domingo, 24 de setembro de 2017

[Resenha] O homem mais inteligente da história

|
Autor: Augusto Cury
Páginas: 272
Editora: Sextante
O homem mais inteligente da história é fruto de 15 anos de estudos e pesquisas. Considerado por Augusto Cury a obra mais importante de sua carreira, este é o primeiro volume de uma coleção que vai abalar nossas convicções e transformar nossa visão do personagem que julgávamos conhecer tão bem.
Psicólogo e pesquisador, Dr. Marco Polo desenvolveu uma teoria inédita sobre o funcionamento da mente e a gestão da emoção. Após sofrer uma terrível perda pessoal, ele vai a Jerusalém participar de um ciclo de conferências na ONU e é confrontado com uma pergunta surpreendente: Jesus sabia gerenciar a própria mente?
Ateu convicto, Marco Polo responde que ciência e religião não se misturam. No entanto, instigado pelo tema, decide analisar a inteligência de Cristo à luz das ciências humanas. Ele esperava encontrar um homem simplório, com poucos recursos emocionais. Mas ao mergulhar na inquietante biografia de Jesus presente no Livro de Lucas, suas crenças vão sendo pouco a pouco colocadas em xeque.
Para empreender essa incrível jornada, Marco Polo vai contar com uma mesa-redonda composta por dois brilhantes teólogos, um renomado neurocirurgião e sua assistente, a psiquiatra Sofia. Juntos, eles irão decifrar os sentidos ocultos em um dos textos mais famosos do Novo Testamento.
Os debates são transmitidos via internet e cativam espectadores em todo o mundo - mas nem todos estão preparados para ver Jesus sob uma ótica tão revolucionária. Agora os intelectuais terão que lidar com seus próprios fantasmas emocionais e encarar perigos que jamais imaginaram enfrentar.

Meus sentimentos com relação a este autor são conflitantes, já li O colecionador de lágrimas e O vendedor de sonhos. Gostei muito do primeiro, mas não gostei tanto do segundo, provavelmente não estava com o estado de espirito adequado para a leitura. Então não tinha muitas expectativas além da indicação de uma amiga que é fã do autor e que gostou muito do livro. E posso dizer com segurança que fiquei muito surpresa positivamente.

O livro vai fazer uma análise profunda do livro bíblico de Lucas para avaliar sobre uma perspectiva psico e sociológica a vida do homem Jesus, não do personagem religioso que ele representa. Apesar dessa profundidade da qual o texto trata, tudo é feito através da ficção, o que não torna o texto cansativo. O protagonista é Marco Polo, um psiquiatra internacionalmente famoso e ateu. E mesmo com seus próprios problemas pessoais, depois de algumas insistências ele decide fazer uma mesa redonda com um amigo também ateu e doutor em neurociência e dois religiosos, um teólogo do Vaticano e um doutor em teologia por Harvard para estudar e debater a mente de Jesus.

Desculpe-me doutor Alberto. Não me sinto honrado em estudar o evangelho de São Lucas, mas do homem Lucas, com suas possíveis loucuras e sanidades, sua serenidade e superficialidade.(…) Vamos debater Jesus sob o manto da psicologia, da sociologia e psicopedagogia.

Sempre que leio um livro ficcional baseado em algum livro ou personagem bíblico, acabo lendo também o trecho da bíblia a qual o texto trata, e com este livro não foi diferente. E a parte interessante é que essa análise nos faz ver os textos sob uma perspectiva mais profunda do que veríamos sem esse estudo. Normalmente os textos da bíblia para mim são apenas uma narração de fatos históricos, mas o autor incrivelmente relacionou cada fato com a situação politica e sociológica do período estudado, dando uma base maior para debater com propriedade cada situação descrita.

Mas reafirmo: ao analisar o psiquismo de Jesus, esperava encontrar alguém frágil, previsível, comum, sem atitudes ímpares, com uma emoção sem brilho e um intelecto tosco, mas nunca me senti embasbacado diante de uma inteligencia tão complexa e, ao mesmo tempo, nunca fui tão desafiado a me autoconhecer e construir novas ideias.

A questão é que este não é um livro único, segundo a editora Sextante o autor está produzindo uma coleção de livros para dar seguimento a toda análise de Jesus, enquanto o site oficial do autor informa que irá se tratar de uma trilogia, o segundo livro O sermão da Montanha deve ser publicado ainda este ano. 

Acredito que minha opinião fique clara durante a leitura de toda a resenha, mas concluindo o raciocínio, esse livro interessantíssimo consegue nos fazer enxergar a bíblia por outro ângulo, mais humano e menos religioso, como costumava me parecer. E a indicação desse texto é até mesmo para quem não se apóia em nenhuma religião ou não tem uma crença definida, você pode acreditar, mas vai sair no mínimo um pouco mais conhecedor da bíblia depois dessa leitura.

10 comentários:

  1. Já li dois livros do Cury; ele aborda temas bem interessantes, com uma boa escrita, mas não consigo gostar muito.
    Esse trabalho dele parece bem legal. Mostrar o lado humano, um outro ponto de vista da Bíblia, é algo interessante.
    Sou católica, e meio que sem querer ficamos só na parte religiosa, sem nos apegar quem foram aquelas pessoas que tem uma importância pra nós hoje em dia.
    Gostei bastantes dessa indicação.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Não costumo ler livros que tenham alguma relação com religião, nunca li a Bíblia nem nada parecido então não possuo nenhuma base, provavelmente se eu fosse ler esse livro, ficaria confusa em várias partes e por ser um tema que não me interessa muito, não iria atrás para entender, mas para quem gosta de livros do gênero, parece ser um livro muito bom.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi.
    Religião é um assunto muito delicado para mim por isso evito ler livros e coisas que falei sobre o assunto porém achei interessante a ideia de passar uma visão mais humana da Bíblia sem toda aquela coisa de crença e fé, eu não sei se leria, porém como comentei anteriormente a ideia é interessante.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Oi,gostei dessa ideia do autor de tentar mostrar as ideologias de Jesus,sob um ponto de vista diferente.
    E espero que ele tenha conseguido escrever um livro de forma respeitosa .
    Não digo levando para o lado religioso,mas que tenha dado leveza ao homem que Jesus foi.
    Não conheço a bíblia,e tão pouco frequento igrejas ou templos.
    Mas respeito o que Jesus pregou. E gostaria de ler o livro.
    Como as meninas disseram,conhecer o lado humano da história contada,é interessante!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ana!
    Só vejo comentários por alto sobre Augusto Cury, já que nenhum livro dele chegou a me interessar para lê-lo - o estilo de história dele, aliás, está bem longe do que costumo ler, então por si só já costumo não me atentar a nada do autor.
    Tomando conhecimento desse livro agora e sua relação como análise do livro de Lucas na Bíblia, foi uma premissa que me pegou de surpresa agora, mas que sinceramente, como cristã, espero que tenha sido tratada, acima de tudo, com respeito por Jesus e tudo que sua história engloba. Muito bom da sua parte, inclusive, ler o livro na Bíblia enquanto lia este.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Não li nada desse autor mas sei que ele é bem incrível com suas obras. Religião é um assunto muito delicado para ser contada em livros, apesar que muitos que segue a igreja irá interpretar mal, porém percebo que o autor soube fazer uma ficção bastante maravilhosa sobre esses temas e teve bastante cuidado com isso, eu não sei se leria porque não é um gênero de leitura para mim, mas quem sabe mais a frente eu arrisque.

    ResponderExcluir
  7. Eu ouço bastante comentarios negativos sobre este autor, mas confesso que sempre quis dar alguma chance para os livros dele.
    Este me pareceu interessante, pois me interessei pelo enredo. Não sou muito religiosa, mas fiquei com uma pitada de curiosidade, ainda mais por ter uma perspectiva psicológica.

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Não sou de ler nenhum livro que contenha alguma religião, pois eu não sigo nenhuma. Então em minha opinião não é um livro que leria, mas sua resenha está boa.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oi Ana,
    Eu até tenho curiosidade em ler alguma obra de Augusto Cury (pois o autor é muito renomado no ramo literário), mas acredito que não é uma leitura fácil e exige um pouco mais de atenção para compreender o que o autor quer passar. O homem mais inteligente da história trás uma análise muito interessante sobre Jesus, pois eu (assim como a maioria das pessoas) se esquece que antes de ser o nosso salvador Ele foi um homem e viveu na terra como um. Não vou dizer que fiquei com vontade ler o livro, mas não o descartarei. Na verdade irei atrás de outro título do autor antes de me aventurar em um enredo mais complexo.

    ResponderExcluir
  10. Sempre leio críticas positivas sobre esse autor, mas nunca tive curiosidade de ler os seu livros.
    Não gosto muito de ler livros com temas religiosos e com certeza vou pular esse tbm.
    Mesmo depois de ler a sua resenha ainda não tenho interesse de dar uma chance pro autor.

    ResponderExcluir