domingo, 17 de setembro de 2017

[Resenha] Dumplin'

|
Autora: Julie Murphy
Páginas: 336
Editora: Valentina
Especialmente para os fãs de John Green e Rainbow Rowell, apresentamos uma destemida heroína e sua inesquecível história sobre empoderamento feminino, bullying, relação mãe e filha, e a busca da autoaceitação. Sob um céu estrelado e ao som de Dolly Parton, questões como o primeiro beijo, a melhor amiga, a perda de alguém que amamos demais e “estou acima do peso e ninguém tem nada com isso” fazem de Dumplin’ um sucesso que mexerá com o seu coração. Para sempre. Gorda assumida, Willowdean Dickson (apelidada de Dumplin’ pela mãe, uma ex-miss) convive bem com o próprio corpo. Na companhia da melhor amiga, Ellen, uma beldade tipicamente americana, as coisas sempre deram certo... até Will arrumar um emprego numa lanchonete de fast-food. Lá, ela conhece Bo, o Garoto da Escola Particular... e ele é tudo de bom. Will não fica surpresa quando se sente atraída por Bo. Mas leva um tremendo susto quando descobre que a atração é recíproca. Ao contrário do que se imaginava – a relação com Bo aumentaria ainda mais a sua autoestima –, Will começa a duvidar de si mesma e temer a reação dos colegas da escola. É então que decide recuperar a autoconfiança fazendo a coisa mais surreal que consegue imaginar: inscreve-se no Concurso Miss Jovem Flor do Texas – junto com três amigas totalmente fora do padrão –, para mostrar ao mundo que merece pisar naquele palco tanto quanto qualquer magricela.

Dumplin', da autora Julie Murphy, é uma obra que tenho lido diversos comentários positivos. Eu acabei ficando bastante curiosa para conhecer a trama, principalmente por saber que a protagonista é gorda. Como é difícil achar livros com personagens que não são magras! Ou será que eu que estou lendo os livros errados?! E o que mais me interessou na trama foi saber que Will é gorda e se aceita dessa forma! Alô, sociedade, vamos ler esse livro correndo! Apesar de sofrer com comentários maldosos, a garota não se importa com o que pensam. Ela é muito feliz do jeito que é. A delicadeza do enredo é impressionante. A autora nos trouxe uma personagem forte, mas que como qualquer ser humano, possui alguns momentos de insegurança. Mas, garanto que a primeira coisa que você vai pensar de Will é: ela arrasa!

Willowdean, ou Dumplin' - como é chamada pela mãe -, é apaixonada por seu colega de trabalho Bo. Porém, esse pensamento fica entranhado em seu coração, afinal, ela é convicta de que um cara como ele nunca iria querer nada com ela. Apesar de se aceitar, ela entende o padrão de beleza imposto por todos. Porém, ela descobre que na verdade ele também gosta dela. Ter esse sentimento retribuído, algo inesperado, a deixa insegura sobre si mesma e sobre o que as pessoas irão pensar. 

A garota confiante acaba que tendo sentimentos controversos. Bo em seu mundinho a deixou deslocada. E depois de alguns dramas entre os dois, ela precisa recuperar sua força e mostrar para todos que ela se encaixa na sociedade independente do seu corpo. Ela, e mais três amigas, se inscrevem em um concurso de beleza. Um concurso que sua mãe já ganhou quando era nova. E ela não fica muito feliz por a filha querer participar.


As amigas são tão fora do padrão quanto Dumplin, mas elas querem mostrar que para ser bonita, não necessariamente precisa ser magra. Ou ter dentes perfeitos. Dumplin' é uma leitura que nos faz refletir bastante. Precisamos muito ser mais como a personagem: não nos importar com as aparências. Não tentar seguir um ideal de beleza que muitas vezes é impossível. Eu sei que é mais fácil falar do que fazer, mas essa leitura serve muito para entender que precisamos nos aceitar do jeito que somos. E ok se você quer mudar algo em si mesmo, mas faça isso porque você se sente bem assim, e não pelos outros.

O relacionamento de Dumplin e Bo é algo tão leve, e ao mesmo tempo conturbado, ficamos torcendo por um final feliz. Apesar do drama que houve entre os dois, e algumas atitudes meio babacas de Bo, é impossível não se encantar com ele, que entende que as pessoas são muito mais do que a aparência. E ele seria idiota se não percebesse isso, pois Willowdean é uma garota maravilhosa, divertida e amiga. É aquela pessoa que você quer por perto, só para ver se consegue um pouco de sua confiança.

A leitura é bastante fluída, a escrita da autora é envolvente, e a trama em si nos cativa de diversas formas. Eu amei o enredo! Esse é um livro que todos precisam ler, sério mesmo. Algumas situações retratadas no livro - bullying e preconceito -, infelizmente, acontecem bastante. E, eu sinceramente não entendo como as pessoas podem tentar colocar as outras para baixo desta forma. O que ela ganham? 

A capa está muito bonita, a edição toda está bastante caprichada. Esse é aquele livro que daqui a alguns anos vou reler, só para matar a saudade de Dumplin. Recomendo a leitura.

26 comentários:

  1. Oi,tenho lido muitos comentários assim como os seus , sobre esse livro.Muito positivos!:)

    É muito bom ler livros assim que nos fazem questionar o que há de errado em não seguir os padrões impostos pelos outros. E melhor!
    Nos faz pensar que não devemos nos sentir inferiores por não ser perfeita.
    E quem é?

    E mesmo sem ler o livro,já gostei bastante da Bo. Ela sabe se valorizar,se posicionar.
    E olha que é difícil!

    Espero poder conhecer essa história em breve.
    E me encantar com à leitura. 😍

    ResponderExcluir
  2. Aaah, estou desejando este livro! 😍
    O que dizer de Dumplin que nem conheço mas já sinto um amor imenso?
    A autora acertou em cheio quando criou Will e toda a história. É aquele tipo de livro que todos, principalmente as jovens que estão na fase de transição, precisam ler. (E eu quero muuuiito ler)
    Tão importante mostrar que somos muito mais do que um padrão. Que o padrão existente no mundo não nos representa.
    Eu não sou gordinha, mas também não me encaixo no padrão. E ter essa aceitação que Will tem nem sempre é fácil.
    Sinto uma admiração imensa pela Julie, só pelos comentários que leio sobre Dumplin já sei que é maravilhoso.
    E que lindo encontrar alguém que nos ama além da aparência.
    Amei a resenha!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Estou desejando tanto esse livro que você nem imagina, ainda mais por abordar um assunto do nosso cotidiano que de certa forma é certo preconceituoso e sei que esse livro tem muito a me revelar e emocionar, ótima resenha e dica anotada.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Oi Andressa,
    Dumplin trás uma protagonista que se aceita e quer que os outros a vejam como uma pessoa normal, uma garota que pode fazer o que quiser e isto é o que mais me atrai para fazer esta leitura. Ela ser confiante consigo mesma é uma atitude que muitas adolescentes adorariam ter, pois viver em uma sociedade que definiu um padrão de beleza onde só as magras se encaixam não é nada fácil. Por isso, todos os problemas abordados, deste coisas íntimas até os problemas com a mãe ou com garotos são tão reais que tenho certeza, muitos leitores (inclusive eu), irão se identificar.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Andressa!
    Ouvi tanto falar desse livro que estou muito curiosa!!! Acho maravilhoso esse livro trazer uma protagonista gordinha e muito bem resolvida. o/ Em breve lerei o livro com certeza!
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Dessa!
    Já tava de olho nesse livro antes de sair por aqui, então claro que agora, com ele aqui no Brasil, estou ainda mais. E se já estava curiosa, sua resenha só me deixou mais animada por lê-lo! Definitivamente precisamos de livros com personagens assim, que falem sobre a beleza real dentro de cada um, e que mesmo por fora cada um é lindo ao seu jeito. A temática do concurso desenvolvido na história foi ainda mais legal, espero poder conferir ainda esse ano e conhecer e mesmo me identificar com essa protagonista que parece tão incrível! <3 Por mais representatividade assim, mundo! Obrigada, de nada, rs.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oiii tudo bem??

