sábado, 19 de abril de 2014

[Resenha] Um estudo em vermelho

|
Autor: Sir Arthur Conan Doyle
O sucesso da série Sherlock, da BBC, apresentou o lendário detetive de Arthur Conan Doyle a uma nova geração de fãs. O episódio de estreia da série foi inspirado na primeira história de Sherlock Holmes, Um Estudo em Vermelho, e esta edição, com introdução do cocriador da série, Steven Moffat, mostra aos fãs como tudo começou.
Um Estudo em Vermelho é uma poderosa história de assassinato, suspense, pistas enigmáticas, rastros falsos e vingança. Aqui, o leitor irá conhecer os lendários personagens Sherlock Holmes, Dr. Watson e o agente Lestrade, quando eles se unem pela primeira vez para perseguir um misterioso assassino que perambula pelas ruas de Londres.



Estava ansiosa para começar a leitura deste livro desde que o recebi, nunca li nada referente a Sherlock Holmes e a curiosidade de conhecer esse famoso detetive era enorme, e no fim, me surpreendi com a história e narrativa do autor. Estou acostumada com livros do gênero com mais ação e suspense, no entanto, Um estudo em vermelho é focado mais na genialidade. Sherlock Holmes é um homem muito inteligente, perspicaz e egocêntrico. Pode não ser o tipo de personagem que faz você morrer de amores por ser tão arrogante, mas não há como não admirar seu raciocínio rápido e sarcasmo (em vários momentos ele me lembrou o Sheldon, de TBBT).

- Mais uma coisa, Lestrade. - acrescentou, virando-se ao chegar à porta: - "Rache" significa "vingança" em alemão; portanto, não perca seu tempo procurando a Srta. Rachel.
E com esse golpe de misericórdia, se retirou, deixando os dois rivais boquiabertos para trás.

Esse primeiro livro nos apresenta também Dr. Watson, o grande companheiro de Holmes. A história é narrada pelo próprio doutor e detalha como ele conheceu o detetive e como foi acompanhar o desvendamento de um crime. A trama se divide em duas partes: A primeira narra esse encontro e também a solução do crime através de várias pistas e mistérios que só Holmes parece conseguir desvendar. Chegamos ao final dessa primeira parte sabendo quem é o assassino e é então que vamos para a segunda...

Há uma narrativa paralela, passada anos antes do crime em questão, onde o autor nos apresenta a história do assassino e o que o levou a cometer tal ato. Apesar de parecer muito fora de ordem, eu gostei bastante do estilo do autor. Porém, talvez isso que fez a história não ser tão cheia de ação, mas, em nenhum momento a leitura foi cansativa. Eu achei essa segunda parte muito boa mesmo! Conhecemos personagens novos em uma trama envolvente, nem parecia que estava lendo o mesmo livro.

Gostei muito do meu primeiro contato com esse personagem tão marcante que é Sherlock Holmes, mas ainda não sei se ele ou o Dr. Watson é meu preferido, rsrs. Confesso que esperava um pouquinho mais, mas talvez o motivo foi por o livro ser curtinho. O crime logo é desvendado e talvez isso que faça perder o encanto. Estou ansiosa para o segundo livro, ele é maior, então espero que a história não passe tão rápido.

Preciso dizer também que a edição da editora está linda! As folhas e fonte deixam a leitura muito agradável, e o legal é que a capa é a do seriado! *-*

29 comentários:

  1. Oi Dessa, tudo bom?
    Eu já li um livro do Sherlock, mas tem muito tempo e quero voltar a ler essas histórias. Gosto muito dos livros do gênero e como você disse o que mais chama a atenção é a inteligência desse personagem.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Quem gostava muito do Sherlock era meu pai mas ele assistia muitos filmes então acabei me viciando também em histórias com mistérios. Gostei de saber que neste livro podemos ler como foi o encontro do Sherlock com o Dr. Watson. O fato de ser uma história curta talvez seja para aguçar a curiosidade do leitor para o próximo livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, e o autor conseguiu aguçar mesmo a curiosidade. rsrs
      Adorei esse encontro dos dois.

      Excluir
  3. Eu já li alguns livros do escritor há muitos anos atrás, mas só voltei a querer lê-los por causa da série a BBC *---* Adorei a resenha!
    Beijos,K.
    Girl Spoiled
    http://girlspoiled.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Sherlock é um clássico gente ! *-*
    Amo esse gênero , é simplesmente fantástico <3
    bj, dréa

    ResponderExcluir
  5. Adorei esse livro quando li,
    embora o caso tenha sido desvendado logo, tivemos um bonus que conta a motivação que
    levou ao crime, que me comoveu bastante por sinal.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a forma como o autor colocou o crime foi espetacular!

      Excluir
  6. Nunca li nada de Sherlock Holmes, mas assisti filmes baseados nas histórias dele e acho muito legal, talvez esse livro me dẽ um tcham que falta para eu me enveredar nos mistérios e desvendar os segredos deste personagem tão amado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, se você curte os filmes vai adorar o livro então!

      Excluir
  7. Ja li algumas historias do Sherlock Holmes, gostei muito tbm, adoro esse estilo, e ja vi os filmes que foram lançados e são ótimos tbm, a série ainda nao vi vou procurar a série aqui tbm, deve ser muito boa :D

    ResponderExcluir
  8. A capa, sem dúvida, é muito bonita mesmo! Estou com um livro para ler do Homes, mas estou guardando ele ainda, tem mais de 1500 páginas e, apesar de eu amar livros grossos, não tenho certeza se meu tempo deixará que eu leia em paz.

    Beijos, Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, 1500? Que horror. Eu não teria coragem! hahaha

      Excluir
  9. Oi Dessa, achei o livro super interessante, e fiquei curiosa para saber mais sobre ele, porém ando atolada de livros, então acho que ele vai ficar para quem sabe um dia, gostei muito da sua resenha.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, quando der leia! Ele é fininho, em um dia você acaba!:D

      Excluir
  10. Adoro o Holmes. Mas o único contato que tive com esse personagem foi através dos filmes que eu amo! Sou louca para ler os livros, mas nunca tive coragem de pega-los para ler.
    O fato do assassino ser revelado logo no começo pode tirar um pouco da graça do livro. Onde fica o elemento surpresa!? Mas se eu tiver a oportunidade, lerei sim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os filmes são muito bons mesmo! < 3
      Ah, pode tirar o elemento surpresa, mas continua genial! rs

      Excluir
  11. Sempre quis muito ler qualquer livro de Sherlock e depois dessa sua resenha, quero ainda mais! Eu já vi os filmes e adorei! E acho que os livros devem ser bem melhores que o filme.
    O livro já entrou na minha listinha, espero lê-lo logo *u*
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia mesmo, o livro é ótimo. Espero começar logo o segundo. *O*

      Excluir
  12. Eu morro de vontade de ler algum livro do Sherlock, pois já vi um filme e fiquei babando, já que ele desvenda os mistérios de forma incrível.
    Eu vi umas fotos do livro por dentro e fiquei babando, de tanto que ele é bem trabalhado. Acredito que quem é fã da série fica babando, e quem ainda não conhece se apaixona :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se apaixona mesma. Edição e trama excelentes, viu? *O*

      Excluir
  13. Olá Dessa
    Também nunca li nada de Sherlock Holmes, só conheço sua história através de filmes...
    Pelo que escreveu a história parece ser instigante e tem um detalhe que adoro, personagem sarcástico...hehehehe
    Adorei a premissa.
    Beijos
    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  14. Já vi muitos filmes do Sherlock Holmes e sempre admirei genialidade em resolver os casos. Tenho muita curiosidade em ler um livro sobre ele. Também não sabia sobre a série, vou procurar pra assistir.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  15. Sou fã de Sherlock Holmes. Li vários livros desse grande detetive.
    Filme só vi um e não gostei!
    Esse livro já li e super recomendo.

    ResponderExcluir
  16. Também nunca li nada com o detetive Sherlock Holmes e este policial parece ser bem diferente de tudo que já li, por ser focado na genialidade, como você comentou. Achei o enredo bem interessante e fiquei curiosa para conhecer Holmes e acompanhar os mistérios serem desvendados. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que bom saber. Assim que tiver oportunidade então compre essa edição, está linda!

      Excluir