quarta-feira, 18 de abril de 2018

[Resenha] Tormenta de fogo

|
Autor: Brandon Sanderson
Páginas: 376
Editora: Aleph
Série: Os executores, 2
Ao enfrentar o maior supervilão que já existiu, David ficou famoso. Mas sua tão sonhada vingança foi só o passo inicial de uma jornada bem mais difícil, e agora ele vai acompanhar os Executores em uma missão misteriosa à cidade de Babilar, governada por uma Épica bondosa, mas com segundas intenções. Enquanto ajuda sua equipe a desvendar os planos dessa mulher, David enfrenta suas próprias dúvidas. Desde os acontecimentos na luta contra Coração de Aço, seu ódio cego aos Épicos foi abalado, e o garoto se pergunta: será que não é possível haver, entre os super-humanos, algum herói?




1. Coração de aço

Tormenta de fogo, de Brandon Sanderson, é o segundo volume da trilogia Os executores. A Aleph foi muito linda e não demorou quase nada para lançar a continuação de Coração de aço. ♥ E essa obra consegue ser ainda melhor que o primeiro livro, com ação e reviravoltas na medida certa, o autor fez com que o enredo desse um destaque muito grande entre a linha que separa o bem e o mal. Será que matar Épicos, que são considerados vilões, os faz melhor do que eles? Nesse livro essa linha é bem tênue, e percebemos que o protagonista, David, tem uma briga interna consigo mesmo à respeito disso. Em Coração de aço ele faz algo que era sua meta de vida, porém, ele já não sabe se ficou satisfeito com isso.

Nesse segundo volume a ambientação é toda feita em uma outra cidade, e eu achei uma grande sacada, assim, conseguimos saber como os outros lugares foram afetados por Calamidade, e com o surgimento de Épicos. Babilar é uma cidade inundada, antiga Nova York, e como esperado, é governado por uma Épica de nível alto. Suas intenções são misteriosas, ela não aparenta ser muito má com a população, mas seus planos de levar Prof., um antigo conhecido, para lá, parecem ser perigosos. 

Megan não está mais junto com os Executores, mas ao mesmo tempo, se encontra próxima de David. A relação deles é algo que vem e vai. Não é nada forçado, é natural, e cada vez mais intensa. Mesmo depois das últimas descobertas David não consegue parar de pensar na garota. Prof., durante a leitura acaba sendo mais explorado, e revelações são feitas. No final, uma mudança deixa algo grandioso para o último volume. E eu quero muito saber como todos vão lidar com isso.


David continua sendo o personagem de maior destaque nessa trama, e eu acabei sentindo falta de ter o ponto de vista de outros personagens, também interessantes. A narrativa é tão detalhada, mas não de forma maçante, que eu consegui imaginar uma cidade toda realmente inundada. Pessoas morando nos topos de prédios. Pontes mal feitas. E foi incrível conseguir idealizar todo esse cenário. 

Eu queria muito poder falar mais sobre o enredo de Tormenta de fogo, mas não quero entregar nada do primeiro livro. Eu só aviso que: leiam essa trilogia. O enredo é original, a ambientação e personagens são fodas, e a escrita do autor é muito envolvente. Se você já leu algo do Brandon Sanderson sabe que só se pode esperar algo muito bom. E se você não leu, recomendo a começar por Os executores. Os livros não têm nada de parecido com as histórias de super-heróis, por mais que haja pessoas com poderes. 

Tormenta de fogo tem uma leitura bastante fluída, os capítulos não são muito longos, e as reviravoltas fazem o leitor não perceber o tempo passar. Eu amei essa continuação, e após reviravoltas bombásticas, o último livro promete algo muito grandioso. Eu mal posso esperar para conferir.

As capas dessa trilogia são incríveis, a Aleph fez um excelente trabalho de edição e diagramação. Recomendo a leitura, vocês não vão se arrepender.

13 comentários:

  1. Minha amiga recomendou a leitura. E preciso iniciar logo.
    Sua resenha me deixou com mais vontade. Amo reviravoltas e já sinto que esta leitura vai me agradar rs

    Beijos
    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Andressa, o primeiro livro eu já tinha visto, este segundo, nem sabia que tinha continuação. Adoro livros com ações e reviravoltas e adoro ter uma visão do cenário, tem autores que conseguem nos proporcionar isto.
    Parabéns por tua resenha, conseguiu me deixar com vontade de ler.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Andressa, tudo bem? Achei as capas dos livro sensacionais, não sabia que teria uma continuação. Gostei da resenha que escreveu, gosto de livros com reviravoltas e muita ação, fico com mais vontade de ler e saber como será o desenvolvimento da história.

    Beijos e abraços
    http://vickyalmeida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei sua resenha, não é um tipo de leitura que me chame a atenção, mas gostei de ver sua empolgação com a continuação, é sempre bom quando isso acontece não é mesmo? Amei a foto. Parabéns.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Primeiramente; QUE FOTO LINDINHA. Sou muito gateira!
    E segundamente, a capa não me chamou atenção, infelizmente. Nunca ouvi falar sobre a obra, mas curto coisas assim, com ação e surpresas. Adorei sua resenha também!

    ResponderExcluir
  6. Oi tudo bem? Uma amiga já tinha me recomendando essa trilogia, mas ainda não tinha lido nenhuma resenha dele, agora fiquei empolgada. Vou procurar saber mais sobre a trilogia, obrigado pela dica, parabéns pela resenha. Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Fã de fantasia e ficção científica, acredita que ainda não li nada do Brandon Sanderson?! Preciso URGENTEMENTE mudar isso, no entanto a falta de tempo é minha pior inimiga. Adorei a sua resenha e ela me deixou mais ansiosa ainda em conhecer Coração de Aço do autor. Podemos ver que será uma ótima trilogia. Adorei <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. É ótimo quando a editor não demora em lançar as continuações de uma série. Esta eu não li ainda, mas já tenho anotada, até porque amo livros cheios de ação.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  9. Mais uma trilogia que vai pra minha lista de desejados. Gostei de saber que temos uma nova cidade nesse segundo volume e que ele mantém o bom nível do primeiro.

    ResponderExcluir
  10. Não li nem o primeiro ainda e confesso que nem sabia que tinha saído o segundo volume! O.o Já estou curiosa pelas reviravoltas, ainda mais sabendo que são bombásticas. Nunca li nada do autor mas sempre ouço falar bem, quero conferir a escrita dele.

    ResponderExcluir
  11. Não conheço a trilogia, mas gosto de distopias que conseguem ser originais e envolventes, como mencionou. Espero que desfecho seja realmente grandioso, enquanto isso deixo a recomendação anotada.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Oiê,
    Não conhecia esse livro, e muito menos a série, no meu caso não sou muito fã desse tipo de gênero, mas conheço uma certa pessoa que ama.

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Não conhecia a série ainda, mas me pareceu ser bem interessante pelo fato de haver reviravoltas. Espero ter oportunidade de conhecer essa história em breve
    Beijos!

    ResponderExcluir