    Conheci esse livro da divulgação que a valentina fez em cima dele. Juro que a capa não me chamou atenção.
    Mas o enredo acabou me cativando. E fico feliz que tenha gostado, pois sua resenha so me animou mais ainda a ler.
    Adorei a resenha. Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  8. Eu nunca tinha lido uma resenha sobre o livro, então não sabia sobre o que a história se tratava.

    É muito importante cada vez mais os autores focarem em livro deste estilo, que abordem temas. Apesar deste livro ter me parecido ser mais leve e descontraído.

    ResponderExcluir
  9. Não li Dumplim ainda, mas quero, principalmente pela reflexão que o livro trás, tirando as pessoas desta zona de perfeição que a mídia insiste em nos colocar.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  10. Olá, acho muito legal ver livros com protagonistas que mostram que ninguém precisa estar dentro dos padrões impostos pela sociedade para se sentir bem e feliz. Pretendo ler e descobrir o que vai acontecer entre ela e Bo. Confesso que a capa não chamou muita atenção e em minha opinião um pouco feinha. Mas tirando esse pequeno detalhe, entrou pra minha lista de desejos (que cresce cada vez mais haha),
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Oiee Andressa ^^
    Esse livro é apaixonante mesmo, né? Eu também li pouquíssimos livros cujas protagonistas são gordas, um pouco difícil de achar personagens que "fogem dos padrões", né? Fiquei encantada com a história desse livro, principalmente ao ver as meninas se unindo à Dumplin' para participar do concurso e o final. Gostei muito!
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  12. Empoderamento feminino, bullying, relações familiares, e a busca da autoaceitação são temas bastante atuais, só por isso o livro já ganha lá os seus pontinhos. Mas por trazer à tona a discussão sobre os padrões pré-estabelecidos, e a aceitação das diferenças, ele ganha de vez o meu coração. Adorei a premissa da obra, não conhecia, mas estou querendo ler. Dica anotada!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  13. Essa capa definitivamente nao me chama a atenção mas a tematica é tão boa e a escrita dessa autora parece ser tão fantastica! Adorei poder conferir um pouquinho mais da história através da sua resenha, espero poder tirar minhas próprias conclusões em breve.

    ResponderExcluir
  14. Andresa!
    Difícil viver dentro dos padrões que a sociedade impõe, principalmente na adolescência.
    Gostei de ver que Will e suas amigas querem apenas mostrar que são 'normais' que não são diferentes das outras adolescentes e achei demais a ousadia dela em querer participar de um concurso de beleza.
    E que mãe é essa, hein? Vixe! E porque tentava fazer o melhor, avalie se não...
    Tão bom quando nos identificamos com um enredo, né?
    Desejo um final de semana maravilhoso!!
    “O primeiro passo para a cura é saber qual é a doença.” (Provérbio Latino)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE SETEMBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Já havia lido bastante comentários positivos sobre esse livro, só não tive a oportunidade de ler ainda.
    A personagem me pareceu bem carismática, e posso arriscar dizer que bem forte também, porque aceitar as críticas das pessoas não é fácil.
    Concordo com você. O que elas ganham com isso?
    Enfim, espero em breve poder estar acompanhando essa leitura.

    ResponderExcluir
  16. Acho que o tema é extremamente pertinente para que um numero maior de meninas parecidas com a protagonista se identifiquem mais. Amei sua resenha e já quero ler.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Eu estou muito curiosa para ler este livro. Além de ter visto diversos elogios para a obra, acho o tema importantíssimo.
    É tão triste ver que a nossa sociedade ainda tem tantos padrões e rótulos, e que quem não se enquadra neles acaba sofrendo com o bullying e o preconceito. Então, acho muito legal ver uma protagonista tão representativa e tenho certeza que é uma personagem inspiradora e que conquistaria a minha admiração.
    Adorei ler sua resenha e fiquei ainda mais curiosa para conferir este livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Esse livro parece ser muito amorzinho, realmente não leio muitos livros em que a protagonista é gorda, no momento pelo menos, não me recordo de nenhum, achei super legal a Dumplin se aceitar do jeito que é mesmo sendo fora do padrão que nos é imposto, afinal, mesmo dizendo que não nos importamos se a pessoa é gorda ou magra, a grande maioria não quer ser gorda, enfim, quero muito ler esse livro pois até agora todas as resenhas que vi dele foram super positivas.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Oi Andressa.
    Eu adoro livros que fogem um pouco dos padrões e personagens também o fato de que ela está fora dos padrões impostos pela sociedade se aceita como é já ganhou meu coração eu fiquei um pouco triste em saber que tem drama no relacionamento deles mas faz parte, a edição parece ser linda, em especial essa capa.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Já li resenhas desse livro e sempre me agradaram muito a forma de falar sobre ele e a opinião. Gostei muito de sua resenha e a forma que falou sobre as aparência, o padrão que a sociedade empoem sobre todos. O livro será bastante refletivo nesse quesito e mostra que todo mundo pode ser aceito da forma que é. Amei muito a personalidade da personagem, mostrou ser super fofa e já estou desejando ler!

    ResponderExcluir
  21. Olá,

    Estou MUITO curiosa em relação a esse livro. Livro com personagem gorda (coisa raríssima) já é o suficiente para me fazer querer ler, mas, todos os comentários que li até agora sobre esse livro são sensacionais!! Saber que a história é fluída só me deixa mais empolgada para essa leitura.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Olá!!
    Já li várias resenhas sobre esse livro e acho super importante a discussão que ele traz.
    Precisamos falar sobre preconceito, sobre bullying, sobre padrões e sobre nos aceitar como somos!
    Com certeza esse já está na minha listinha.
    Um beijoo

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  23. Já li críticas positivas sobre esse livro e fiquei curiosa para ler.
    Uma das coisas que me chamou atenção sobre o livro é o fato a protagonista não se encaixar no esteriótipos impostos pela sociedade e eu acho isso muito importante no livro.
    Tbm gostei da capa.
    Ainda não li, mas espero ler em breve.

    ResponderExcluir
  24. Ganhei esse livro recentemente e estou super ansiosa para lê-lo. Eu também não sei como algumas pessoas sentem prazer em colocar os outros pra baixo, sabe? Quando eu era adolescente sofri muito, pois fui uma adolescente acima do peso e era muito zoada. Acho muito importante haver livros assim, pois representatividade é essencial.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  25. Ganhei esse livro recentemente e estou super ansiosa para lê-lo. Eu também não sei como algumas pessoas sentem prazer em colocar os outros pra baixo, sabe? Quando eu era adolescente sofri muito, pois fui uma adolescente acima do peso e era muito zoada. Acho muito importante haver livros assim, pois representatividade é essencial.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  26. Oi, tudo bem?
    Assim como você eu tenho lido ótimos comentários sobre esse livro e o mesmo tem uma premissa tão bacana que eu quero muito ler ele, mas ainda não tive oportunidade. Bom, realmente é difícil encontrar livros com protagonistas mais "gordinhas" ou fora dos padrões, né? E essa coisa da protagonista ser assim e se aceitar dessa forma foi o que mais chamou a minha atenção no livro, pois imagino que a história seja cheia de mensagens de amor próprio e isso é algo maravilhoso. Enfim, imagino que seja uma grande leitura mesmo, não vejo a hora de fazer.

    Beijos :*

    ResponderExcluir