sexta-feira, 27 de abril de 2018

[Resenha] Insônia

|
Autora: J. R. Johansson
Páginas: 352
Editora: Vergara & Riba
Série: Sonâmbulos, 1
Até os sonhos mais sublimes podem despertar os instintos mais sombrios. Lutei contra as emoções dele e me esforcei para me mover, para me esconder do que sabia que ia acontecer, mas era inútil. Não conseguia sair dali. Podia fechar os olhos, mas as emoções do sonhador eram a pior parte - e delas eu não podia me esconder. Acordei tossindo o corpo coberto de suor. Por que tinha escolhido ele? Por que um assassino? Ser um observador era uma droga. Sabia que não podia me libertar dos sonhos daquele que eu olhasse nos olhos antes de dormir. Não importava o quanto eu quisesse escapar, estava preso àquela pessoa naquela noite.
Depois de quatro anos de insônia, Parker Chip não aguenta mais nada. Toda noite, ao invés de dormir ele entra no sonho da pessoa que ele olhou nos olhos por último. Se ele não dormir logo Parker morrerá. É quando ele conhece Mia. Seus sonhos são calmos e maravilhosamente descomplicados, e permitem a ele um descanso feliz e altamente viciante. Mas o que começa com um encontro se transforma em obsessão. O desejo furioso de Parker pelo o que ele precisa o pressiona ao extremo que ele jamais pensou alcançar. Quando alguém começa aterrorizar Mia com ameaças de morte, a memória de Parker apaga o levando a duvidar de sua própria inocência.

Insônia é o primeiro livro da série Sonâmbulos, da escritora J. R. Johansson, e publicado no Brasil pela Vergara & Riba. Eu estou com esse livro na minha estante há um bom tempo, mas graças a uma TBR que eu fiz esse ano para ler livros que estão parados há muito tempo, ele foi o sorteado de março. E gente, que livro incrível. Eu juro que não esperava uma história tão envolvente e sombria assim. Me arrependi de não ter lido antes, e não vou cometer esse mesmo erro em relação aos outros livros da série. 

Parker tinha doze anos quando descobriu que entrava nos sonhos das outras pessoas. A última pessoa que ele olhava nos olhos seria aquela em que ele acompanharia o sonho quando ambos fossem dormir. Porém, por conta desse dom - que na verdade está mais para maldição, vamos combinar! - ele não consegue realmente dormir. Seu sono é bagunçado, ele não consegue desligar seu cérebro e descansar, e quatro anos depois o garoto ainda não sabe por que ele consegue fazer isso. Ele não tem nenhuma explicação à respeito disso, e agora com dezesseis anos, sua falta de sono é bastante visível, o que acaba preocupando sua mãe, que acha que ele pode estar usando drogas.

A mãe de Parker o leva a um especialista, quem sabe alguém consiga ajudá-lo. No entanto, quando Parker é informado que a falta de sono pode matar, e antes disso, enlouquecer a pessoa, ele pensa que precisa dar um jeito de descobrir uma solução. Será que ele é o único com essa condição? Isso é algo que nem nós sabemos. Porém, após dar uma cochilada enquanto estava dirigindo, e quase bater em outro carro, ele conhece uma garota bastante temperamental, e que não gosta nada do susto que levou. Para prazer de Parker, a garota do acidente é a última para quem ele olhou, e depois de quatro anos, ele finalmente consegue dormir em paz.


O melhor de tudo é saber que essa garota está se mudando para a mesma escola dele, o que torna ainda mais fácil continuar se mantendo vivo, que é o que ele mais quer. Porém, ver Mia acaba se tornando um vício, o que acaba deixando a garota assustada, e todos no colégio pensam que ele está a perseguindo. Parker faz tentativas cada vez mais bizarras, tudo para que Mia possa ser a última pessoa que ele olhe antes de dormir. 

Insônia é um livro cheio de perguntas sem respostas. As poucas situações que vão se desenrolando não servem para matar a curiosidade do leitor. Esse primeiro livro é totalmente focado na sobrevivência de Parker. E começamos a ter um deslumbre de que seu "dom" pode ser perigoso e sombrio. A escuridão fica cada vez mais próxima quando Parker consegue dormir. Algumas reviravoltas acontecem de forma inesperada, mas que deixam um bom gancho para o próximo volume.

Parker é um garoto esquisito, parte disso por conta do que ele sofre há quatro anos. Todo esse lance de não dormir realmente, e de ter um segredo tão grande, faz com que ele não tenha muitos amigos. Sua obsessão por Mia é algo realmente assustador e angustiante. Ok, sua vontade de viver é forte, porém, desde o início ele tomou decisões ruins. Para começar, ele poderia ter pedido ajuda de seu melhor amigo há muito tempo. Mas, como não tem como refazer suas escolhas, ele precisa lidar com todas as consequências que surgem. 

