quarta-feira, 5 de março de 2014

[Resenha] Sacramento

|
Autor: Felipe Cangussu
Não leia este livro se não estiver disposto a passar a madrugada imerso no rio de suas palavras. Deixe-o para quem deseja se entregar à sua trama como um apaixonado, à fluidez dessa obra envolvente e um tanto, original. Leitor, deixe-me apresentar: Essa é a história de William, o amigo que todo suicida precisa. De Anderson, o psicopata do bem. Marina, a mulher que amou demais. E Johnny Sacramento, o homem que (quase) morreu três vezes.








Já comentei aqui que nunca leio a sinopse duas vezes, ou nenhuma dependendo da capa (sim, sou dessas. u_u), com Sacramento foi assim, só li antes de fechar a parceria e até o momento de pegar o livro já nem lembrava mais do que se tratava. Adoro começar a leitura às cegas, sem saber qual o enredo, e me surpreender. E com absoluta certeza esse me SURPREENDEU, e muito. A história começa de uma forma tão normal, apresentando os personagens, rotinas, e quando vi, tomou um rumo totalmente diferente e louco que precisei até dar um tempo na leitura. O livro me pegou totalmente de surpresa, mas não apenas por ter uma reviravolta absurda na trama, também por ter personagens marcantes e até perigosos.

Conhecemos os amigos: Anderson que perdeu o pai quando jovem e desde então sempre se mete em problemas, adora brigar e faz coisas tão perigosas pelas ruas que nem seus amigos acreditariam; Will, primo de Anderson, que depois de perder os pais foi acolhido pela família do primo; E Johnny, que quando era adolescente foi salvo por Anderson de apanhar da turma de outro colégio e acabou se aproximando dos dois primos. Um trio inseparável mesmo depois do colégio, até que certo dia Johnny avisa que passou em um concurso e vai morar em Brasília. Anderson com seu gênio forte não aceita o que o amigo está fazendo, mas ele está decidido e vai embora. Anos passam, e cada vez mais Johnny se distancia deles. Até que recebe uma mensagem bizarra e que muda o rumo da vida de todos ao seu redor.

Querido Johnny, o seu tempo de vida expirou, queira entregar o corpo de aluguel para um dos nossos ceifadores. Você poderá fazer essa devolução através de um suicídio comum. Nós disponibilizamos o "Botão". É muito simples, barato, e nenhum cliente voltou até hoje para reclamar. Você adquire uma nove milímetros, coloca o cano na boca e aperta o botão que fica sobre o gatilho. Informamos que a não devolução do produto acarretará juros posteriores.
Remetente: Dona Morte.

Essa é a tal mensagem recebida, a partir daí as coisas começam a ficar totalmente loucas e Johnny precisa achar um jeito de se livrar da Morte, ele conseguiu uma vez, será que consegue de novo? Tem um problema apenas, enquanto ele não morrer ela irá cobrar os "juros", ou seja, as pessoas que ele ama vão morrer em seu lugar.

O livro tem uma pegada meio "zumbi", a Morte manda um ceifador para ir atrás de Johnny e ele transforma pessoas em mortos-vivos para ajudá-lo, mas que não são nem um pouco parecidos com os que a gente está acostumado, esses são inteligentes e rápidos, quase uns demônios. Adorei essa parte, o livro no início já estava bom contando a história de vida de cada um dos personagens, quando a coisa puxou para o sobrenatural então, ficou maravilhoso. A narrativa é viciante, não dá vontade de largar o livro até chegar a última página. A trama é de dar medo, o autor não poupou detalhes em algumas mortes, e quando a caçada começa, o terror aumenta. Ninguém está a salvo dos "cães de caça" como chamam os enviados para matar Johnny.

Os três amigos não poderiam ser mais diferentes um do outro, cada um com sua personalidade marcante, e que faz o leitor pensar: "como essas três pessoas são amigos?", mas vimos que apesar disso, a amizade é verdadeira e como Anderson sempre diz, "ninguém mexe com a família".

