos são curtos, o que torna a leitura rápida. O único porém é que por o livro ser pequeno e haver uma alternância de tramas, senti elas meio incompletas. Acho que seria necessário mais páginas, para não parecer algo tão corrido, pois realmente a história é boa, mas depois que terminei o livro percebi que ficou tudo um pouco superficial. O autor poderia ter aprofundado mais nas duas tramas, nem me importaria se o livro tivesse o dobro de páginas para isso, pois realmente gostei dele.

O final não me satisfez por completo, acho que porque teve um 'quê' de continuação. Ficou bem em aberto, e adoraria se tivesse mesmo. No inicio de cada capítulo há trechos dos livros que citei, é muito interessante. Vale a pena ler, apesar de citar pontos que me desagradaram, me envolvi bastante com a trama!

38 comentários:

  1. Realmente me parece um livro que talvez satisfaria alguém que curte ficção científica. Agora pra mim,que amo um romance, acho que não me identificaria rsrsrs
    Beijos !

    http://vivasincera.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei, não tenho costume de ler ficção científica, mas quando leio é pq gosto mesmo.
    Gostei dessa ideia de abordar o tema "extraterrestre" de uma maneira não comum como estamos acostumados, esse é um motivo q faz as ficções c esse tema me cansarem, sempre a mesma ladainha...
    Gostei muito :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa,

      Estudei anos o assunto e a abordagem é bem diferente da normal.

      abraços,

      André de Pierre

      Excluir
    2. Sim, achei muito interessante como o autor desenvolveu isso. Curti bastante a trama.

      Excluir
  3. Uau que livro show, historias em dois tempos, com assuntos que eu adoro. Adoro tudo que sai do normal, tipo ETs, Lobisomens, vampiros, zumbis, rsss. Pela sua resenha, vou curtir muito. Foram os Ets que mataram Valter ? Se sim, final bem previsível, rsss.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Katiaelipe,

      O meu livro é anormal rss. Foi extramente difícil escrever em dois tempos diferentes, também é baseado em antigas escrituras e muitos relatos que recebi durante minhas pesquisas.

      meu site: www.andredepierre.com.br

      abraços,

      André de Pierre

      Excluir
    2. Ah, só lendo para você descobrir... ;) hahaha

      Excluir
  4. Não conhecia o livro, confesso que não me interessei muito porquê não faz meu tipo de livro. É ruim quando o final vem em aberto assim, a gente fica um pouco decepcionado e feliz ao mesmo tempo, né?

    http://alguns-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wandressa,

      O final fica em aberto. É proposital. Estou terminando o segundo livro, que será muito mais detalhado.

      abraços,

      André de Pierre

      Excluir
    2. Que bom saber da continuação, André! :D

      Excluir
  5. Oie,
    nossa não conhecia o livro, mas confesso que não faz meu estilo de leitura e não me arriscaria no momento.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  6. É um sci-fi?? Será que foi isso que entendi??

    Menina, gosto muito do gênero, e não conhecia este. Coloquei agora mesmo na lista de desejados. Adorei a resenha. E pelo que vi você gostou!!!
    Que bom!!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alessandra,

      O livro é uma ficção científica com um Q de arqueologia também.
      Meu site para você acompanhar: www.andredepierre.com.br .

      abraços,

      Excluir
    2. Gostei mesmo! Quando ler me diz o que achou. *-*

      Excluir
  7. A principio o enredo parece interessante, mas tem esta questão que você falou. Acho que este é o mal da maioria dos livros muito pequenos. Sempre falta alguma coisa. Já um li um livro parecido.
    Este eu ainda não conhecia.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Letícia,

      O livro é pequeno. A explicação virá no segundo.

      abraços,

      André de Pierre

      Excluir
    2. Mas é algo que não impede de curtir a trama em si, Leticia. Não dá para deixar de ler um livro por causa disso. E ainda mais sabendo agora que vai ter continuação! \o

      Excluir
  8. Adoro ficção científica e fiquei curiosa para saber como a autor abordou o tema "Extraterrestres" de uma maneira inovadora. Adorei saber que ele cita livros sagrados em sua trama, sempre adoro quando um livro mistura religião X ciência.
    É bom saber que a leitura é fluída, mas é uma pena que você tenha achado um pouco superficial. Mas, ainda assim, fico curiosa para ler o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rita,

      O livro é baseado em relatos que recebi durante minha pesquisa e principalmente nas antigas escrituras de diversos povos. O primeiro livro se passa em 24 horas. é uma correria só! O segundo livro será mais detalhado.

      abraços,

      André de Pierre

      Excluir
  9. Nossa o livro parece bem interessante,
    apesar de não ser muito fã do gênero a premissa me atraiu um pouco,
    não ponto de querer lê-lo, mas sem dúvida gostaria de saber um pouco mai a
    respeito.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Delmara,

      Estou à dispoisção. Site: www.andredepierre.com.br e andredepierre@gmail.com .

      abraços,

      André de Pierre

      Excluir
  10. Nunca curti muito livros de ficção científica.Mas acho que quem curte o gênero vale a pena conferir!

    ResponderExcluir
  11. Olá, Dessa
    Achei interessante esse livro. Gosto de ficção científica e esta parece ser muito boa, pois gostei muito da premissa. Apesar dos pontos negativos que você citou, vale a pena ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monica,

      Ficção científica com boas doses de estudos históricos baseados em achados arqueológicos e antigas escrituras.

      abraços,

      André de Pierre

      Excluir
  12. Caros leitores,

    Agradeço todos os comentário.

    Dessa, muito grato pela excelente e imparcial resenha.

    O livro terá continuação a qual escrevo no momento. Será muito mais detalhado. Infelizmente a primeira edição está esgotada até nas livrarias. Estou negociando a segunda edição.

    abraços a todos os leitores,

    André de Pierre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, André!
      E muito boa a notícia do segundo livro, estou ansiosa para ler!
      Abçs

      Excluir
  13. Gosto de livros que nos oferecem mais de que uma leitura. Esse livro, como você disse, menciona Alcorão, Bíblia, e isso realmente é um tipo de leitura que eu me agrado. Gostei da dica.
    cronicasdeumlunatico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Parece ser um livro bacana, pela forma diferente com que o autor parece conduzir a trama,
    Anotado para as próximas aquisições
    Parabéns pro autor do livro.
    Abraço.

    chacomresenha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Tenho muita curiosidade com livros de Ficção científica, mas acabo imaginando que vou detestar pela quantidade de teorias que eles colocam, para mim ficção á aa cara do Isaac Asimov que eu amooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  16. Amo ficção científica e esse livro me chamou a atenção, mesmo com esses pontos desagradáveis, já coloquei ele na minha lista de futuras leituras, espero que tenha 2ª edição ¬¬', pois realmente fiquei curiosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você não desistiu de ler apesar dos pontos que citei! *-*
      Acho que você tem que ter sua própria opinião, vai que você não ache a mesma coisa?

      Excluir
  17. Não gosto de ficção científica, e embora eu tenha lido o livro que fazia várias referências à Bíblia e ao Livro de Enoque, sei que esse gênero não me agrada muito. Não gosto dessas narrativas corridas e que acabam deixando por desejar. Então deixarei esse livro passar.

    ResponderExcluir
  18. Aii eu preciso desse livro, adoro ficção científica *--*
    A capa tbm está linda, eu adorei esse enredo.
    ^-^

    ResponderExcluir
  19. Adoro ficção científica e ainda não conhecia esse. Achei o enredo bem interessante e fiquei muito curiosa em saber de que maneira os extraterrestres forma abordados. Achei a capa muito bonita também!
    Vai pra minha lista de desejados.

    Beijos!!

    ResponderExcluir