domingo, 25 de fevereiro de 2018

[Resenha] Um de nós está mentindo

|
Autora: Karen M. McManus
Páginas: 384
Editora: Galera Record
Cinco alunos entram em detenção na escola e apenas quatro saem com vida. Todos são suspeitos e cada um tem algo a esconder. Numa tarde de segunda-feira, cinco estudantes do colégio Bayview entram na sala de detenção: Bronwyn, a gênia, comprometida a estudar em Yale, nunca quebra as regras. Addy, a bela, a perfeita definição da princesa do baile de primavera. Nate, o criminoso, já em liberdade condicional por tráfico de drogas. Cooper, o atleta, astro do time de beisebol. E Simon, o pária, criador do mais famoso app de fofocas da escola. Só que Simon não consegue ir embora. Antes do fim da detenção, ele está morto. E, de acordo com os investigadores, a sua morte não foi acidental. Na segunda, ele morreu. Mas na terça, planejava postar fofocas bem quentes sobre os companheiros de detenção. O que faz os quatro serem suspeitos do seu assassinato. Ou são eles as vítimas perfeitas de um assassino que continua à solta? Todo mundo tem segredos, certo? O que realmente importa é até onde você iria para proteger os seus.


Esse livro deu o que falar nas últimas semanas, e eu fiquei muito contente quando eu recebi da editora a prova antecipada. Para quem não viu, o blog foi um dos escolhidos para participar do V.I.B (very important book), um clube com os principais lançamentos, e que serão recebidos antes mesmo de serem lançados nas livrarias. Um de nós está mentindo foi a minha primeira leitura de fevereiro, eu estava muito ansiosa para iniciar, e ao mesmo tempo, um pouco temerosa. E se as expectativas fossem tão altas a ponto de eu acabar me decepcionando? Bom, não foi o que ocorreu. Eu li essa obra como se não houvesse amanhã, pois esse é aquele tipo de livro que você não consegue desgrudar até chegar no final.

Um de nós está mentindo é um young adult com um leve suspense encontrado normalmente em thrillers, e com uma trama muito marcante por conta de personagens bastante estereotipados. No decorrer da leitura, no entanto, vamos percebendo que esses mesmos personagens possuem outras camadas. Eles são muito mais do que rótulos, eles possuem uma história. Ter personagens tão diferentes assim é algo um pouco comum no gênero, até mesmo clichê. Porém, a forma que a autora fez com que eles interagissem entre si é algo além do esperado. Afinal, um assassinato ser algo que une quatro jovens é bastante terrível, e ao mesmo tempo bizarramente interessante, não acham?

"— Ela é uma princesa, e você, um atleta — responde ele, apontando o queixo para Bronwyn e depois para Nate. — E você é um crânio. E também um criminoso. Vocês todos são estereótipos ambulantes de filmes de adolescente."

Simon era o maior fofoqueiro da escola. Ele criou um aplicativo com os maiores babados e segredos dos alunos, e mesmo usando apenas iniciais, sempre foi muito fácil descobrir sobre a quem se referia. Ele é um dos alunos que precisa cumprir detenção. Todos sabem que é proibido usar celular, mas misteriosamente, são encontrados aparelhos nas mochilas de Simon, Addy, Cooper, Nate e Bronwyn. Eles se sentem injustiçados, pois claramente alguém fez aquilo para os prejudicar. Afinal, quando que Bronwyn, a nerd e garota mais certinha do colégio ia fazer algo contra as regras?


Nesse mesmo dia, apenas quatro dos jovens permanecem vivos. Simon tem uma terrível reação alérgica, e ninguém encontra as canetas para alergia em sua mochila, e muito menos na enfermaria. Mesmo após a ambulância chegar e o levar ao hospital, Simon não resiste. E o mais assustador é que tudo indica que foi algo premeditado, alguém queria matar o garoto. Os outros jovens acabam se tornando suspeitos do crime, ainda mais quando é revelado que no outro dia Simon iria postar segredos de cada um deles, mas nunca conseguiu.

Um de nós está mentindo ao mesmo tempo em que tenta resolver o grande mistério de quem pode ter assassinado Simon, vai nos revelando um pouco da história de cada um dos personagens, qual o grande segredo que cada um esconde, e como era sua relação com Simon, apesar de nenhum ser amigo dele. Ao termos essa visão de cada personagem, acabamos encontrando motivos para suspeitar dessa pessoa. É um verdadeiro quebra-cabeça, e parece que não vamos conseguir chegar a uma conclusão.

Os personagens, apesar dos estereótipos, são muito marcantes. Addy é a garota mais popular do colégio, namora Jake, um dos garotos mais cobiçados, e o centro de toda sua vida. Por trás disso, tem uma mãe que se comporta como uma adolescente, e constantemente precisa ouvir dela que não é boa o suficiente para nada. Nate, o bad boy, está em liberdade condicional após ser acusado de vender drogas. Sua mãe era bipolar, e após a morte dela, o pai nunca mais foi o mesmo. Bronwyn tem uma irmã que foi diagnosticada com câncer quando criança. Os pais colombianos sempre colocaram altas expectativas nas filhas, e isso fez com que ela quisesse proteger a irmã doente, e assim, acabou sendo a melhor em tudo, sendo aquela para os pais se orgulhar, e deixar a irmã em paz. Cooper é um excelente atleta, tem um pai rígido, mas que é muito orgulhoso do filho. No entanto, ele tem um segredo que poderia arruinar o relacionamento dos dois.

O final foi algo que passou pela minha cabeça em algum momento, e nesse caso, eu não fiquei triste de ter sido dessa forma, porque a conclusão é genial e surpreendente. Eu gostei muito da leitura, ela foi fluída, e com reviravoltas interessantes. Os personagens me cativaram cada um a seu modo. Apenas o pequeno romance inserido na trama me pareceu desnecessário, e fez com que um dos personagens tivesse atitudes nem um pouco condizentes com o que era esperado. Mas, de forma geral, a trama é incrível e bem desenvolvida. 

Se você procura um livro jovem, com um pouco de suspense, e uma mensagem bacana, essa é a leitura mais indicada. Um de nós está mentindo aos poucos vai nos apresentando personagens que não são nem um pouco compatíveis, mas que com o tempo quebram essa barreira e vão se ajudando e se preocupam uns com os outros. Os temas retratados também são muito bacanas, vale a pena a leitura!

5 comentários:

  1. Olá! Nossa também fiquei com essa sensação de "e se não for tudo isso", em relação ao livro, pois em fevereiro só deu ele, que legal que não te decepcionou, espero que eu curta e muito a leitura, uma vez que o livro trás elementos que gosto muito. Vou adorar tentar solucionar o mistério antes do final.

    ResponderExcluir
  2. Oi Andressa!
    Uau, quando vi que o livro ia ser lançado eu não dava nada pra ele, não imaginava que seria instigante assim.
    Acho que o mais interessante da história não é nem só querer saber quem e o assassino, é conhecer esses adolescentes a fundo e descobrir os que eles escondem, mas eu provavelmente também sentiria um pouco de simpatia com os suspeitos, para um adolescente isso é péssimo. Desejo muito ler o livro!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Já li resenhas desse livro e a trama é muito intrigante e bem envolvente. Gosto muito de mistério e suspense, é claro uma investigação por trás né. Já estou bem ansiosa para ter esse livro!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  4. Andressa!
    Bacana você fazer parte do V.I.B (very important book) e poder ler os livros antes de chegarem as livrarias. Parabéns!
    Sou aficcionada por livros policiais.
    Saber que as personagens são bem construídas, que o livro é dividido em partes, onde podemos conhecer os envolvidos, bem como os investigadores e ainda uma narrativa leve e rápida, já me conquistou.
    E o que achei mais diferente, é porque é em ambiente estudantil, porque nos leva a pensar: qual dos estudantes cometeu o crime?
    Confesso que fiquei bem intrigada e instigada para poder fazer a leitura.
    “Eu escolho um homem que não duvide de minha coragem, que não me acredite inocente, que tenha a coragem de me tratar como uma mulher.” (Anaïs Nin)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. Apesar da capa ser estranha na minha opinião, porém a história é bem legal. Curti muito mesmo, despertou aquela curiosidade única de saber logo o final.

    ResponderExcluir