O que eu gostei e confundiu um pouco foi a narrativa com partes do passado dos nossos personagens e partes do presente, algumas vezes me perdia e precisava iniciar o parágrafo para me dar conta que era o passado que o autor estava contando. Nada desagradável, pois depois fui lendo com calma e conseguia identificar isso. Adoro livros narrados assim e em Sacramento foi totalmente necessário, pois precisávamos saber como iniciou essa amizade e os erros que Anderson cometeu.

Um livro com um leve humor e elementos de terror e suspense, nem preciso dizer que recomendo, certo? Leiam, mas só se não tiverem coração fraco, muahaha.

39 comentários:

  1. Oi Dessa,
    não conhecia o livro, mas confesso que não parece ser meu tipo de leitura.
    Essa vou deixar passar.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu até gostei da resenha, da capa do livro...
    Pela sinopse eu não leria.
    Gosto de terror e suspense... acho que o humor deixa mais leve apesar do autor e vc afirmarem que precisamos de coração forte... hehehehe...
    Pretendo ler um dia :)

    ResponderExcluir
  3. Oie :)
    Adorei a resenha ♥
    Mas não é o tipo de livro que eu gosto de ler :/
    Ainda mais pelo fato de ter o coração fraco kkkkkkkkk
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu exagerei. hahaha Dá para ler sem medo, viu? :P

      Excluir
  4. Oiie Dessa!
    Noossa a capa desse livro é bem bacana e a sinopse é bem misteriosa, mas apesar de tudo isso não arrisco a lê-lo pois não curto o gênero. Mas que bom que a escrita do autor é muito boa!!! Aaah eu já gosto de ler a sinopse antes de começar o livro, pra ter noção da história. hehehe

    Beijos!



    Meu Diário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que pena. O livro é muito bom viu, mesmo não curtindo muito o gênero você devia dar uma chance!

      Excluir
  5. Oi Dessa, tudo bem?
    Nossa, que livro louco! No bom sentido claro! Fiquei curiosa, e como eu tenho uma queda por coisas sobrenaturais e com zumbis, fiquei muito interessada.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  6. que livro confuso oO
    www.crisedosvintepoucos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá dessa!! Tudo bem??
    Impossível não ficar super animada com esta tua resenha!! Amo livros deste gênero e nada melhor que ler um
    livro e ter uma ótima surpresa em relação a sua historia, já adicionei a minha lista de desejados!
    Beijos!! E parabéns pela resenha!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você ficou interessada nele! *-*
      O livro é ótimo e super rápido de ler.

      Excluir
  8. Nossa, este livro deve ser muito bom! Fiquei curiosa com o que vai acontecer com o Johnny, e fiquei imaginando como seriam estes "ajudantes" da morte rsrs. ótima resenha, espero ter a oportunidade de ler este livro!
    PS: esta capa é tão... wont!

    Beijos, Ana
    http://apenaseueasmemorias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Meu Deus! Amei sua resena! Acho que não sei explicar os livros que leio tão bem... Gostei muito da capa e do título, e o enredo com certeza me deixou curiosa! Suspense é um gênero incrível!

    Beijos
    http://palavrasdeumeumesmo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Nossa esse livro parece ser muito bom mesmo, no começo não me pareceu ser grande coisas, mas pela resenha fiquei bem curiosa para conhecer cada personagem dessa trama, parecem ser todos bem marcantes, eu adoraria poder conhecer essa historia.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro tem uma narrativa muito maravilhosa, sério. E se desenrola de um jeito que você nem espera. rs

      Excluir
  11. Oie... o/
    Não conhecia o livro, e o que em chamou bastante atenção logo de início foi o nome... bem interessante!
    Tbm fico meio confusa quando os livros tem suas partes de passado e do nada voltam pro presente e cm vc volto e tenho que ler de novo kkkk mas de boa =D
    Adoreia resenha, já está na minha listinha!
    Obrigada pela visita lá no blog !!! \o/
    Tem resenha nova, se vc puder ir e
    deixar um comentário me deixaria muito feliz =D
    Bjão
    -Rê
    -Fallen In Me

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poisé, é ruim quando não sabemos que o autor está falando do passado. rsrs

      Excluir
  12. Oi Dessa, sou exatamente como você, gosto de ler os livros na surpresa. O legal é que a minha memória é seletiva. Leio uma resenha, gosto, compro o livro e quando ele chega já nem lembro sobre o que se trata nem porque eu comprei. Só lembro que gostei da resenha. Isso é muito bom.. hehe Não conhecia Sacramento. Adorei a dica. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, é muito bom mesmo! Adoro me surpreender, e com esse livro foi realmente isso. rs

      Excluir
  13. concordo com voce... amo ler livros sem saber nada sobre... pegar e ir descobrindo ate os nomes dos personagens!! eu estava ate gostando desse livro, falando sobre a amizade dos personagens e tal... mas o homem transforma outros em zumbi?? O.o acho q n faz meu tipo kkk achei meio confuso, sei la

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que não é confuso, é muito legal, sério! rsrs

      Excluir
  14. Oie Dessa
    também adoro pegar livros no escuro total, e me surpreender com o enredo. Falou em zumbis o interesse já aumentou aqui, mesmo que seja apenas uma pequena pegada nesse estilo.
    Bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. realmente não é algo com que as pessoas estão acostumada a zumbi, é bem leve. rs

      Excluir
  15. Oie! Não conhecia o autor nem o livro! Adorei a dica! Vou procurar o livro para ler!
    Bjs, comenta por favor nessa resenha ajudaria muito: http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/03/a-aposta-o-jogo-de-seducao-esta-prestes.html

    ResponderExcluir
  16. Ainda não conhecia o autor mas achei o enredo do livro bem interessante! Também gosto de começar uma leitura ás cegas, é sempre bom irmos nos surpreendendo ao longo do livro mesmo...adoro livros com suspense e fiquei curiosa com este! :)
    beijos

    ResponderExcluir
  17. Wow! Depois da sua resenha, essa foi a palavra que me veio em mente. Adoro livros do gênero e me surpreendi por ainda não conhecer "Sacramento". É claro que já entrou na minha lista de prioridades. Tô precisando mesmo de um mistério, suspense e terror com uma pitada de humor. Coração forte é o que eu bem tenho (mentira, sou manteiga derretida haha).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, tem tudo que você gosta então. Depois que ler me diga o que achou! *-*

      Excluir
  18. Esse livro deve ser perfeito *-* Já fiquei com vontade de correr pra livraria mais próxima e comprá-lo! ;3
    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  19. Nossa , Que capa prft , Meus deus , tenho que comprar esse livro , ele parece ser otimo , e amo misterios , claro qe entrou pra lista dos desejados !!
    bj

    ResponderExcluir
  20. Olá Dessa!
    Temos uma maneira parecida de ler, só leio a sinopse na hora que vou postar a resenha...hehehehehehe
    Adoro ser surpreendida pelo enredo do livro.
    Nossa o livro parecer ter uma adrenalina maravilhosa. Como assim a morte manda um bilhete para ele? Achei a ideia sensacional! Adorei!
    Ótima resenha!
    Beijos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  21. Amei a sinopse. Me cativou de tal forma que deu vontade de sair correndo e entrar na primeira livraria à minha frente para compra-lo. Tenho medo de livros assim, pois me decepciono facilmente. Mas com certeza lerei.

    ResponderExcluir
  22. Adorei a mensagem que Johnny recebeu da "dona morte" hahahahahha
    adoro livros que trazem uma reviravolta no final, adoro sobrenatural, adoro zumbis, enfim, esses livros me deixa doido(no bom sentido) hhahaahahah

    ResponderExcluir
  23. Não conhecia esse livro e fiquei bem curiosa com relação a estória..já quero ^^

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir