quarta-feira, 24 de outubro de 2018

[Resenha] O beijo das sombras

|
Autora: Richelle Mead
Páginas: 320
Editora: Agir
Série: Academia de vampiros, 1
Lissa Dragomir é uma adolescente especial, por várias razões: ela é a princesa de uma família real muito importante na sociedade de vampiros conhecidos como Moroi. Por causa desse status, Lissa atrai a amizade dos alunos Moroi mais populares na escola em que estuda, a São Vladimir. Sua melhor amiga, no entanto, não carrega consigo o mesmo prestígio: meio vampira, meio humana, Rose Hathaway é uma Dampira cuja missão é se tornar uma guardiã e proteger Lissa dos Strigoi - os poderosos vampiros que se corromperam e precisam do sangue Moroi para manter sua imortalidade.
Pressentindo que algo muito ruim vai acontecer com Lissa se continuarem na São Vladimir, Rose decide que elas devem fugir dali e viver escondidas entre os humanos. O risco de um ataque dos Strigoi é maior, mas elas passam dois anos assim, aparentemente a salvo, até finalmente serem capturadas e trazidas de volta pelos guardiões da escola.
Mas isso é só o começo. Em O Beijo das Sombras, Lissa e Rose retomam não apenas a rotina de estudos na São Vladimir como também o convívio com a fútil hierarquia estudantil, dividida entre aqueles que pertencem e os que não pertencem às famílias reais de vampiros. São obrigadas a relembrar as causas de sua fuga e a enfrentar suas temíveis consequências. E, quem sabe, poderão encontrar um par romântico aqui e outro ali. Mais importante, Rose descobre por que Lissa é assim tão especial: que poderes se escondem por trás de seu doce e inocente olhar? 


O beijo das sombras é o primeiro livro da série Academia de vampiros, da Richelle Mead. Eu gosto muito da escrita dessa autora, mas essa série até então não estava entre as que eu queria ler desesperadamente, tanto que o primeiro livro foi lançado em 2010 e eu fui ler só agora. E, eu me arrependo de não ter lido antes, confesso. Ano passado eu assisti a adaptação que fizeram do livro, e eu sinceramente achei a história muito idiota, e fiquei com ainda mais receio de fazer a leitura da obra. O filme tinha um humor forçado e não focou realmente no universo criado pela autora de forma mais séria e intensa. O drama adolescente é muito mais presente, e apesar de a obra também ter um pouco disso, esse drama acabou sendo o foco. Ainda bem que eu resolvi ler mesmo assim, o livro é infinitamente melhor que a adaptação (o que já é o esperado, mas nesse caso é mais ainda!). 

Essa é uma fantasia sobrenatural/young adult que explora os vampiros de uma maneira mais intensa e sombria. Como eu disse, há sim um drama adolescente como fofocas, romance e tudo mais, mas tudo isso serve apenas para mostrar que os personagens são realmente 'reais', apesar de todo perigo que ronda a escola, eles são jovens e agem conforme a idade que têm. Mas, no meio dessa parte mais teen há realmente uma grande ameaça e segredos escondidos. 

A narrativa é feita por Rose, uma Dampira, e melhor amiga de Lissa Dragomir, princesa de uma família real, e uma Moroi. Rose é o típico mocinha ao contrário: é rebelde, inconsequente, gosta de curtir a vida e não é nem um pouco frágil, enquanto que Lissa segue o padrão de mocinha em apuros. E, apesar dessa diferença de personalidade, as duas possuem uma ligação absurda. 


Dampiro são mestiços: meio humanos e meio vampiros, e eles não possuem nenhuma das fraquezas que os vampiros possuem. Por serem mais fortes que um humano normal, eles são treinados para serem guardiões. Moroi são vampiros puros, porém controlados e pacíficos. E há também os Strigoi, que são vampiros, e até mesmo humanos ou Dampiro,  que se corromperam e possuem uma grande sede de sangue. Eles são perigosos e imortais. 

