quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

[Resenha] Olá, adeus e tudo mais

|
Autora: Jennifer E. Smith
Páginas: 272
Editora: Galera Record
Um romance divertido e emocionante, que explora as escolhas difíceis que surgem quando a vida e o amor conduzem a direções opostas. Ir para a faculdade é um momento emocionante e aterrorizante ao mesmo tempo. Ainda mais se você estiver em um relacionamento em que não tem certeza de seu próximo passo. Clare e Aidan têm apenas uma coisa a fazer na noite antes de partirem para a faculdade: descobrir se devem continuar namorando ou terminar. Ao longo de doze horas, eles irão refazer os passos do relacionamento, na tentativa de descobrir algo no passado que possa ajudá-los a decidir sobre o futuro. A noite os leva a amigos e familiares, marcos simbólicos e lugares inesperados, verdades dolorosas e revelações surpreendentes. Mas, conforme as horas passam e a manhã se aproxima, chega o momento inevitável do adeus. A questão é será um adeus momentâneo ou para sempre?


Jennifer E. Smith gosta de escrever histórias que passam em vinte e quatro horas ou menos, hein?! Na época em que eu li A probabilidade estatística do amor à primeira vista não consegui gostar desse formato. Achei a trama um pouco corrida, e não consegui me apegar muito aos personagens. Porém, em Olá, adeus e tudo mais consegui me envolver mais, e acabei gostando dessa forma de narrativa. Por ser uma história que se passa em doze horas, o ritmo é rápido. Porém, ainda assim a autora consegue explorar bem o enredo e personagens. Eu realmente gostei bem mais desse livro.

Clare e Aidan terminaram o ensino médio e estão prestar a ingressar na faculdade. O que é algo bom, se cada um deles não tivesse sido aceito em lugares completamente distantes um do outro. Clare tem a certeza de que eles devem terminar. Que uma relação à distância não iria dar certo, e que eles devem aproveitar todas as experiências da faculdade sem estar presos um ao outro. Aidan, ao contrário, pensa que eles devem tentar. Afinal, namoram há alguns anos, se amam e combinam perfeitamente bem.

Eles têm exatamente doze horas para decidir o que fazer do futuro, antes que Clare viaje. Ela decide criar uma lista de lugares para eles visitarem. É uma forma de recriar o relacionamento, passando por lugares que marcaram o namoro dos dois. E, assim quem sabe, decidir o que fazer.

Eu não gostei muito de Clare com essa decisão tão fria de acabar um relacionamento assim. Eu penso que se você ama a pessoa, você vai ao menos tentar. Em contrapartida, concordo que isso faria os dois não aproveitarem tanto assim os momentos e todo aquele negócio da faculdade estando um longe do outro. Aidan, surpreendentemente, era o mais sentimental da relação, fazendo Clare parecer um pouco prática demais.

O casal é tão fofo, e combinam tanto, que conforme fui lendo, comecei a ficar chateada da distância que ia separá-los, independente da decisão de continuar ou não namorando. Nessa pequena aventura dos dois conhecemos outros personagens, que conseguem ser igualmente marcantes e interessantes. Scotty e Stella são amigos que nos conquistam. 

Nessas doze horas muita coisa acontece. Muito drama, diversão, brigas e reflexões. A autora consegue trazer de forma bem real as dúvidas e receios de jovens que estão saindo do ensino médio, e consequentemente, iniciando a vida adulta, com responsabilidades e tudo mais. Clare e Aidan são apenas jovens que não sabem o que querem da vida. E isso acaba refletindo um pouco na relação deles. 

Olá, adeus e tudo mais tem uma leitura fluída, uma história fofa e personagens que podemos nos identificar. A autora nos trouxe um livro fácil de se envolver. O final é daqueles que te faz imaginar o que acontece depois. Eu normalmente não gosto desse tipo de final, mas nesse livro combinou com toda a proposta do livro. Recomendo!

8 comentários:

  1. Oi Andressa,
    A probabilidade estatística do amor à primeira vista é um livro que ansiava muito ler, mas com o passar dos anos parece que o momento foi passando e até acabei me esquecendo do mesmo. Jennifer E. Smith desenvolveu um tipo de narrativa que nem sempre agrada, por se tratar de histórias mais corridas, mas que conseguem se destacar de outros livros do gênero. Romances adolescentes, algumas vezes são retratados de uma maneira muito banal, mas este livro trás um lado mais dramático e real da relação. Por mais que Clare possa parecer fria, concordo com sua escolha sobre o futuro dos dois, afinal de contas suas vidas irão mudar e essas mudanças lhes darão novos rumos a seguir. Mas gostei de ver que Aidan é mais sentimental e quer fazer com que o namoro funcione a distância, honestamente não esperava essa atitude vindo de um personagem masculino, principalmente de um jovem que poderá vivenciar novas experiências. Fiquei torcendo pelos dois e se eu tiver a oportunidade darei uma chance a essa leitura.

    ResponderExcluir
  2. Oi Andressa!
    Infelizmente não tive a oportunidade de ler nada da autora, mas lendo resenhas dos livros dela já da pra perceber o porque dela ter entrado nos favoritos de muitos leitores.
    Confesso que imaginei que a história seria bem clichê, mas percebi que tem um toque especial da adolescência e o medo de onde nossas decisões da época nos levaria, lembrei bem de quando vivi algo parecido, ela manteve um toque realista na história.
    Dos livros que conheço da Jennifer esse é o que mais estou curiosa para ler, e também espero que outros sejam adaptados, dando oportunidade para outras pessoas conhecerem suas obras.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ah, esse livro já está na minha lista e quero ler o mais rápido possível depois dessa resenha.
    Já li A probabilidade estatística do amor à primeira vista, gostei bastante mas não a ponto de desejar outro livro da autora, até agora.
    O que mais me chama atenção é o fato deles recriarem momentos em lugares especiais. Parece tão lindo...
    E essa capa é muito linda!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá! Eu amei quando li a probabilidade estatística do amor à primeira vista, ao final da leitura rolaram muitos suspiros. Estou muito curiosa para conferir esse novo trabalho da autora e tenho certeza que vou amar também. Afinal é um dilema continuar ou não com o relacionamento, no meu ponto de vista, se essa questão é levantada, definitivamente não vale a pena continuar a relação (posso está sendo extremista, mas é a minha opinião). O fato da história se passar em 12 horas, acho que acaba ajudando na dinâmica do livro, tornando-a mais ágil. O que será que eles decidiram? Preciso muito da resposta, por isso, sem dúvida vai para a minha lista.

    ResponderExcluir
  5. Andressa!
    Quando há amor verdadeiro, mesmo que as personalidades sejam diferentes, resiste a tudo e todos os percalços.
    Quero poder acompanhar essa 'separação' de Clare e Aidan e ver o que resolveram fazer antes de irem para a faculdade.
    “Acredite na justiça, mas não a que emana dos demais e sim na tua própria.” (Código Samurai)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA FEVEREIRO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  6. Quando eu li A probabilidade estatística do amor à primeira vista, eu tava lidando com meus sentimentos com a separação dos meus pais e o livro me ajudou muito, além do romance ser fofo. Ainda tenho outros dois livros da autora em casa que quero ler, e esse que você resenhou também parece muito legal, mas estou em uma fase em que narrativas de cabeças jovens não estão funcionando pra mim. Mas mesmo assim, quero esse emprestado qualquer hora. Hahaha ;)

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu já li resenha desse livro, a história é muito bonita e uma ótima reflexão sobre relacionamento ainda mas aqueles que foram criando laço desde o ensino médio e irão para faculdade. Gostei muito e estou bem curiosa e desejando em ler.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia esse livro, mas curti por ser uma história sobre descobertas. Nunca li nada da autora, mas li vários pontos positivos sobre a autora, o que aumentou a curiosidade sobre a leitura.

    ResponderExcluir