segunda-feira, 25 de setembro de 2017

[Resenha] Fera

|
Autora: Brie Spangler
Páginas: 384
Editora: Seguinte
Dylan não é como a maior parte dos garotos de quinze anos. Ele é corpulento, tem quase dois metros de altura e tantos pelos no corpo que acabou ganhando o apelido de Fera na escola. Quando ele conhece Jamie, em uma sessão de terapia em grupo para adolescentes, se apaixona quase instantaneamente. Ela é linda, engraçada, inteligente e, ao contrário de todas as pessoas de sua idade, parece não se importar nem um pouco com a aparência dele. O que Dylan não sabe de início, porém, é que Jamie também não é como a maioria das garotas de quinze anos - ela é transgênera, ou seja, se identifica com o gênero feminino, mas foi designada com o sexo masculino ao nascer. Agora Dylan vai ter que decidir entre esconder seus sentimentos por medo do que os outros podem pensar ou enfrentar seus preconceitos e seguir seu coração.


Fera, da autora Brie Spangler, é uma releitura de A Bela e a Fera, mas com um diferencial impactante e importante nos dias de hoje: o universo LGBT é retratado de forma sensível pela personagem Jamie. Além do tema preconceito inserido na trama, temos também a questão do ideal de beleza, e sobre se sentir bem consigo mesmo. Temos dois lados: Dylan que é muito alto e peludo, e que se acha feio, afinal, todos o apelidaram de Fera. E temos Jamie, que é linda e muito autoconfiante, mas, que por ser trans, acaba sofrendo preconceito das pessoas que não entendem seus sentimentos.

Os dois temas são extremamente importantes, e juntos criaram essa incrível história, que é linda e emocionante. Os personagens ganham nossos corações, e mesmo aqueles que ainda são um pouco relutantes no que se refere a identidade de gênero, irão perceber que o mais importante é como nos sentimos, que o corpo e a genética não nos definem completamente. Como é o caso de Jamie. Ela nasceu homem, mas sempre se identificou como mulher. E quando finalmente pode ser 'Jamie', se sentiu muito mais feliz.

Dylan, depois de cair de um telhado, acaba indo parar em um grupo de apoio. É lá que ele conhece Jamie, e os dois acabam se aproximando. A garota o entende como ninguém mais consegue. E não tem medo dele, o mais importante. Ele sabe que seus quase dois metros de altura e ser extremamente peludo pode ser algo assustador, mas também é muito solitário. Dylan encontrou em Jamie uma forma de ser ele mesmo. Mas, após descobrir que ela é trans, acaba tendo uma confusão de sentimentos, e o preconceito das pessoas acaba afetando sua própria opinião.


A atitude de se afastar e de esquecer tudo de bom que passou com Jamie é algo que faz o leitor odiar o personagem, mas ao mesmo tempo, como poderia ele não ter todos esses conflitos internos? Ainda mais quando ele já sofre preconceito por sua fisionomia, ter Jamie ao seu lado talvez piorasse as coisas. Tantos pensamentos passam por sua cabeça, e é difícil julgá-lo, é tudo muito diferente e novo.

Jamie é uma personagem muito admirável. Ela não se importa com o que os outros pensam dela. É corajosa, confiante e divertida. Vê o mundo através de sua câmera fotográfica de forma delicada e peculiar. Eu fiquei muito triste por ela ter que viver em um mundo que não sabe conviver com as diferenças.

Fera é uma leitura encantadora e que todos os jovens deveriam ler. A narrativa da autora nos mostra apenas a visão de Dylan, o que é uma pena, pois eu ia amar ter os sentimentos e pensamentos de Jamie expostos. Se eu não me engano, esse é o primeiro livro que eu leio com um personagem transgênero, e eu gostei bastante do tema. Pretendo ler mais obras do gênero. Recomendo a leitura!

10 comentários:

  1. Que espetacular esta capa!
    Nunca fiz uma leitura em que um dos personagens principais seja trans; e que bacana a ideia da autora em abordar esse tema e ainda fazer uma releitura de um conto dos fadas. Fantástico!
    Compreensível as dúvidas de Dylan, mas espero que ele tenha se entendido e aceitado Jamie do jeito que ela é, assim como ela o aceita.
    Parece uma história maravilhosa, fiquei interessada em ler.
    Concordo que todos os jovens deveriam ler; é importante leituras assim, que mostram que ser diferente é normal, e que aceitação é fundamental.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi,legal a autora criar dois personagens " diferentes ",mas ao mesmo tempo parecidos com os preconceitos que os perseguem.
    As duas situações não são fáceis!
    E até entendo as inseguranças do Dylan.
    Ele sempre sofreu preconceitos por ser alto demais e por ter pêlos em excesso. E será difícil quando souber sobre a Jamie.
    Mas espero que ele aceite e entenda que o que importa é o coração.
    Mas sabemos que a sociedade é cruel. :(

    ResponderExcluir
  3. Adoro livros com a temática LGBT, não culpo o Dylan por se sentir em dúvida depois que descobre que a Jamie é trans, nossa sociedade ainda não tem muito conhecimento sobre pessoas não cis e quando alguém se vê apaixonado por uma pessoa trans, fica na dúvida se ele é gay por gostar de um trans, o que totalmente compreensível visto a falta de informação.
    E no livro zoam o Dylan mas eu ia agradecer por encontrar um homem de quase 2 metros, é super difícil achar um homem que eu me interesse maior que eu, tenho quase 1,80m e preciso de um Dylan na minha vida.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Dessa!
    Esse livro tem recebido muito destaque desde seu anúncio de publicação por aqui e realmente não é a toa. Não bastasse ser uma releitura moderna, o que por si só já atrai muitos leitores, de quebra ainda traz temáticas atuais e igualmente importantes de se discutir. É uma visão diferente do conto de fadas, mas ainda mantendo sua essência e certamente indo além da base e dos padrões mesmo, e os personagens parecem ser mesmo incríveis e fazer justo aos comentários positivos que tenho lido à respeito. Eu só imaginava que a história fosse narrada pela Jamie, só agora descobri que é tudo na visão do Dylan, chato mesmo quando a gente quer ir além do protagonista e focar em outro também, ainda mais alguém que certamente teria muito a falar e fazer refletir na história, mas que bom que, de qualquer forma, isso não apagou o brilho original da história como um todo. Resenha incrível de novo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Esse livro realmente é maravilhosa. Mostrou uma historia, um reencontro de a bela e a fera de uma maneira moderna, onde há uma sociedade bastante critica, que só querem aquilo que possa encaixa em um padrão de beleza. Amei cada personagem, tem personalidade muito unica, principalmente a Jamie que pensa de forma única, onde não importa o que os outros pensa, só quer apenas ser feliz, já o Dylan tem uma personalidade bem diferente dela, já que sofre preconceito por ser dessa maneira e também achei um pouco errado ele pensa mal da Jamie, acho que os dois juntos poderiam ajudar um ao outro. Eu estou desejando ler esse livro, conhecer mais sobre os personagens.

    ResponderExcluir
  6. Oi.
    Eu estou encantada com essa premissa Eu também não me lembro de ter lido um livro ao qual os personagens são transgêneros ou qualquer coisa do tipo mas enfim eu curti bastante os personagens e concordo com você não dá para ajudá-lo em ter pensado em se afastar já que na sociedade em que vivemos ainda há muito preconceito com o gênero LGBT Esse é o livro que eu sei que vai me conquistar nas primeiras páginas e eu não vejo a hora de ler.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Eu não conhecia o enredo do livro e me surpreendi por descobrir sobre o que se trata.
    Acho fundamental ter vários livros abordando o tema LGBT e fico feliz em saber que cada vez mais eu vejo autores apostando neste gênero.

    ResponderExcluir
  8. Oi Andressa,
    Quando Fera foi lançado não sabia que era uma releitura do clássico da Disney, mas como gosto de releituras, ao ter essa informação fiquei, ainda mais, interessada no livro. Os temas que a autora aborda na trama são tão reais que me senti tocada só em ler a sinopse. Dylan tem uma imagem ruim de si mesmo e até entendo ele, pois o preconceito mexe com o psicológico e emocional de qualquer pessoa, mas não concordo com sua forma de lidar com isso. Fiquei curiosa com a história de Jamie e gostaria que a autora tivesse escrito alguns capítulos do ponto de vista da personagem, isso seria importante para a trama e para os leitores.

    ResponderExcluir
  9. Olá, gostei dos temas que a autora trás na trama são tão reais que me senti emocionada só em ler a sinopse. Dylan tem uma imagem ruim de si mesmo e até entendo ele, pois o preconceito mexe com o psicológico e emocional de qualquer, mas não concordo com sua forma de lidar com isso. Gostei de sua resenha e espero ler esse livro em breve, pois gostei muito do tema.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Já li sobre esse livro e achei bem legal a ideia da autora de tratar sobre os temas apresentados no livro.
    Acho importante mais livros com personagens trans para abrir mais a mente das pessoas e tentar diminuir o preconceito.
    Depois de ler sua resenha eu tbm achei que seria legal a autora mostrar o ponto de vista da estória através da Jamie
    Esse livro está na minha lista.

    ResponderExcluir