Rose está treinando para ser guardiã de Lissa, e após um sentimento de ameaça, as duas fogem da escola. Elas passam um bom tempo se mudando de lugar, até que alguns guardiões conseguem localizá-las e as levam de volta para a escola São Vladimir. A volta para as duas não é nada fácil, elas precisam se reintegrar com os alunos e colocar em ordem tudo o que perderam das matérias. Rose e Lissa, no entanto, não podem deixar escapar o motivo de elas terem fugido, e muito menos o que aconteceu durante. Enquanto isso, as ameaças surgem novamente, fazendo com que a relação de Rose e Lissa fique cada vez mais abalada, apesar da grande ligação que aumenta a cada dia entre as duas. 

O beijo das sombras é uma história muito interessante e envolvente. Mead conseguiu criar uma história de vampiros bem desenvolvida e com personagens marcantes, tanto os principais quanto os secundários. Em meio a tantas histórias de vampiros a autora realmente conseguiu se destacar, e eu estou ansiosa para ler os próximos livros. Recomendo!

13 comentários:

  1. Eu também tô pra ler essa história tem muito tempo, pra ser mais exata, desde quando foi lançada hahaha fico feliz em ver que é muito melhor que o filme, porque o meu medo era de que os dois fossem ruins, agora inicio a leitura muito mais tranquila haha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, estou quase esse tempo querendo ler também. hahahhaa
      Nossa, o filme.. é até bom esquecer dele. rsrs

      Excluir
  2. Olá!
    Confesso que o tema já não me chama muito atenção, apesar de ter elementos que deixa o enredo envolvente.
    Bom saber que a trama em si te deixou curiosa, com uma boa ambientação e a autora conseguiu deixar a leitura fluida.
    Espero que as próximas leituras continuem te cativando.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  3. Oi, Andressa! Essa série começou muito bem, mas entre o terceiro e o quarto livro foi um parto para conseguir ler. rsrs
    Acho que o melhor mesmo é o primeiro livro e talvez o último. Mas vai com fé, quem sabe vc curta todos os livros.
    bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Poxa, não me desanima... HAHAHAH
      Vou com fé, sim. :P

      Excluir
  4. Oi, Andressa! Nossa, eu li os livros da Academia de Vampiros há eras, agora só lembro bem por cima dos acontecimentos de cada volume, mas gosto muito dessa série (apensar de um volume ou outro ter perdido um pouco a força), esse primeiro livro é um dos meus preferidos e nos faz ficar interessada na história de Rose e cia limitada - a Rose, aliás, é com certeza uma das melhores personagens da Mead. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou louca para ler os próximos livros, espero que eu goste mesmo. E que pena que alguns perdem o ritmo...

      Excluir
  5. Ainda bem que vc deu uma chance ao livro, o filme é MUITO RUIM!!!! rsrsrs sério, não sei como conseguiram chegar naquele resultado :/
    Eu amei essa série e Bloodlines que vem depois, na vdd gosto bastante da escrita da autora
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, o filme não tem condições... HAHAHAHA
      Bloodlines precisa ser lida depois então?

      Excluir
  6. Eu não li o livor mas fiz a grande besteira de assistir o filme e odiei com todas as minhas forças e acho que isso me afastou da leitura. Que bom que voc~e leu e curtiu, agora sinto que preciso ler também.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, mas esquece do filme e leia o livro que é mil vezes melhores! :D

      Excluir
  7. Oi Andressa, como está?
    Eu tenho esse livro no meu Amazon Kindle, adquirido de graça numa promoção há uns anos, mas não passei do capítulo quatro. Não que tivesse chato, mas na época eu estava estudando para uma prova de mestrado e acabei não continuando a leitura na ocasião. Ouvi críticas mistas a série e umas altamente negativas acerca do filme. Pretendo retomar a leitura quando tiver mais tempo e menos leituras a fazer. Acredite, minha lista está GIGANTE.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://www.galaxiadeideias.com/
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim que conseguir um tempo leia o livro mesmo, a leitura é bem rápida e a história é gostosinha.

      Excluir