terça-feira, 2 de julho de 2013

[Resenha] A espada na pedra

|

Autor: T. H. White
Nesta obra, T. H. White apresenta a educação do menino Wart, que, ainda bebê, é entregue a Sir Ector, que será seu tutor e o criará como um filho. Wart será guiado e ensinado pelo famoso mago Merlin, um dos personagens mais importantes e encantadores da obra, que o colocará em várias aventuras, transformando-o em animais e fazendo-o encontrar famosos personagens, como Robin Wood, o fora da lei, com quem enfrentará a Rainha Morgana. Porém, todos os ensinamentos proporcionados por essas aventuras somente farão sentido para Wart com a morte de um importante Rei, momento em que nascerá o famoso Rei Arthur.





A espada na pedra é o primeiro volume da série O único e eterno rei e conta a história do famoso Rei Arthur quando ainda era criança. Preciso confessar que nunca tinha lido nada sobre ele até agora. Estava há tempos querendo ler essa série e adorei quando soube que a Hamelin ia publicar novamente. Apesar de apreciar muito a história, achei a narrativa do autor cansativa, não sei explicar exatamente o porque, mas acho que às vezes tinham muitos detalhes desnecessários, o que dificultava a leitura de engrenar. Tinham momentos que não conseguia parar de ler e em outros não dava nem três páginas lidas e já fechava o livro. 

A história começa nos mostrando duas crianças: Wart (apelido de Arthur), que foi "adotado" por Sir Ector como filho e Kay, que é seu filho legítimo. Os dois estão sempre aprontando e atrás de alguma aventura, até que certo dia resolvem levar o falcão Cully para caçar, porém o humor do animal não é dos melhores e ele acaba não querendo voltar. Kay acaba desistindo de pegá-lo de volta, mas Wart permanece na floresta, bolando algum plano de capturá-lo. Nesse meio tempo encontra o Rei Pellinore, um rei bem maluco que está sempre caçando a Besta Gemente. Em um momento encontra também uma cabana, lá mora um mago que tem uma coruja falante e outras coisas bem estranhas. Claro que esse mago é... MERLIN! Após conversarem, Merlin decide virar tutor dos dois garotos. A educação de Wart porém, tem algo a mais, pois Merlin o transforma em vários animais, para assim aprender seu modo de vida.

- Você quer dizer uma Busca de um tutor - comentou Sir Ector.
- Isso.
- Hic, Haec, Hoc - disse Sir Ector. - Tome mais desta bebida, seja qual for o nome que ela tenha.
- Hunc - disse Sir Grummore.

Esse primeiro livro conta basicamente só as transformações de Wart. Ele está sendo preparado para algo grandioso que Merlin apesar de saber do futuro, não conta. Conhecemos outros nomes bem conhecidos também, como Robin Hood (que na verdade é Wood). 
O jeito que o autor nos apresenta a história do Rei Arthur com diálogos malucos é muito engraçada, os personagens são cativantes e não poderia deixar de ter meu favorito: Merlin. <3 Atrapalhado e engraçado, não tem como não se encantar com ele.

Merlin tinha uma barba comprida e branca e bigodes compridos e brancos que desciam de ambos os lados. Uma inspeção acurada mostrava que estava longe de limpo. Não que tivesse unhas sujas, ou coisas assim, mas algum grande pássaro parecia ter feito o ninho em seus cabelos. Wart conhecia bem os ninhos de gavião e de açor, o conglomerado desconjuntado de gravetos e coisas avulsas tomados de esquilos e gralhas, e sabia como os galhos e raízes ficavam salpicados de dejetos brancos, ossos velhos, folhas enlameadas e restos.

E apesar de reclamar da narrativa, gostei bastante do livro e ACHO que o próximo será bem melhor. Aguardando ansiosa o lançamento de A rainha do ar e das sombras.
Não posso deixar passar a diagramação do livro, está perfeita. Tem algumas páginas ilustradas e tudo, editora caprichou. *-*


Site da série.

12 comentários:

  1. Acho muito interessante livros e filmes que envolvem a história de Rei Arthur, não conhecia essa série, pela sua resenha fiquei bem curiosa.
    Adoro quando a editora capricha no trabalho de um livro, dá até gosto de ler, amei a diagramação pela foto!

    Muito obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, a editora caprichou muito mesmo.
      Leia o livro, acho que irá gostar.
      beijos

      Excluir
  2. Acabei de ver Avalon High, passou na sessão da tarde. E por isso, me deu uma vontade enorme de ler algumas coisas sobre Rei Arthur. Eu também nunca li nada dele. Eu fiquei bem decepcionada com o filme, mas a história de Arthur é tão fascinante, que qualquer coisa que o envolva é interessante. Ótima resenha Dessa!
    Beijinhos
    Segredo de um Mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, e eu fiquei mais curiosa para ler outros livros com esse tema. haha
      beijos

      Excluir
  3. Apesar de me decepcionar com Brumas, o que me fez não querer ler mais nada paralelo a história do Rei Arthur, esse parece mais interessante.
    Tomara que os próximos sejam bons *O*

    ResponderExcluir
  4. Nossa a diagramação é linda mesmo hein? Não ouvi falar muito do livro, mas amo as historias do rei Arthur. Fiquei com o pe atras por conta do que voce falou da narrativa. Acho que é o ponto mais importante, e pode acabar com uma historia se voce cismar com ela.

    Beijokas
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, mas apesar da narrativa, acho que vale a pena ler. E vai que você acabe gostando? rs
      beijos

      Excluir
  5. Me lembra demais As Brumas de Avalon, e é só esse meu interesse pelos livros. Sou parceira da editora mas não recebi, você que requisitou?


    Beijos ♥
    http://clicandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu já li esse livro,e diagramação é perfeita!!
    eu adorei mesmo, estou louca pelo proximo volume!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou ansiosa para o próximo. As capas são lindas! *-*
      beijos

      Excluir