terça-feira, 30 de abril de 2019

[Resenha] Naomi & Ely e a lista do não-beijo

|
Autores: David Levithan e Rachel Cohn
Páginas: 256
Editora: Galera Record
A quintessência menina-gosta-de-menino-que-gosta-de-meninos. Uma análise bem-humorada sobre relacionamentos. Naomi e Ely são amigos inseparáveis desde pequenos. Naomi ama Ely e está apaixonada por ele. Já o garoto, ama a amiga, mas prefere estar apaixonado, bem, por garotos. Para preservar a amizade, criam a lista do não-beijo — a relação de caras que nenhum dos dois pode beijar em hipótese alguma. A lista do não-beijo protege a amizade e assegura que nada vá abalar as estruturas da fundação Naomi & Ely. Até que... Ely beija o namorado de Naomi. E quando há amor, amizade e traição envolvidos, a reconciliação pode ser dolorosa e, claro, muito dramática.




Naomi & Ely e a lista do não-beijo, do David Levithan e Rachel Cohn, é um livro que eu queria ler há muito tempo. E finalmente consegui fazer isso. Porém, confesso que eu acabei um pouco decepcionada com a leitura. Eu ADORO esses dois autores, mas essa combinação não ficou muito boa. Na verdade, eu não consegui me envolver muito com os personagens principais.

Essa premissa de a garota gostar do melhor amigo e ele ser gay é bem fofinha, e um pouco trágica, porém, conforme fui avançando na leitura eu só pensava em quanto esses dois personagens eram egocêntricos e nem um pouco cativantes. A tal lista do não-beijo que os dois criam para não brigarem por gostar de um mesmo garoto é bem divertida, mas acaba ficando em segundo plano com todo o drama que envolve esses dois amigos.

Ely beijar o namorado de Naomi foi realmente absurdo, e eu concordei com ela cem por certo de ficar chateada com isso. Mas, ao mesmo tempo, esse negócio de garoto hétero descobrir que gosta de garotos foi bem fofo e fiquei ansiosa para saber como isso ia se desenrolar.


Então, sim, algumas partes foram envolventes, e essa foi uma leitura bem leve e rápida, porém, eu esperava mais. Esse é um livro que fala sobre dramas adolescentes de forma divertida e leve. Também fala sobre amizades, romance e descobertas. O ponto alto do livro foi o final, que não termina exatamente como os de filme adolescente (com final feliz), mas de forma satisfatória e coerente com o que precisamos para deixar a nossa vida mais leve.

A narrativa é bem fluída, a escrita dos autores é maravilhosa, apenas a história em si - e principalmente os personagens - que acabaram não me empolgando muito. Agora eu vou procurar o filme para assistir, pois estou curiosa para saber se a adaptação consegue ser mais envolvente.

7 comentários:

  1. ainda nao conhecia o livro, mas como tbm gosto dos autores fiquei bem curiosa com essa leitura

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Eu já conhecia a história por causa do filme que inclusive sou apaixonada. Rs.. não conheço os autores da obra mas agora fiquei curiosa em conhecer.
    Parabéns pela resenha!!

    ResponderExcluir
  3. Oii, tudo bem?

    Aaah, eu gosto bastante dos dois autores, mas confesso que não curti muito a premissa do livro. E eu também daria total razão para a Naomi por ter ficado chateada com o Ely. Que pena que você não conseguiu se conectar com os personagens.

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  4. Eu não conhecia a obra, mas parece que ela tem muitas surpesas no decorrer de sua leitura. É um livro que vai prometer. Excelente dica,

    ResponderExcluir
  5. Oi, Andressa.
    Muito embora a premissa do livro seja fofa, toda vez que leio o nome do Levithan eu corro!! Rs... Já tentei ler vários livros dele, mas odiei cada um!! Então, mesmo que ele escreva com outra pessoa, eu evito ler! Simplesmente meu santo não bateu com o dele!! Rs...
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  6. Olá Andressa, eu tenho curiosidade de ler esse livro, mas talvez eu acabe assistindo primeiro o filme, acho todos esse drama e egocentrismo dos protagonista ia me incomodar bastante =/ De qualquer forma adorei a resenha <3

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Eu tinha muita curiosidade para ler esse livro, porque achei a sinopse bem bacana. Porém, vi muitas pessoas que amam os autores falarem que se decepcionaram com essa leitura, então, como eu nunca li nada deles, achei melhor não começar com esse. Uma pena que ele não tenha sido tão bom quanto você esperava, mas que bom que, apesar dos personagens não terem te cativado, a leitura tenha tido seus pontos positivos. Adorei ler sua resenha e conhecer sua opinião sincera.
    Beijos!

    ResponderExcluir