Eu gostei muito do ritmo do enredo, ele é intenso do início ao fim, e todo esse ar mais sombrio fez com que a leitura ficasse ainda mais empolgante. Eu achei a trama original, bem desenvolvida, mas talvez poderia ter algumas respostas já nesse primeiro volume. Insônia tem uma leitura fluída, os capítulos são curtos, e a história é viciante. Recomendo!

13 comentários:

  1. Oi, Andressa!
    Menina, que bizarro esse negócio de entrar nos sonhos mesmo.. E o cara ainda fica obcecado pela menina. Imagina só.. um stalker que pode entrar em teus sonhos??? Eu hein... Mas isso tudo deve ser o que faz o livro ser bem envolvente e viciante.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Não conheço a série, mas achei muito interessante esse dom/maldição de Parker e essa sua sobrevivência, por outro lado não gosto muito de perguntas sem respostas, que pode ser aceitável se considerar que é uma série. Vou procurar saber mais dos demais livros, pois a proposta é boa.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adorei esse pseudo-stalker! Hahahaha
    Coitado, tava no desespero pra poder vê-la e dormir.
    Achei muito bem bolado e original, pelo menos eu nunca tinha visto nada assim!
    Eu nunca tinha ouvido falar nele, mas super leria!


    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  4. Oii Andressa, tudo bem? Adorei sua resenha!! Já faz um tempo que venho namorando esse livro, mas ainda não tive a oportunidade ~ $$ ~ de adquirir meu exemplar. A trama parece mesmo super intensa e empolgante, e já quero conhecer esses personagens. Algo me diz que irei gostar da leitura :D

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Andressa.
    Estou precisando fazer uma lista para tentar ler alguns livros que tenho esquecidos aqui na estante!! Tá difícil!! Rs...
    Adorei a sua resenha. Esse livro parece ser meio perturbador. Fiquei curiosa sobre esse dom do Parker e qual a relação da Mia com tudo isso!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  6. Sim, essa trama é super original! Eu adoro esse tema e fico tensa durante essa leitura também. É surreal como a autora conseguiu construir um enredo onde ficamos apreensivos o tempo todo. Parker é um personagem sensacional e muito bem escrito.

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Eu confesso que não conhecia esse livro ainda, mas, apesar de ter achado o enredo bastante original mesmo, não fiquei interessada em ler. Não gosto muito de livros com essa pegada mais sombria e sobrenatural e acho que essa obsessão do Parker cm a Mila iria me incomodar demais.
    De qualquer forma, gostei da sua resenha e fico feliz que tenha gostado da leitura. Espero que os próximos livros respondam as dúvidas que ficaram.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi,
    gostei bastante da premissa, deu para sentir uns calafrios só de ler sua resenha, nem consigo imaginar o nível de tensão ao fazer essa leitura, fiquei realmente curiosa para saber o que acontece com Mia após cruzar o caminho do protagonista, ainda mais depois dele se tornar obcecado por ela. Embora tenha achado a capa bem feinhinha, daria uma chance apenas pela curiosidade de saber como se desenrola o mistério.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  9. Achei a capa um pouco assustadora, ams adorei essa premissa de entrar nos sonhos de outras pessoas e achei bem original. Gostei de saber que o ritmo da narrativa é intenso e acho que vou adorar conhecer esta história. valeu pela dica.
    bejos

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Não conhecia esse livro e a proposta é bem interessante. Talvez no decorrer dos livros da série o autor explique melhor alguns pontos e você consiga aproveitar mais o que sentiu falta até aqui. Vou continuar acompanhando suas resenhas para saber se dou uma chance a trama.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  11. Este é o tipo de leitura que sempre procuro ter em minha estante, cheio de intensidade e reviravoltas.adorei a proposta do enredo e como tudo se desenrola até o final culminante. Espero poder ler logo a obra.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Delmara! Não conhecia o livro, e achei a capa assustadora. rsrs
    Parece uma história eletrizante e, literalmente, de tirar o fôlego. A ideia parece muito boa, e acho que as pontas soltas podem ser esclarecidas no decorrer da série. Vou pesquisar melhor sobre ele para saber se vale mesmo a pena ou nao.
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  13. Oiiii,

    Só a capa já me deu arrepios kkkk Não é o tipo de história que eu leio de livre e espontânea vontade porque eu realmente não curti este tipo de enredo, mas para quem curte parece realmente ser uma história incrível.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir