domingo, 22 de abril de 2018

[Resenha] A era dos mortos - Parte I

|
Autor: Rodrigo de Oliveira
Páginas: 208
Editora: Faro Editorial
Série: As crônicas dos mortos, 5
Vários anos se passaram desde que Uriel, agindo como um tirano, assumiu o controle da maior colônia de sobreviventes do apocalipse zumbi na Terra.Ivan, Estela e quase todos os seus aliados estão mortos. Do grupo original, apenas Isabel, Mariana e alguns poucos conseguiram escapar de Ilhabela. E a cada dia, a fome de poder de Uriel e de seu filho, Otávio, aumenta, tornando a vida dos sobreviventes ainda mais penosa. O trabalho escravo se torna a regra. A cobrança de mais e mais tributos e a imprevisibilidade do poder central mantêm todos em constante alerta.
Otávio, que passou anos realizando pesquisas médicas, finalmente consegue um meio de controlar os bersekers, os zumbis monstruosos, transformando-os em cães de caça. É a sua forma de assegurar a permanência no comando da comunidade, mas também de destruir, pelo medo, qualquer intenção de resistência. Então, ele produz algo ainda pior, uma criatura feroz e diabólica com o poder de destruição em massa.
Há muito em jogo. O governo central ainda considera Isabel uma grande ameaça, seja viva, ou morta-viva, o que poderia transformá-la numa nova Senhora dos Mortos. Mas, duas crianças chamam a atenção de Isabel que decide prepará-las para batalhas ainda mais sangrentas. Serão elas a esperança para o fim daquela era de medo e destruição?
A derradeira batalha está para começar, mas os inimigos, humanos e zumbis, também têm suas surpresas.
Sejam bem-vindos a uma nova era de horror e violência. Esta é... a Era dos Mortos.

1. O vale dos mortos
2. A batalha dos mortos
3. A senhora dos mortos
4. A ilha dos mortos

* Se você ainda não leu o quarto livro é melhor não ler a resenha ou sinopse.

Eu nem acredito que As crônicas dos mortos está chegando ao fim, já está batendo uma bad ao saber que em breve não teremos mais livros da série. A era dos mortos é o quinto livro; dividido em duas partes, o autor nos faz sofrer mais ainda por ter que esperar a segunda ser lançada. Isso não se faz, viu Rodrigo de Oliveira?! Estou acompanhando essa série há tanto tempo, e todos os livros sempre conseguem manter o interesse do leitor, e sem se perder no enredo, que vai ser difícil desapegar. Mais difícil ainda foi a leitura do livro anterior, onde a maior parte dos personagens principais morrem. Eu preciso confessar que fiquei com medo com o andamento da trama com a morte de Estela e Ivan. Pensei: agora não vai mais ter graça! Mas, o autor como sempre, consegue nos surpreender e conseguiu desenvolver a trama muito bem sem esses dois personagens tão amados e carismáticos.

A era dos mortos leva o nível de perigos e loucuras ao extremo. O medo não é mais apenas dos zumbis, todos precisam temer os humanos e a ganância por poder. Depois de Uriel ter traído Ivan, ele enfim está comandando a comunidade que Estela e o marido criaram. Anos se passam, e a tirania de Uriel é bastante presente. Otávio agora já está adulto, e busca constantemente agradar ao pai, que nunca fica satisfeito com o filho. O homem é completamente louco e faz diversas experiências com zumbis. Em uma delas descobre como controlar os bersekers. 

Isabel é uma das antigas integrantes que conseguiu escapar da traição de Uriel. Agora ela já está mais velha, e por conta de seus poderes, os inimigos a chamam de bruxa. Isabel consegue saber um pouco sobre o futuro. E por conta disso, sua atenção é voltada para duas crianças que podem ser a esperança de todos. Porém, a situação para seu grupo é instável.


Eu só quero falar uma coisa: puta que pariu, só acontece coisa ruim! Não tem nenhum momento que você pensa "ah, finalmente deu algo certo para eles". Não, é um terror atrás do outro. E o pior é ver as cenas sendo protagonizadas por humanos; pessoas que deveriam se unir contra os zumbis. É extremamente angustiante cada baque que o grupo de Isabel sofre. As duas crianças também possuem uma história pesada, que os faz amadurecer muito cedo.

Rodrigo de Oliveira colocou um elemento na trama, totalmente diferente do que vemos nas histórias de zumbis, e eu fiquei abismada com a graciosidade com que ele fez isso, sem deixar a história sem nexo. Na verdade, me deu ainda mais esperança de que algo bom tem que acontecer. Por favor, Rodrigo! Eu nem consigo imaginar o que nos aguarda no próximo livro, sério mesmo.

A leitura é bastante fluída, eu já informo vocês que a trama tem tantas reviravoltas que vai ser impossível desgrudar do livro. Além de que, esse é menor livro da série, e os capítulos são curtos. Eu fiquei chocada com essa obra, e o final só me deixou mais angustiada para saber como tudo vai terminar. Apesar de tanta desgraça, eu amei essa leitura, o autor escreveu um enredo com zumbis de forma original e envolvente. Recomendo!

2 comentários:

  1. Nunca tinha lido uma resenha desse livro, e nunca tive vontade de ler, pois sou um pouco medrosa. Rs Mas eu adorei saber um pouco mais desse livro, eu assisto a série The Walking Dead e gosto muito, quem sabe eu deixe o medo de lado e dê uma chance ao livro. Pela resenha parece ser uma grande leitura.. Há algum tempo estou criando coragem para ler terror, pensei em colocar esse como desejado.
    Amei a resenha, beijos! ❤

    ResponderExcluir
  2. Olá!! :)

    Eu nunca tinha ouvido falar deste livro, mas ainda bem que gostaste de fazer a leitura!! :) Fiquei bem curioso!!!

    Enfim, que bom que a escrita é assim fluida! E que fica difícil sairmos de perto do livro!!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir