sexta-feira, 11 de maio de 2018

[Resenha] Garota problema

|
Autora: Cecily von Ziegesar
Páginas: 304
Editora: Galera Record
Série: It girl, 1
Garota Problema é o primeiro volume da nova série de Cecily von Ziegesar, autora de Gossip Girl, que a partir de agora ganha o selo Galera Record. Considerada a Sex and the City para adolescentes, Gossip Girl é uma das séries mais lidas pelos jovens americanos, que agora poderão se deliciar com a alta dose de drama, romance e traições também na televisão: Gossip Girl ganha as telinhas em uma produção de Josh Schwartz, criador da série The OC.
Depois de aparecer em todas as revistas de celebridades e protagonizar alguns dos maiores escândalos de Nova York, Jenny Humprey não tem outra saída: precisa procurar um novo colégio. Mas ela não quer qualquer colégio, quer seguir os passos de Serena e se tornar a mais popular nova-iorquina em um colégio interno. Depois de muito procurar, encontra a Waverly Academy, um colégio interno no campo, freqüentado pela elite de Nova York, e, mais importante, um internato misto com meninos e meninas fabulosos que não deixam as regras atrapalhar seu objetivo maior: se divertir!

Garota problema é o primeiro livro da série It girl, onde Cecily von Ziegesar traz um pouco mais da polêmica Jenny Humprey - personagem de Gossip girl. Eu fui dar uma pesquisada básica, e descobri que eu li todos os livros de Gossip girl - exceto o último que foi publicado em 2011, Eu sempre vou te amar - em 2009. Eu gostei tanto da trama, que realmente tive que ler um atrás do outro. Eu lembro que em 2008 comecei a assistir a série, que se tornou meu amorzinho na época, e em seguida parti em busca dos livros. Escrever essa resenha, por mais que seja de uma série a parte, me deixa tão nostálgica e com tanta saudade dos personagens.

Eu demorei tanto para iniciar It girl mais por falta de vergonha na cara do que qualquer outra coisa mesmo. Eu adorei quando soube que Jenny ia ter uma história focada só nela, eu realmente gosto quando os autores pegam personagens marcantes para escrever um pouco mais sobre eles. E nesse caso, é ainda mais interessante, pois fala sobre o período de Jenny no internato. Como eu li os livros há muito tempo, a Jenny que ficou marcada na minha memória foi a do seriado. Então foi difícil não fazer comparações - não falo da parte física, mas da personalidade mesmo -, já que a personagem nesse primeiro livro não me causou tanto impacto.

Logo no início sabemos que ela vai para o internato depois de ser expulsa da escola onde Serena e Blair estudam. E também sabemos de outros escândalos que ela passou. Porém, achei ela um pouco sem sal nesse livro. Ela não parece a Jenny rebelde e que faz loucuras, e eu entendo que parte disso é por ela querer recomeçar e ser alguém diferente para os outros, mas todas as situações que ocorreram de mais 'uau' foram meio que sem querer, em nenhuma delas foi por ter uma atitude mais fora das regras.


Eu realmente espero que nos próximos livros Jenny acabe se mostrando mais encrenqueira, porque eu confesso que isso é o que eu mais gosto nela. Em contrapartida, ela mostra que além de mudar, quer também parar de se importar com o que os outros pensam, e isso eu acho algo bacana para a personagem. Mas, kd a Jenny barraqueira?! Eu realmente não lembro se a personagem em Gossip girl - nos livros - já era um pouco assim, ou se realmente a do seriado foi um pouco mais forçada na personalidade. Enfim, não deixou de ser uma leitura agradável.

Apesar de no internato não existir uma gossip girl, os boatos e fofocas se espalham da mesma forma, através de mensagens de celular - que são proibidos, aliás -, então a fama da Jenny já chega antes mesmo da garota. E ela quer muito que não tenham essa imagem dela. 

Jenny acaba no quarto que a antiga abelha rainha de Waverly ocupava antes de ter sido expulsa. O que é extremamente animador, já que ela poderá ficar amiga de duas garotas igualmente populares, e que eram melhores amigas de Tinsley. Callie e Brett, no entanto, não estão se dando muito bem, pois cada uma acha que a outra foi o motivo de Tinsley ser expulsa. Essa intriga entre duas das garotas mais populares deixa a história ainda mais empolgante.

O livro é cheio de segredos, fofocas e alguns escândalos. A maioria dos estudantes parecem ser superficiais e fúteis, um ou outro que escapa ali, e eu quero ver como Jenny vai se sair no meio disso tudo. A leitura é realmente fluída, os capítulos são curtos, e temos a visão não apenas da personagem principal, mas de alguns outros também. Recomendo essa série, é muito boa para passar o tempo.

13 comentários:

  1. Aah; gostei muito da resenha.
    Não conhecia essa série; me chamou atenção apesar de achar que pode melhorar algumas coisas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Andressa, não é muito o gênero que eu curto, estudantes superficiais e fúteis... Não é o tipo de livros que eu compraria, mas se eu ganhasse, talvez eu lesse.
    Tua resenha ficou muito bem escrita.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!! :)

    Eu devo dizer que não conhecia este livro ainda, mas que gostei de conferir a tua opinião, como de costume! :P

    Enfim, não sou grande fa do género, mas ainda bem que conseguiste desfrutar do ambiente, assim como de todas essas fofocas e escândalos!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Gente eu não sabia que essa série é da Jenny, chocada estou hahaha Confesso que só conheço GG pela série, nunca tive muito interesse pelos livros, até por serem diferentes. Com isso, acabo estendendo aqui, sendo algo não tão do meu atrativo. Mas com certeza irá agradar a quem curtiu a leitura de Gossip Girl. Espero que os próximos tenham o que você deseja :D
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. I think this book should be awesome dear,thanks for sharing..

    https://clicknorder.pk online shopping in pakistan

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente não é um livro que me chame a atenção e o mesmo se da a série Gossip Girl. Confesso que achei legal ressaltar que Jenny quer mudar e parar de se importar com a opinião alheia e esses estudantes fúteis realmente não é minha praia, então passo a dica.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    O livro parece interessante, tenho uma amiga que é louca pela série Gossip Girl, vou até compartilhar essa resenha com ela. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Da série eu só conheço mesmo o seriado. E gosto do formato que apresenta, com personagens jovens, cheios de questionamentos, dramas.
    No entanto, acho que para ler uma série numerosa, agora não tenho pretensão, mas não descarto a possibilidade.
    Adorei a resenha!
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  9. Eu nunca fui fã de Gossip Girls e esse universo que a série aborda não é muito o que eu procuro ler, mas algumas coisas eu até acho legais. Enfim, não é um livro que eu compraria, mas talvez eu até lesse se tivesse a oportunidade.

    ResponderExcluir
  10. Ola
    Não curti a série, tanto que não assisti ela inteira, então essa leitura não me chamou atenção. Mas mesmo assim obrigada pela dica pois posso indicar para quem eu sei que gostou da série.
    Bjus

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?

    Eu não conhecia esse livro da Galera Record, gostei da sua resenha, ficou muito boa. Infelizmente o livro não me despertou interesse, mas vou indicar para as meninas do blog, elas adoram o gênero literário!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Olá, ainda não conhecia essa obra, mas gosto de leituras mais adolescentes e pra passar o tempo, então já fiquei interessada nesse livro mesmo não tendo lido os outros livros da série anterior.

    ResponderExcluir
  13. 'A maioria dos estudantes parecem ser superficiais e fúteis' não me surpreende, principalmente onde se tem adolescente e jovem. O livro parece bem legal e também fiquei curiosa para saber como a personagem irá sair dessa.

    ResponderExcluir