quarta-feira, 24 de abril de 2019

[Resenha] A filha do rei do pântano

|
Autora: Karen Dionne
Páginas: 288
Editora: Verus / Tag Inéditos
Helena tem um segredo: ela é o fruto de um sequestro. Sua mãe foi raptada quando ainda era adolescente e mantida em uma casa escondida no pântano de Michigan. Nascida dois anos depois do sequestro, Helena aprendeu a amar sua infância fora do comum - e aprendeu, até mesmo, a amar seu pai, um homem selvagem e brutal. Quando ele escapa da prisão, ela precisa encarar o passado que ocultou tão habilmente do marido e das filhas. Em uma caçada de tirar o fôlego, ela faz de tudo para encontrar seu pai enquanto reexamina os episódios da infância que moldaram seu futuro.






A filha do rei do pântano, da Karen Dionne, é o livro de outubro da Tag inéditos (que será publicado pela Verus). Logo que eu vi esse título e capa eu fiquei extremamente empolgada para ler, mesmo sem saber sobre o que se tratava a história. E, começar a leitura no escuro não foi nem um pouco decepcionante, me vi totalmente envolvida nessa trama, um thriller psicológico bastante sombrio e profundo. 

Coisas ruins acontecem. Aviões caem, trens descarrilam, pessoas morrem em enchentes, terremotos e tornados. Motos de neve se perdem. Cachorros levam tiros. E meninas são raptadas.

A mãe de Helena foi sequestrada quanto tinha apenas quinze anos, por um homem mais velho, que a levou para o pântano. Ela engravidou e teve Helena dois anos após o sequestro. A garota sempre amou o pai, que apesar de um pouco bruto, a ensinou coisas incríveis como pescar, caçar e sobreviver no pântano. Helena sempre soube aquilo que seu pai lhe contava, e outras coisas ela lia em revistas. Seu mundinho sempre foi minúsculo, sem outras pessoas por perto. Porém, a garota amava essa vida e sua relação com o pai. A mãe sempre foi distante dela, que nunca entendeu o motivo, mas ela tinha todo o amor que precisava do pai.

Até o dia em que ela descobre que seu pai não é um homem tão bom assim. Ela finalmente descobriu o que aconteceu com sua mãe. Helena consegue salvar as duas, e colocar o pai na prisão. Jogada na vida real, ela se vê desesperada por não saber como se comportar. Tudo o que ela sabe é destroçar uma caça, atirar e coisas que não são vistas com bons olhos pelos outros. Todas a vêem como uma menina selvagem. E no fundo ela sente falta da sua vida anterior.

Anos depois Helena consegue deixar seu passado para trás. Ela trocou de nome, está casada e tem duas filhas incríveis, mas que não sabem da sua história. Quando o pai dela foge da prisão está na hora de revelar a verdade ao marido. Ainda mais por ela desconfiar que o pai pode tentar encontrá-la. E, a única forma de manter a família segura é ir atrás do Rei do Pântano, como seu pai ficou conhecido. E, ela é a única que sabe como encontrá-lo. É iniciada uma caçada onde todas as lembranças de sua infância ressurgem.

A narrativa é feita por Helena, entre o passado e o presente, e é muito difícil suportar tudo o que ela passou. Sua mãe era agredida quando o pai não gostava de algo, e a menina mesmo teve que passar por alguns castigos de doer o coração, porém, como ela só conhecia esse mundinho, sempre achou normal e que era a forma do pai mostrar seu amor. E isso torna tudo muito pior. Uma criança ver tanta maldade e não dar bola. Sua admiração pelo pai sempre foi maior.

Helena é uma personagem forte, que apesar do ambiente em que cresceu conseguiu descobrir com o tempo o certo e o errado, e a partir disso fez suas próprias escolhas. Essa é uma leitura intensa e envolvente. Gostei bastante da história, que tem um clima de suspense na parte da caçada, porém, as cenas do sequestro e o que a mãe de Helena passou durante esse tempo são extremamente angustiantes. Recomendo a obra!

4 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Uau, não sabia desse lançamento ainda... Pela capa e pelo nome já aparenta ser um livro bom, haha. Parece ser uma leitura bem intensa e cruel, mas fiquei bem curiosa para ler, mesmo não sendo meu estilo de livro. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Amo thriller psicológico e fiquei me mordendo de curiosidade de saber quem realmente é o pai de Helena, uma personagem que quero conhecer, assim como essa história cheia de suspense que mencionou, sem dizer as partes angustiantes que mencionou. Enfim, recomendação anotada. Quero ler.

    Beijocas.

    ResponderExcluir
  3. Oi Andressa!
    Nossa que enredo incrível quero muito ler esse livro, adoro essa dinâmica que o autor nos passa e essa mocinha que colocou o pai na cadeia é muito corajosa e agora ter que ir atrás dele isso a torna muito forte. Parabéns pela resenha estou empolgada para ler esse livro, dica anotada, bjs!

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Que lançamento interessante.
    Gostei demais dessa premissa e fiquei curiosa para saber mais da vida dessa personagem, como será quando descobrirem sua situação e como lidará com os percalços impostos.
    Acho que vou gostar dessa trama intensa.

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir