sábado, 26 de maio de 2018

[Resenha] As crônicas de Fiorella

|
Autora: Vanessa Martinelli
Páginas: 112
Editora: Saraiva
"Vida de adolescente não é moleza. Novas responsabilidades, hormônios, o adeus à infância e a entrada na vida adulta: todos têm suas boas e más recordações desses momentos – e quem ainda não tem não perde por esperar! Com Fiorella não é diferente. Ela é uma menina comum, com pais divorciados, que vive com o irmão e a mãe e vai à escola todos os dias. Ah, ela também tem uma melhor amiga, a Flávia, e uma forte queda por pasta de chocolate. A partir das crônicas narradas por ela neste livro, grande vencedor do 1º Prêmio Saraiva na categoria Literatura Juvenil, você vai se divertir e emocionar com o amadurecimento da personagem."



As crônicas de Fiorella é mais um livro juvenil da Vanessa Martinelli, mesma autora de Amigos inimigos, e novamente ela traz uma obra divertida. Nesse livro somos transportados aos nossos tempos de adolescentes. Cada crônica tem um pouco do que vivenciamos, e é impossível não acabar se identificando com alguma.

Fiorella mora com sua mãe e o irmão mais velho, Luís. Seus pais são divorciados. Sua madrasta é muito desorganizada, o pai é um caso, e quando vai passar as férias com eles, Fiorella vira a pessoa mais responsável dentro daquela casa. Os dois tem um cachorro, Rufus, que Fiorella considera uma mistura de porco com capivara peluda. O cachorro é apaixonado por ela, para seu grande desastre, já que ele está sempre babando e comendo seus sapatos.

A garota é como qualquer adolescente: tem um irmão pentelho, reclama dos pais, tem uma amiga inseparável e aquele garoto que gosta. Todas as situações retratadas são muito divertidas, e em algum momento já passamos por algo do tipo.


Fiorella é uma garota inteligente, criativa e divertida. Suas inseguranças são presentes: ela se acha muito alta, muito magra, muito comum. 

Eu adorei essa leitura, eu me diverti do início ao fim com a personagem. Me compadeci em outros momentos. E dessa forma a obra foi me cativando. As ilustrações deixaram a leitura ainda mais marcante e especial.

Esse é um livro excelente para o público jovem, mas também, é ótimo para os adultos que querem relembrar os tempos de juventude. E o melhor é que as crônicas seguem uma ordem cronológica, então conseguimos acompanhar o desenvolvimento e amadurecimento da personagem. Recomendo muito a leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário