domingo, 18 de fevereiro de 2018

[Resenha] 22/11/63

|
Autor: Stephen King
Páginas: 858
Editora: Plaza Janés
Jacob Epping es un profesor de inglés de secundaria recién divorciado en Lisbon Falls, Maine, que cuenta la historia en primera persona. Jake le asigna a su clase noctura con un ensayo titulado "El día que cambió mi vida." Uno de sus estudiantes, Harry Dunning, escribe sobre cómo su padre alcohólico asesinó a su madre y sus hermanos, y gravemente lo hirió, una noche en 1958. Jake se ve profundamente afectado por la historia y le da a Harry una A.
Dos años después, Al Templeton, propietario de un restaurante local el cual Jake suele frecuentas, misteriosamente convoca a Jake al final del año escolar. Jake se sorprende al ver que, en menos de veinticuatro horas que lo vio por última vez, Al aparentemente se ha enfermado, y parece que envejeció cuatro años. Al le muestra a Jake un portal de tiempo situado detrás de la despensa de su restaurante, que lleva al 9 de septiembre de 1958, a las 11:58 a.m. Jake pasa una hora en 1958, luego regresa al 2011 para descubrir que solo han pasado dos minutos. Al le cuenta que el portal siempre lleva al mismo momento en 1958, y que es siempre exactamente dos minutos después en regreso al presente. La única persona cerca del portal en 1958 es un hombre borracho, desaliñado que Al ha llamado "Míster Tarjeta Amarilla", por una tarjeta amarilla pegada en su sombrero. Míster Tarjeta Amarilla parece ser la única persona que sabe del portal del tiempo. Al ha aprendido que es posible cambiar la historia; sin embargo, un aparente "reinicio" en cualquier viaje a 1958 anula el cambio, a menos que se haga de nuevo.

Esse é um daqueles livros que não estavam na minha lista de leitura, nada contra o autor que sei que é sensacional. Era mais uma questão de além de ser um livro em espanhol e gigantesco – 858 páginas – também o fato de estar solteira, portanto a ideia de ir dormir sozinha depois de ler um livro do rei do terror não me atraía. Hahaha

Mas grata surpresa quando desbravei a leitura porque um amigo me emprestou esse que agora é minha segunda experiência com o autor. 

Como a sinopse informa, esse livro vai nos contar a estória de Jacob Epping, um professor de inglês que vive e trabalha nessa pequena cidade chamada Lisbon Falls, e que tenta seguir a vida após sua esposa, que possui problemas com alcool, deixá-lo. Na cidade ele faz amizade com Al, o dono do pequeno restaurante Al's Diner, que um dia em fins de um semestre chama Jake para contar um segredo, Al descobriu há muitos anos na despensa de seu restaurante um portal para voltar no tempo. Mas esse é um portal diferente de todos os outros descritos na literatura e no cinema.

– ¿Cuánto tiempo he estado fuera?
– Dos minutos. Ya te dije, siempre dura dos minutos. Da igual cuánto tiempo pases allí. - Tossió, escupió em un puñado limpio de servilletas, la dobló y las guardo em el bolsillo -. Y cuando bajas los escalones, siempre son las 11.58 de la mañana del 9 de septiembre de 1958. Cada viaje es el primero.

Al decidiu contar a Jake sobre la madriguera del conejo “a toca do coelho”, como chama o portal, pois está morrendo de câncer de pulmão devido aos muitos anos como fumante, e portanto não conseguiu concluir seu plano, evitar o assassinato de John Kennedy e mudar a história. Apesar da loucura que lhe parece a ideia, Jake decide aceitar e também fazer uma mudança por conta própria, após ler a emocionante redação de um de seus alunos de supletivo, o faxineiro da escola, Harry, que teve a família brutalmente assassinada e foi o único sobrevivente do massacre protagonizado pelo próprio pai, Jake resolve salvar as vidas da família de Harry.

Mas logo na primeira tentativa e com os conselhos de Al, Jake descobre que o passado não quer ser alterado e sempre se harmoniza para compensar as alterações já escritas na páginas do destino, por assim dizer. Então Jake se apaixona e isso também o faz pesar mais suas decisões e os possíveis efeitos de cada alteração. 

Y me pregunté qué estaba yo cambiando. Si mataba um bicho, me preguntaba qué estaría cambiando diez años más adelante. O veinte. O cuarenta. (…)
El pasado es obstinado por el mismo motivo por el que el caparazón de una tortuga es resistente: porque la carne viva de dentro es tierna y está indefensa.

E apesar do assunto principal ser a tentativa de salvar o presidente, a narrativa gira em torno da ideia de que cada alteração no passado possui consequencias com as quais Jake tem que lidar, portanto esse não deixa de ser uma obra que filosofa com o leitor. O que vale a pena realmente ser alterado e o que mesmo não sendo positivo deveria permacer como está para evitar sequelas maiores?

Para finalizar, sim eu levei em torno de um mês para dar conta da leitura, isso porque a ideia de carregar quase 900 páginas na bolsa não me atraía. Mas, acordar pela manhã e tomar café lendo esse livro foi uma experiência fantástica. O cara não se chama King a toa, ficção, fantasia, aventura e romance em um só livro que me prendeu até o última página.

5 comentários:

  1. Olá!
    King, sempre king. Eu quero muito o livro dele porque sei que a histórias que ele criam são maravilhosos e bem terror. Gostei desse livro, tem uma história muito interessante, a forma de como o personagem queria salva o presidente. Espero ler!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  2. Olá! Sei como é a sensação de tentar dormir, depois de lê um livro do King (risos). A história parece incrível, imagino os problemas que acontecem quando ele tenta mudar alguma coisa. Um amigo meu leu e ficou revoltado com o final, o que me deixou ainda mais intrigada.

    ResponderExcluir
  3. Oi Andressa!
    Esse é um dos poucos livros do King que não me atrai, apesar de acreditar que ele não decepciona em montar toda essa viagem do tempo e se destacar com os livros que falam do tema, eu tentei começar a ler e PDF, e achei bem cansativo, coisa que nunca tinha acontecido com a escrita do autor para mim!
    Ah, já acostumei a dormir com luzes acessas as vezes, então até encaro a leitura a noite, rs.
    Bom saber que o livro te prendeu tanto, pretendo tentar ler novamente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. 900 páginas? Sò Stephen King par fazer isso com a gente. Eu nem conhecia esse livro! Mas sou fã do autor, gostei da história. Gostaria muito de ler esse livro, acho que em 5 anos eu conseguiria terminar de ler.

    ResponderExcluir
  5. Ana!
    Livrão, né? Ainda bem que mesmo demorando um mês, consigui terminar de ler e gostou.
    Vou discordar apenas um tantinho de você, porque criar um enredo onde tem um portal que se retorna ao passado e tenha mudar um evento de grandes proporções, é totalmente aterrador. Imagina se fosse possível de verdade? Até arrepiei... "Efeito borboleta'.
    Enfim, em relção ao livro, deve mesmo ser bem instigante, misturar fatos reais com uma realidade virtual e suas consequências.
    Só o mestre para criar um enredo fantástico como esse...
    “Eu escolho um homem que não duvide de minha coragem, que não me acredite inocente, que tenha a coragem de me tratar como uma mulher.” (Anaïs Nin)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir