quarta-feira, 9 de maio de 2018

[Resenha] Darth Plagueis

|
Autor: James Luceno
Páginas: 440
Editora: Aleph
Darth Plagueis, mais que qualquer lorde Sith antes dele, ansiava pelo poder absoluto. E de fato se torna capaz de desenvolver uma habilidade de força inimaginável: o controle da vida e da morte. Seu aprendiz Darth Sidious, ou Palpatine, aprende a dominar em segredo o lado sombrio da Força, enquanto aos olhos da galáxia procura seguir sua escalada de poder, alcançando postos cada vez mais altos na hierarquia do governo. Um deseja viver para sempre; o outro busca o controle político supremo. Juntos, eles poderão enfim destruir os Jedi e dominar a galáxia. A não ser que impiedosas tradições Sith fiquem em seu caminho... Em uma trama envolvente, com estudos do domínio da Força, golpes políticos, complexa diplomacia, assassinatos e lutas ambiciosas, James Luceno mostra como dois dos mais poderosos Sith definirão o destino da galáxia.


Darth Plagueis é mais um livro do universo de Star Wars, escrito por James Luceno, e publicado pela Editora Aleph. A obra faz parte do selo Legends, onde o autor tenta reconstruir o sistema político galáctico, voltando muitos anos antes do que já conhecemos, assim como mostrando um pouco mais da ordem dos Sith. Esse é um livro muito importante para todo o universo de SW, James consegue fazer várias referências e encaixar os acontecimentos com o que vimos nos filmes. No entanto, essa leitura não funcionou completamente para mim. Eu consigo entender a importância de tudo o que foi relatado, e até mesmo me interessei pelo enredo, mas essa obra fica bem distante das outras já lançadas em relação a ter um ritmo fluído na narrativa.

O autor descreve bastante cenários, jogos políticos e tudo mais. Eu fiquei extremamente cansada com a leitura, e demorei mais do que o normal - levando em conta a quantidade de páginas - para terminar. Eu havia iniciado esse livro uns dois dias antes da #maratona24hnosleep que teve no feriado de Páscoa, e flopei bonito por conta dele... Houve alguns momentos que a coisa engrenava e ficava mais empolgante, mas depois esfriava, foi uma leitura de altos e baixos. 

Nesse livro conhecemos Darth Plagueis, um Lorde Sith que quer ter um poder que possa controlar até mesmo a vida e a morte. Ele quer ser o maior Sith que já existiu, e aproveita de todo seu dom para manipular as pessoas, e arruma um aprendiz que possa lhe ajudar a alcançar o poder político. Lorde Sidious é de uma família rica e muito conhecida, e ele próprio tem um dom para lidar com as pessoas. Seu nome verdadeiro é Palpatine, futuro imperador.


Ver Palpatine tão jovem e ainda sem saber que seria alguém tão poderoso e temido, e muito significante para a batalha que viria a seguir, é muito interessante. O lado sombrio da Força está se fortalecendo, enquanto que os Jedi estão perdendo espaço nessa luta invisível pelo controle da galáxia. Eu não tinha muito conhecimento da ordem Sith, e pude aprender um pouco mais com esse livro.

Então, no geral, foi um livro que acrescentou muito para mim, que não conheço profundamente o universo de Star Wars. Eu sei que não seria possível que o autor deixasse o livro menos descritivo ou acrescentasse mais reviravoltas e aventuras, o foco da obra não é nada disso, e talvez quem não seja tão fã dessa saga acabe se decepcionando um pouco com a leitura, assim como eu fiquei um pouco decepcionada.

A capa explora bem os dois personagens principais da obra. A edição está muito bonita, e combina com todos os outros livros que a Aleph está lançando de SW.

