segunda-feira, 21 de maio de 2018

[Resenha] O menino da lista de Schindler

|
Autor: Leon Leyson
Páginas: 256
Editora: Rocco Jovens Leitores
Misto de biografia e romance de formação, O menino da lista de Schindler acompanha a trajetória de Leon Leyson, o mais jovem integrante e um dos últimos sobreviventes da famosa lista de judeus salvos pelo empresário alemão Oskar Schindler durante a Segunda Guerra Mundial. Intenso como O diário de Anne Frank, o livro chega ao Brasil pelo selo Rocco Jovens Leitores depois de alcançar a prestigiosa lista dos mais vendidos do jornal The New York Times, e oferece uma perspectiva única do Holocausto. Um relato emocionante, corajoso e humano que precisa ser contado às novas gerações.


O menino da lista de Schindler é mais um relato da brutalidade que milhões de pessoas sofreram por serem consideradas indignas. Esta é uma história real, contada por um dos sobreviventes do Holocausto. Leon Leyson foi o judeu mais jovem a ser salvo por Oskar Schindler, que muitos anos depois resolveu mostrar ao mundo tudo o que ele e sua família passaram, e como tiveram forças para sobreviver. A obra nos entristece por existir, por sabermos que algo tão terrível aconteceu - e que não foi tão distante assim -, mas ao mesmo tempo serve para saber um pouco mais da História, e quem sabe, tentarmos evitar que se repita.

Leon era uma criança quando os alemães invadiram a Polônia e tiraram a dignidade e liberdade dos judeus. Sua família teve algumas chances dentro desse horror graças ao trabalho do pai, que sempre foi muito dedicado, e nesse meio tempo conseguiu uma promoção. A partir daí, Leon viu muitas famílias serem levadas. As condições de vida ficaram horríveis. Sua família era a única coisa que dava forças para enfrentar tudo o que estava por vir. Até que um de seus irmãos é levado embora por não contribuir com nenhum tipo de trabalho. E outro de seus irmãos desaparece.


Restam seus pais e dois irmãos, que permanecem unidos e buscam uma forma de sobreviver. Schindler é quem lhes dá essa oportunidade, e apesar de Leon ser muito jovem, o garoto consegue ficar dentro dessa proteção. Schindler foi um herói, mesmo arriscando sua vida ao ajudar os judeus, ele permitiu que mais de mil pessoas sobrevivessem ao fingir ser um vilão dentro dessa história de terror. Suas ações permitiram que Leon tivesse oportunidade de nos contar sua história. Que apesar de triste, nos dá um pouco de esperança.

O menino da lista de Schindler é um livro que nos mostra compaixão em meio a tanto terror. Eu me interesso bastante por livros que falam sobre a Segunda Guerra Mundial, mas nem por isso deixam de ser leituras fáceis. É preciso ter muito estômago para conhecer profundamente os fatos. Leon foi uma criança que precisou amadurecer cedo, assim como outras milhares. Ele passou fome, viu seu pai perder sua dignidade, temeu por toda sua família e viveu em condições precárias.

O livro tem poucas páginas, mas parece que carrega a histórias de milhares de pessoas nele. No entanto, é uma leitura rápida, o autor é bem objetivo em contar tudo o que passou. Essa é uma história que não pode ser esquecida. Leon viu seus pais tentando se adaptar nos Estados Unidos, criou uma família e teve filhos maravilhosos. O final do livro é lindo, com dedicatórias de sua família, que mostram o quanto amaram aquele homem tão corajoso. Leon não é mais vivo, mas deixou sua marca para o resto das pessoas.

13 comentários:

  1. Apaixonada por esta capa!
    Gosto muito de histórias nesse estilo, apesar de terminar o coração partido com os horrores que essas pessoas passaram.
    Parece uma história emocionante.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Andressa!
    Como você, gosto de ler histórias sobre a SGM. Mas achava que esse livro fosse uma ficção - não sabia que era quase que uma biografia. Conheço a história do Schindler por causa do filme, "A Lista de Schindler", que para mim é o melhor filme sobre esse momento tão cruel da nossa história já feito.
    Agora sabendo que foi uma história real, fiquei mais interessada ainda. E acho essa capa muito bonita!
    Bjss

    https://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Só em ler sua resenha eu já fico com as emoções a flor da pele. Toda essa temática me chama atenção, fico impressionada que até quando é ficção os enredos são plausíveis, então imagino quando se trata de uma biografia, não conhecia o livro, mas já quero ler.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Andressa, tudo bem? Pela trama e pela resenha já dá pra perceber que é um história bonita e pesada também. No momento não é algo que leria por procurar algo mais leve, mas fico feliz que tenha sido uma boa leitura para você!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Acho essa capa de uma riqueza de detalhes sem tamanho! Eu nao fazia ideia que o livro era baseado em fatos reais e tenho certeza que isso só contribuiria pra me deixar ainda mais emocionada ao realizar essa leitura. Adorei sua resenha, essa é uma obra que venho querendo ler faz um bom tempo.

    ResponderExcluir
  6. Oi! Eu gosto muito de ler livros ambientados na segunda guerra. Acho que é um período que nunca, nunca deve ser esquecido. É uma triste história contada muito bem. É uma época ainda muito dolorida e obscura da história do mundo, e o modo como é contado deixa tudo mais doloroso, porque é pela visão de uma criança. Como no Diário de Anne Frank e no Menina do pijama listrado, eu sei que vou chorar.


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  7. Eu costumo ler livros ambientados nessa época terrível da História Mundial, mas sempre sofro demais. Quase tive um troço com A Menina que Roubava Livros (embora fosse ficção se aproximava demais da realidade), O Cavaleiro de Bronze (Nossa! Esse é fortíssimo!) e sobretudo com O Diário de Anne Frank. Histórias assim acabam com os meus nervos e fazem com que eu me sinta impotente diante de algo que aconteceu, que não existe maneira de alterar. Bem como me fazem pensar também nas guerras atuais, que muitos ignoram. Não vivemos em guerra no Brasil (não como em outros países), mas isso não deveria nos deixar insensíveis para o que ocorre atualmente. Milhões de pessoas morreram na Segunda Guerra Mundial, milhares de crianças perderam tudo, inclusive o direito de ter uma infância. Mas hoje em dia milhares de crianças também têm tal direito arrancado, vítimas de guerras na Síria e em outros lugares. Vítimas de um jogo de poder. Já está se repetindo. Só que como não tem a proporção da Segunda Guerra Mundial não nos atinge tanto.

    Livros como esse sempre me fazem mal. Porque me revoltam muito. Me provocam muita dor e mais desesperança diante de um mundo em que o interesse e o poder estão acima de qualquer coisa.

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Eu já tinha ouvido falar sobre esse livro, mas não sabia que se trata de uma história real. Confesso que evito um pouco livros ambientados na Segunda Guerra, porque concordo com você que não são leituras fáceis. É um período horrível da história e que devemos sempre lembrar para que nunca mais se repita, mas também é muito doloroso saber de tudo que aconteceu naquela época.
    Pelo que percebi da sua resenha, esse livro traz uma história muito linda e achei interessante porque ele mostra não apenas os horrores que ocorreram na Alemanha durante a Segunda Guerra, mas também que houveram pessoas que demonstraram compaixão e tentaram ajudar.
    Adorei a resenha e vou anotar a dica para ler em um outro momento, que eu esteja mais no clima para uma leitura mais impactante como esta.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi.
    Eu sempre gostei muito de ler livros sobre a Segunda Guerra, gosto bastante da ambientação e tudo mais, esse livro eu ainda não li, mas sei que será uma leitura bem pesada (e eu não to podendo ler nada muito tenso por agora, rs). Adorei as suas considerações, principalmente porque ele não foca só nas partes tristes, etc. Espero ler em breve!

    beijos =)

    ResponderExcluir
  10. Eu confesso que não costumo ler livros com essa temática justamente por não serem fácil de digerir, é um período complicado demais. Sobre o livro, fico feliz em ver que ele apesar do tema, é uma leitura rápida. Enfim, quem sabe um dia eu leia né?

    Beijos
    http://ventoliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Só de ler sua resenha já fico emocionada com o personagem. Acho tão intenso e o misto de sensações que essa época terrível gera, confesso que não sei se pegaria pra ler.
    Mas gostei muito de conhecer suas impressões dessa leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  12. Olá,

    Eu evito ao máximo leituras que falem desse período tão tenebroso, mas, tem umas obras que é impossível ignorar e essa é uma delas. Não tive a oportunidade de conhecer essa história ainda, porém sinto muita curiosidade.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Como você, eu também me interesso muito por livros que se passem em meio a Segunda Guerra e mesmo sendo histórias tristes e sufocantes, sempre me deixam em alerta quanto ao que a humanidade é capaz de fazer. Anotei a dica aqui e espero ler em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir