terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

[Resenha] O casamento

|
Autor: Victor Bonini
Páginas: 368
Editora: Faro Editorial
Para os noivos é o dia mais importante de suas vidas. Meses atrás, os amigos diriam que o namoro de Plínio e Diana tinha prazo de validade. Eles se conheceram de um jeito bizarro, pensam completamente diferente e nenhuma das famílias aprova o relacionamento. Mas eles resistiram a tudo. E agora vão se casar. Para o detetive é a melhor chance de pegar um criminoso. O mais íntegro dos convidados esconde um segredo devastador. Mas alguém sabe e está disposto a espremê-lo com chantagens. É então que o detetive Conrado Bardelli se hospeda no hotel-fazenda onde ocorrerá o casamento. Ele precisa descobrir o lobo entre as ovelhas. E rápido. Pois, a cada nova ameaça, o chantagista eleva o tom e falta pouco para a bomba explodir. O casal está pronto para o sim. A noiva se prepara para caminhar pelo tapete vermelho. Até que alguém diz: não saia do carro! Enquanto a plateia espera ansiosa em frente ao altar, algo brutal acontece na antessala. Só quando veem as paredes lavadas com sangue é que os convidados se rendem ao desespero. Começa uma confusão para interromper a marcha nupcial e chamar a polícia. Ninguém sabe o que fazer. E Bardelli, que lidava com um caso de extorsão, descobre que se meteu em algo muito pior. Agora, ele é o único capaz de encontrar respostas. O problema é que as mortes não param de acontecer...

Victor Bonini mais uma vez no traz uma trama recheada de mistério e reviravoltas. Eu li Colega de quarto, também do autor, e gostei muito de sua forma de narrativa. O casamento era um lançamento que eu estava ansiosa para ler, e eu sabia que ia adorar a trama também. E que livro, gente! O enredo é tão intrincado, e tanta coisa acontece, que fica extremamente difícil definir um culpado. Eu até tive minhas suspeitas, mas a cada cena elas se mostravam erradas, e novas surgiam. Eu adoro esse tipo de thriller que demora a desenvolver uma pista concreta.

Diana e Plínio vão se casar, e a cerimônia vai ocorrer em um hotel fazenda, onde familiares e amigos estarão presentes. Todos os convidados vão passar alguns dias hospedados no local, antes do dia do casamento. E quando o dia finalmente chega, ocorre um assassinato. Um dos convidados é um assassino, e praticamente todos são suspeitos. Conrado Bardelli é um detetive particular, e além de ter sido convidado para o casamento da filha de seu amigo, também pegou um caso em que seu cliente está sendo chantageado, e o culpado pode estar entre os presentes. 

A história inicia com uma cena do dia do assassinato, só para dar um gostinho de quero mais ao leitor, e após isso, vamos acompanhando como Diana e Plínio se conheceram, os dias que antecederam o assassinato, a preparação para o casamento e também histórias paralelas de outros personagens. Tudo isso se mostra relevante para mostrar os suspeitos, e os motivos.


Diana e Plínio são um casal improvável. Os pais da garota sempre acharam que ele não a merecia. E, a família de Plínio é um pouco estranha, e possui um relacionamento tenso. Os dois não possuem muita química, mas se mostram bem apaixonados um pelo outro. 

A trama tem algumas histórias paralelas, que conseguem ser igualmente marcantes, e nos apresentam um pouco mais dos personagens. Após o assassinato algumas pessoas permanecem no hotel fazenda, o que deixa o clima ainda mais sombrio e suspeito. As chantagens com o cliente de Bardelli continuam ocorrendo, e fica a dúvida se é algo interligado, já que as mensagens do chantagistas são sempre cheia de ameaças.

Bonini criou uma história intensa, fácil de se envolver e com personagens interessantes. O livro te prende do início ao fim, e após algumas reviravoltas, eu pelo menos, permaneci sem descobrir o verdadeiro assassino. O final me deixou boquiaberta, eu realmente não esperava que fosse daquele jeito, e eu adoro leituras desse tipo, que me surpreendem.

Esse é um thriller fantástico, e eu não esperava menos. Uma trama que explora a traição, ambição, crueldade, mentiras e segredos. O desenvolvimento é muito bem arquitetado, e todos os personagens têm um papel importante. Eu gostei muito da trama. O livro parece ser enorme, mas as folhas são bem grossas - os livros da Faro Editorial sempre são assim ♥ -, e os capítulos são curtos. Então, se torna uma leitura bastante fluída.

A edição está um espetáculo, a editora sempre tem um carinho enorme com seus livros, e dá gosto de tê-los na estante! Recomendo o livro para quem gosta de um bom thriller.

5 comentários:

  1. Olá!
    Esse livro é um livro incrível. Amo muito livros que há mistério e investigação, esse tem uma premissa que deixa o leitor com água na boca para descobrir os muestrario envolto dele e já quero ler!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  2. Olá! Ainda não tive a oportunidade de ler nada desse autor, mas gostei bastante da sinopse que já aguçou e muito minha curiosidade para descobrir o que aconteceu durante essa cerimônia e quais são as consequências desses fatos. Sem dúvida irá para a minha lista de próximas leituras. Gosto demais quando a história me prende de uma maneira que não conseguirei largar-la enquanto não acabar.

    ResponderExcluir
  3. Oi Andressa!
    Achei o enredo do livro bem original, já vi séries seguindo esse estilo de assassinatos em casamento, mas livro não lembro de ter lido.
    Bardelli é o personagem que mais quero conhecer, todas as resenhas que li me deixaram curiosas sobre ele .. Mais um livro que tô doida pra ler.
    (Ps: lembra um pouquinho a série 'A ilha')
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Andressa!
    Que alegria ver que nesse livro o autor segue a linha de Colega de quarto e traz novamente o Bardelli e o detetive Lyra, pude acompanhaá-los durante a leitura do primeiro livro.
    Gostei de ver que os mistérios continuam e o suspense permanece no decorrer da leitura.
    Já quero!
    “Eu escolho um homem que não duvide de minha coragem, que não me acredite inocente, que tenha a coragem de me tratar como uma mulher.” (Anaïs Nin)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. Nossa, há algum tempo li a resenha desse livro e me interessei muito, porém esqueci de anotar para comprar e logo esqueci do livro. E agora vejo a resenha desse livro maravilhoso, com certeza já esta anotado. Obrigada!

    ResponderExcluir