12 comentários:

  1. Apesar de gostar muito dessa saga eu dispenso livros com leituras arrastadas, mesmo que o livro no geral tenha te acrescentado boas informações, ainda mais com as descrições que mencionou.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca li nem assisti nada de Star Wars, então não sei nem dizer se é um tipo de livro que eu goste, pois pela sinopse e resenha, não parece me agradar muito. Outro fato que pesa muito para mim e você citou, foi a leitura não fluir. Eu não gosto muito de livros que descrevam muito detalhadamente as coisas, pois isso me desanima muito.
    A resenha ficou ótima, parabéns!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro de mais Star Wars, e esse livro está na minha meta de leitura desse ano, mas visto que você comentou que a leitura é arrastada, vou deixa-lo para o final do ano heheh, assim não atraso minhas outras leituras.

    Abraços.
    http://livrodeumanerd.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Faço parte daquele grupo estranho de pessoas que já tentou assistir e entender o universo de Guerra nas estrelas e não conseguiu se envolver. Mas este livro aqui é uma dica valiosa de presente para os amigos que curtem.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá! Gosto muito do universo SW, já vi todos os filmes, porém, não li nenhum dos livros lançados. Acredito que já tenham mais de 10 volumes.. Essas questões políticas são mesmo muito amplas e vão além do que os filmes mostram, e mesmo a leitura sendo um pouco arrastada, acho que vai ser legal ver como personagens tão importantes, como Palpatine, chegaram o poder, e como os Sith se tornaram tão malignos.


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Que Stars Wars faz a cabeça de muitos seguidores isso não há como negar. Mas apesar de ver ótimos elogios, não consigo me sentir nem atraída pra embarcar na trama, tanto que se me perguntarem o nome de qualquer personagem não saberei responder hahaha
    Mesmo assim gostei de ler suas impressões sobre essa leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Eu preciso ler mais livros do universo Star Wars, só tenho o conhecimento da história através dos filmes. E os livros trazem mais detalhes do universo criado,.
    Vou anotar a dica para conferir futuramente, fiquei curiosa para fazer a leitura.
    Bjks!
    Histórias se Fim

    ResponderExcluir
  8. Faço parte das raridades que não conhecem o universo Star Wars.kkkkkkkk... Nunca me interessei. E de modo algum leria um livro sobre essa saga, ainda mais levando em conta que a leitura é arrastada, e não flui tão naturalmente. Dispenso livros cansativos.

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu amo os filmes de Star Wars, mas confesso que tenho uma certa preguiça de acompanhar o universo expandido. São muitos livros escritos por autores diferentes e é difícil saber o que faz parte do cânone oficial ou não.
    Eu já tinha ouvido falar desse livro, mas não fiquei muito curiosa. Até deve ser interessante ver o Palpitine mais jovem e acredito que ajude a compreender melhor como os Sith começaram a ganhar poder. No entanto, faltou algo para me deixar com vontade de ler.
    De qualquer forma, fico feliz que, mesmo não tendo sido uma leitura tão fluida que você tenha se decepcionado, o livro tenha acrescentado mais conhecimento sobre o universo de Star Wars.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    Juro que tento sentir algo pelo universo de Star Wars, mas não sinto. Vejo comentários tão positivos, elogios a torto e a direito, deveria me deixar curiosa sobre esse universo, porém nunca tive vontade de conhecer essas histórias, infelizmente.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Sou o tipo de pessoa que prefere Star Wars nas telas de um cinema. Comecei a ler um dos livros e me vi em uma leitura massacrante, porém não posso negar que os livros são bem mais detalhista que os filmes.

    ResponderExcluir
  12. Olá Andressa,
    eu não consigo me interessar pelo universo star wars, claro que a maior parte disso se deve ao fato deu não ser muito chegada no gênero e coisas do tipo, além de nunca ter me esforçado muito. O fato é que não consigo querer conhecer melhor a trama, mesmo sabendo que trata-se de obras que conquistaram e conquistam milhares de fãs ao longo dos anos, não me vejo fazendo parte disso.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir