terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

[Resenha] Star Wars: Dívida de honra

|
Autor: Chuck Wendig
Páginas: 464
Editora: Aleph
Trilogia: Aftermath, 2
O imperador está morto, e os vestígios de seu derrotado governo estão recuando. Na emocionante continuação de "STAR WARS: Marcas da Guerra", a Nova República luta para instaurar uma paz estável na galáxia após a destruição da segunda Estrela da Morte. É um momento de novos começos e novos destinos e, para Han Solo, isso significa pagar uma última dívida, ajudando Chewbacca a libertar seu mundo natal, Kashyyyk. Enquanto isso, o grupo de Norra Wexley persegue agentes imperiais remanescentes pela galáxia, levando-os à justiça. Mas ainda não conseguiram capturar a grã-almirante Rae Sloane, a nova líder do Império, uma mente ardilosa e disposta a tudo para restaurar a antiga ordem política. A caça a Sloane é interrompida quando Norra recebe um pedido de ajuda urgente da princesa Leia Organa. Em sua tentativa de libertar Kashyyyk, Han e seu grupo de contrabandistas caíram em uma emboscada, que resultou na captura de Chewie e no desaparecimento de Han. Agora, alguém precisa resgatá-los; e quem melhor que esse desajustado time, que inclui agentes rebeldes, um ex-imperial, uma caçadora de recompensas, um aspirante a piloto e um droide psicopata, para trazer Han Solo de volta para casa? Ao aceitar a missão e seguir para a última localização da Millenium Falcon, Norra e sua equipe se preparam para qualquer desafio que possa dificultar essa busca. Mas eles nem imaginam a verdadeira dimensão dos perigos que os aguardam - ou a crueldade implacável do inimigo que os está encurralando.


Dívida de honra é o segundo volume da trilogia Aftermath, do autor Chuck Wendig, e publicado pela Aleph. Eu estava muito ansiosa por essa continuação, apesar de estar resenhando apenas agora, o lançamento do livro foi em 2017. O espaço entre o primeiro e segundo foi bem grande, mas só serviu para deixar os fãs ainda mais empolgados. E essa obra não decepciona nem um pouco, ela consegue ser ainda melhor que o volume anterior. Eu ainda não tinha tido coragem de assistir os últimos filmes que saíram, mas depois de finalizar essa leitura me vi obrigada a fazer isso o quanto antes. Esse universo é incrível e muito vasto, todos os livros que eu leio conseguem me envolver de alguma forma.

Em Marcas da guerra temos um vislumbre do que aconteceu após a destruição da segunda Estrela da Morte, como o Império lidou com a perda de personagens tão importantes na luta deles, e os obstáculos que a Nova República ainda precisa enfrentar. Nessa continuação as histórias paralelas do livro anterior seguem sendo desenvolvidas, e acabam se cruzando dentro do enredo para explorar ainda mais os danos após tantos anos do Império no poder. Mais uma vez há muitos personagens, mas a maioria já conhecemos no primeiro livo, então dessa vez é mais rápido de se ambientar na trama.

Han estava tentando libertar o povo de Chewbacca, seu copiloto, junto do companheiro, quando algo errado ocorreu. Chewbacca acabou preso em seu planeta, e Han conseguiu fugir. Porém, mesmo deixando uma esposa grávida e apreensiva para trás, ele não consegue deixar de lado sua lealdade com seu copiloto. Ele precisa resgatá-lo. Após sumir por algumas semanas, Leia resolve pedir ajuda a Norra e sua equipe para encontrar e trazer de volta o marido.

Enquanto isso, Rae Sloane continua livre, a grã-almirante, e nova líder do império. Ao menos é o que ela espera, pois surge em seu caminho um homem misterioso, e que muitos pensavam estar morto. Gallius Rax é alguém com o passado nebuloso, e que irá tomar decisões perigosas.


A história é cheia de reviravoltas, além de uma boa dose de política, e o desenvolvimento individual de cada personagem é algo ainda mais marcante. A obra toda é magnífica, envolvente e rápida de ler. E, pelo que temos nesse segundo volume, o terceiro será ainda mais intenso e surpreendente. O Império está muito dividido, e a disputa por poder pode marcar a continuação.

Eu simplesmente adoro a equipe de Norra. São todos desajustados, mas que se mostram leais uns aos outros. Norra é uma mulher guerreira, criou o filho sozinha após o desaparecimento do marido, além de ser uma excelente piloto. Temmin, seu filho, é um jovem que quer seguir os passos do pai, e por isso está em todas as aventuras com ela, que sinceramente, não queria aquela vida para o filho. Jas é uma caçadora de recompensas, que mostra várias vezes ter um lado gentil, apesar de sempre aparentar se preocupar apenas com quem paga mais. Sinjir é um ex-imperial, e precisa provar a muito custo que realmente mudou de lado. Jom é um combatente rebelde bastante perigoso e útil na equipe.

Dívida de honra consegue fazer o leitor gostar até mesmo da "vilã". Rae Sloane é uma mulher de fibra, mais competente que muitos outros homens, e extremamente ambiciosa. Ela conseguiu me deixar com dúvidas em relação a seu caráter em vários momentos. Ela ainda é uma incógnita para mim, pois apesar de estar do lado "errado", suas convicções são algo a se pensar. 

Mais um livro de Star Wars que consegue desempenhar bem seu papel para dar continuidade ao universo de Star Wars, ou seja até mesmo para criar novas histórias. Recomendo a leitura! A edição da Aleph está muito bonita, eles mantiveram a capa original, assim como em Marcas da guerra.

5 comentários:

  1. Oi Andressa!
    Acredita que só vim começar a acompanhar Star Wars do final de 2017 pra cá? E me arrependi de não ter feito isso antes ...
    A história foca mais no Han Solo que é um personagem que eu amo, então fiquei super curiosa para ler, não tem erro, o universo criado me encanta.
    Só acho que tem muitos e muitos livros, fico meio perdida com tantas edições lançadas...
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá! Gosto muito deste universo de Star Wars, embora também não tenha assistido ainda aos filmes mais novos da série, a capa está bem bonita, e o enredo é aquilo que já estamos acostumados em se tratando de Star Wars, reviravoltas, aquele tom político, e muita intriga, fiquei bem curiosa para conhecer essa vilã tão cheia de fibra.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Gostei do livro, tem uma premissa muito boa. Apesar de não entender muito sobre as histórias de star Wars, me deixou bem curiosa.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente sou uma das poucas pessoas que não acompanha Star Wars. Mesmo com tantos filmes, não consigo me interessar. É um dos poucos livros que posso dizer que não vou ler.

    ResponderExcluir
  5. Andressa!
    Como boa fã do Star Wars, preciso ler mais essa versão dos filmes que por sinal já assisti todos.
    Preciso conferir, já que disse que tem muita ação e reviravoltas que prendem o leitor do início ao final.
    “Eu escolho um homem que não duvide de minha coragem, que não me acredite inocente, que tenha a coragem de me tratar como uma mulher.” (Anaïs Nin)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir