quinta-feira, 26 de abril de 2018

[Resenha] Polícia paranormal

|
Autora: Kiersten White
Páginas: 384
Editora: Galera Record
Série: Paranormalcy, 1
Evie trabalha para a Agência Internacional de Contenção Paranormal: sua melhor amiga é uma sereia, seu ex-namorado é uma fada, ela está se apaixonando por um transmorfo e é a única que pode ver através do glamour paranormal. Masa chegada de Lend, um metamorfo misterioso, e muito, muito gato, à AICP vai despertar várias dúvidas que Evie não sabia que carregava dentro de si. Seria ela mesma uma paranormal? Seria a AICP tão nobre quanto parece?






Polícia paranormal é um livro de fantasia young adult, e primeiro livro da série Paranormalcy, escrito por Kiersten White. A capa apesar de ter elementos que combinam com a personagem principal, ela adora rosa, ficou muito infantil, o que pode fazer com que as pessoas batam o olho nela e não se interessem em descobrir mais sobre a trama. No entanto, apesar de ter uma pegada juvenil, afinal a garota tem apenas dezesseis anos, a trama em si tem alguns elementos mais sombrios, que poderiam ter sido explorados em uma capa mais atrativa. E ainda bem que eu resolvi ler essa obra sem me importar com isso, pois a história é incrível.

Evie é órfã, tem dezesseis anos e trabalha em uma organização paranormal, a AICP (agência internacional de contenção paranormal), cuja responsabilidade é conter os paranormais que vivem entre os humanos. Uma garota tão jovem trabalhando na organização tem um motivo: Evie tem um dom, ela consegue ver através do glamour que os paranormais usam para se adaptar ao mundo dos humanos. Suas missões se baseiam em identificar essas criaturas, que muitas vezes estão causando problemas ou que ainda não foram detectadas.

Certo dia há uma invasão no centro, um metamorfo - muito gato, Evie percebe - se transforma em Raquel (sua chefe, e uma espécie de mãe para ela), porém, por conta do dom da garota, ela percebe que é uma mentira e consegue nocautear o metamorfo e fazer com que ele seja preso. Lend tem alguns segredos, e se recusa a contar quem realmente é. No entanto, o relacionamento dele e Evie acaba se tornando intenso, e as dúvidas que ele coloca na cabeça dela a deixam pensativa sobre seu passado. Mas, a principal dúvida é: será que ela também é paranormal?


Nesse meio tempo conhecemos o ex-namorado de Evie, Reth, uma fada um pouco sombria, e que tem um interesse muito grande em Evie. Algo que vai além do fato de ter sido namorado dela. Reth esconde alguns segredos, e está sempre por perto quando algo perigoso acontece. Lend e Evie acabam se envolvendo em algo muito grandioso quando paranormais estão sendo encontrados mortos, e apenas os dois podem descobrir o que está acontecendo. 

Polícia paranormal não tem uma trama muito complexa, na verdade, a história é bem juvenil mesmo, pelo menos em se tratando de relacionamentos, mas toda a parte paranormal da história é desenvolvida muito bem. Os mistérios e segredos que giram em torno de Evie vão sendo revelados aos poucos, o que pode ser um pouco cansativo. Mas, eu gostei bastante da leitura. Recomendo!

10 comentários:

  1. Oi, Andressa!
    Menina, realmente essa capa toda rosa aí não condiz taaanto com a história, mas até que curti essa premissa de polícia paranormal e tals... fora que fiquei curiosa com os segredos que rodam Evie.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Humm fantasia me deixa um pouco com pé atrás, por não ser meu gênero preferido de leitura, mas por ser um young adult e com uma desenrolar fechadinho me deixou animada para saber mais de tudo o que Evie apronta. A capa está muito bonita e atraente.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  3. Legal. Não conhecia a obra, mas gostei. Parece ser aquele tipo de livro ideal para se ler quando se quer fugir de enredos mais densos/pesados, apesar de que a temática tem um quê de sombrio. Vou tentar me lembrar dessa obra quando estiver peocurando por uma leitura mais leve do que as que leio muitas das vezes. E acredite, o enredo desse livro de certo pareceu ser leve pra mim. Bexus :*

    ResponderExcluir
  4. Ei! Esse livro parece ser muito bom, gosto bastante de livros com temas de adolescentes, e se tem uma pegada sobrenatural, muito melhor! Adorei a resenha, a história parece ser bem legal, ainda mais com esse ser que chega quando o que Evie mais quer ser é normal. E toda essa pegada policial que eu amo. Gostei muito da dica!


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  5. Oi.
    Realmente a capa faz parecer que é uma história mais infantil.
    Gostei do enredo. Gosto de fantasias voltadas ao publico juvenil, e esse livro tem vários elementos que eu gosto. Legal também saber que o enredo tem um lado mais sombrio.
    Com certeza é uma série que desperta meu interesse.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Andressa! Esse livro me lembrou um pouco A Mediadora, de Meg Cabot - mesmo sem ter lido. Não sei se leria no momento, mas parece uma leitura bem leve e despretensiosa para se passar o tempo.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  7. Oiiiiii,

    Eu bati o olho na capa e lembrei das obras da Meg Cabot rs, e lendo a resenha realmente não me pareceu adequada. Mesmo que não seja uma estória complexa ela me pareceu leve e interessante. Fiquei curiosa para saber mais sobre todos estes seres místicos juntos.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  8. Oiee Andressa ^^
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas confesso que não me interessei nadinha pela premissa...haha' a capa não ajudou, acho que se eu tivesse visto só ela, nem teria procurado ler a sinopse. Fico feliz em saber que gostou, mas como eu sou mais de ler histórias bem desenvolvidas e "menos juvenis", não o leria :/
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    Eu já li algo com a premissa parecida, mas se tratando de lobisomens. Fiquei extremante cativada por sua opinião a respeito da obra e como ando lendo muitos YAs, acredito que é a dica perfeita. Realmente, essa capa não passa muita segurança ao leitor hahaha.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Realmente a capa passa uma imagem infantilizada que me afastaria se não fosse sua resenha, mas eu gostei bastante do enredo, gosto de algo mais bobinho de vez em quando, mas que prenda minha atenção. Vou anotar a dica e voltar a ela quando der.

    Beijos

    ResponderExcluir