sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

[Resenha] Amigos inimigos - A formatura

|
Autora: Vanessa Martinelli
Páginas: 184
Editora: Novo Século
Série: Amigos inimigos, 2
A turma divertida de “Amigos Inimigos” volta em mais uma história repleta de risadas e confusões. Maria, Jack, Morgana, Patrícia, Camila e Pedro estão no final do nono ano. No dia do aniversário de Maria, uma tia-avó desconhecida aparece virando a vida de todos de cabeça para o ar. Junto a Maurício, Gertrudes e novos personagens, os amigos-inimigos enfrentarão muitas aventuras até a sonhada formatura.




A formatura é o segundo volume da série Amigos inimigos, da autora Vanessa Martinelli. Eu li o primeiro livro há alguns anos, e acabei demorando um pouco para iniciar este segundo volume, porém, finalmente fiz isso, e que leitura mais gostosinha! ♥ A trama é bem juvenil, os personagens estão se formando no nono ano, então têm entre quatorze e quinze anos. Eu lembrava vagamente da trama quando iniciei A formatura, e logo consegui me ambientar melhor. 

Maria e Jack agora são namorados, e o relacionamento deles é pura fofura. Os dois combinam muito, e estão sempre juntos de seus amigos: Morgana, a punk, Patrícia, a barbie-hippie e o casal nerd, Camila e Pedro. A turma, apesar de ser tão diferente, é bastante unida. No aniversário de 15 anos de Maria, Jack resolve fazer uma festa surpresa para a namorada. No entanto, a garota detesta aniversários, pois em todos eles sempre algo ruim aconteceu. 

Nesse ano não podemos dizer que algo ruim aconteceu, mas misteriosamente surge sua tia-avó que quer lhe fazer uma festa de debutante, que era o que a avó de Maria mais sonhava em fazer. A menina fica com o pé atrás, afinal, a festa e os preparativos não são nada daquilo que ela é. Ela não está acostumada com coisas luxuosas, nem nada do tipo. No fim, ela decide dar uma chance. Na trama também temos a formatura deles, que irão para o ensino médio. E que promete ter vários rolos. Temos ainda uma personagem nova na trama, prima de Gertrudes, uma garota que a turma odeia, e que vai causar um belo mal estar no relacionamento de Maria e Jack. 

A formatura possui uma trama leve e divertida, assim como no primeiro livro, e ainda introduz um tema bastante importante: anorexia na adolescência. Os pais de Camila se divorciaram, e isso fez com que ela ficasse deprimida e controlasse sua alimentação. O problema é que virou algo extremamente fora do normal, e muito perigoso. 

Eu gostei bastante do enredo, foi uma leitura muito fluída, e foi ótimo de intercalar com outra mais densa. A trama é focada bem para o público jovem, mas consegue desenvolver esse período da adolescência que a maioria aqui já passou, e sente um pouco de saudade, de forma bastante real.

6 comentários:

  1. Gostei da capa.
    Não conhecia esse livro, e parece uma história legal. E é bom que seja voltado para jovens e abordando temas importantes, é uma ajuda e tanto.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Andressa!
    Essa turma é bem diversificada né?
    Achei ótimo a autora tratar de um tema tão importante como anorexia, principalmente o livro sendo para um público mais juvenil, que é o maior alvo da doença. Fora isso, da para perceber como a história é divertida, e claro que quero saber como esse baile de debutante irá acabar!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá! Não conhecia a história, mas parece ser bem gostosinha de ler, apesar de já ter passado dessa fase há um tempinho, tenho certeza que vou ficar encantada com essa turma. Bacana também a autora abordar temas tão importantes e que merecem ser discutidos e refletidos, como a anorexia.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Realmente, o livro é bem juvenil. Creio que ao lermos a história poderemos nos identificar na nossa época do fundamental né. Adorei e já me deixou bastante curiosa!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  5. Meu Deus, mais um livro que eu não conhecia. meu interesse maior é pela diversão da história que chamou minha atenção. Um filme de comédia assisto sempre, mas livro é difícil, faço questão de conhecer mais essa história.

    ResponderExcluir
  6. Andressa!
    Confesso que não conhecia essa série.
    Bom ver que eles agora estão se formando, que tem um certo mistério com a chegada da tia-avó de Maria que quer lhe dar uma festa e ainda tem a formatura deles no ensino médio.
    Deve mesmo ser uma leitura boa de ser feita e se dá para rir, melhor.
    “Eu escolho um homem que não duvide de minha coragem, que não me acredite inocente, que tenha a coragem de me tratar como uma mulher.” (Anaïs Nin)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir