sábado, 20 de abril de 2019

[Resenha] A mulher com olhos de fogo

|
Autora: Nawal El Saadawi
Páginas: 160
Editora: Faro Editorial
Esta ficção é baseada no relato verdadeiro de uma mulher que espera sua execução em uma prisão no Egito. Sua história chega até a autora, que resolve conhecer Firdaus para entender o que levou aquela prisioneira a um ponto tão crítico de sua existência. “Deixe-me falar. Não me interrompa. Não tenho tempo para ouvir você”, começa Firdaus. E ela prossegue contando sobre como foi crescer na miséria, sua mutilação genital, ser violada por membros da família, casar ainda adolescente com um homem muito mais velho, ser espancada frequentemente, e ter de se prostituir... até que, num ato de rebeldia, reuniu coragem para matar um de seus agressores, levando-a à prisão. Esse relato é um implacável desafio a nossa sociedade. Fala de uma vida desprovida de escolhas, mas que em meio ao desespero encontra caminhos. E, por mais sombrio que isso possa parecer, sua narrativa nos convida a experimentar um pouco dessa liberdade encorajadora através das transformações internas de Firdaus. O que acontece com ela é o despertar feminista de uma mulher.

A mulher com olhos de fogo, de Nawal El Saadawi, é uma história baseada em fatos reais. Sempre que eu pego livros baseados em histórias reais sei que vão ser leituras marcantes e que irão me deixar sem rumo ao terminar. E com esse lançamento da Faro Editorial não foi diferente. Terminei a leitura como se tivesse levado um soco no estômago. O livro é curto, com menos de duzentas páginas, mas consegue tocar o leitor com uma história sensível e triste.

Essa é uma ficção baseada na entrevista que a autora fez com uma mulher presa por matar um homem, e que foi condenada à morte. Seu nome é Firdaus, e através de sua narrativa vamos conhecer quem é essa mulher com olhos tão marcantes e que impressionaram a autora. Essa é uma história que se passa no Egito, onde podemos ver que o machismo é extremo e a cultura bastante rígida com as mulheres.

Firdaus começa nos contando como foi sua infância: ela veio de uma família bastante pobre, sofreu alguns abusos que só depois foi entender que era errado e teve seu clitóris amputado para não sentir prazer. Após a morte dos pais ela vai morar com o tio, e desde então muita coisa muda na sua vida, porém, algo permanece o mesmo: o constante abuso de homens, fisicamente e psicologicamente. Ela ainda jovem é obrigada a se casar com um homem anos mais velho e muito maldoso.


O caminho que Firdaus trilha não a leva a nenhum lugar seguro. Sua fuga do casamento a jogou na prostituição e mais abusos e estupros. Eu não conseguia ter esperança de algo feliz em sua vida, e isso foi muito angustiante. Esse relato é extremamente pesado e terrível. Porém, ao mesmo tempo vamos acompanhando o quanto Firdaus se mostrou corajosa e forte em todos esses momentos.

Firdaus é uma mulher que não abriu mão de sua liberdade. Até mesmo quando se prostituiu foi por escolha própria. Mas até mesmo as pessoas mais fortes têm um limite, e a mulher que nos narra essa história - já na prisão - é alguém que teve a alma, dignidade e amor próprio destruídos. E mesmo passando por tudo o que passou, ela é condenada à forca.

É impossível não sentir uma raiva crescer depois de ler esse relato, pois sabemos que existem muitas outras Firdaus por aí. Esse livro é muto necessário, apesar de nos dar um nó na garganta e tirar algumas lágrimas eu indico que todos leiam se tiverem oportunidade.

4 comentários:

  1. Eu fiquei pasma quando soube que esse livro era baseado num relato de alguém. Eu já amei essa capa logo de cara, depois que soube disso, só sei que preciso ler ele de qualquer jeito.

    Adorei suas considerações sobre o livro, me deu ainda mais vontade de ler!

    ResponderExcluir
  2. Oi Andressa,
    Eu tenho gostado, cada vez mais, de ler livros que unem fatos reais com ficção e por isso A Mulher com Olhos de Fogo me deixou curiosa pela trama. Para nós mulheres é muito mais difícil nos sentirmos, mesmo, donas e no controle de algo e por mais que a gente lute diariamente por isso, sempre há julgamento e injustiça nos impedindo de exercermos nossa liberdade. Agora imagina como é para aquelas que não conseguem nem ter a liberdade do próprio corpo? Nunca ouvi ou li nada sobre Firdaus, mas essa é, com certeza, uma história que deve ser contada, mesmo que o peso dela venha ser demais durante a leitura, existem certas realidades que não devem ser amenizadas. Sobre a edição, só posso dizer que a Faro tem feito um ótimo trabalho com seus livros, pois tenho alguns da editora e o capricho dedicado é surpreendente.

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvidas é um livro que eu leria, a começar pelo título, já é o principal atrativo para mim, talvez a editora me deixe um pouco pé atrás, porém, lendo sua resenha e percebendo o contexto que a obra está, eu vou ler.

    ResponderExcluir
  4. Olá, não conhecia o livro, gostei muito da resenha, fiquei curiosa pela obra, o gênero me agrada muito!

    ResponderExcluir