terça-feira, 28 de agosto de 2018

[Resenha] Harry Potter e a pedra filosofal

|
Autora: J. K. Rowling
Páginas: 208
Editora: Rocco
Série: Harry Potter, 1
Harry Potter é um garoto cujos pais, feiticeiros, foram assassinados por um poderosíssimo bruxo quando ele ainda era um bebê. Ele foi levado, então, para a casa dos tios que nada tinham a ver com o sobrenatural. Pelo contrário. Até os 10 anos, Harry foi uma espécie de gata borralheira: maltratado pelos tios, herdava roupas velhas do primo gorducho, tinha óculos remendados e era tratado como um estorvo. No dia de seu aniversário de 11 anos, entretanto, ele parece deslizar por um buraco sem fundo, como o de Alice no país das maravilhas, que o conduz a um mundo mágico. Descobre sua verdadeira história e seu destino: ser um aprendiz de feiticeiro até o dia em que terá que enfrentar a pior força do mal, o homem que assassinou seus pais. O menino de olhos verde, magricela e desengonçado, tão habituado à rejeição, descobre, também, que é um herói no universo dos magos. Potter fica sabendo que é a única pessoa a ter sobrevivido a um ataque do tal bruxo do mal e essa é a causa da marca em forma de raio que ele carrega na testa. Ele não é um garoto qualquer, ele sequer é um feiticeiro qualquer; ele é Harry Potter, símbolo de poder, resistência e um líder natural entre os sobrenaturais. A fábula, recheada de fantasmas, paredes que falam, caldeirões, sapos, unicórnios, dragões e gigantes, não é, entretanto, apenas um passatempo.

Eu nunca fui dessas pessoas que tem várias edições do mesmo livro/série, mas quando a Editora Rocco anunciou que iria relançar Harry Potter em capa dura, eu simplesmente não pude resistir. Eu ainda não consegui completar a coleção com essas capas novas, mas já tenho os dois primeiros livros. E, aproveitando isso, resolvi reler a série toda. Eu perdi a conta de quantas vezes li Harry Potter e a pedra filosofal, mas confesso que pensar em reler após tantos anos me deixou com certo receio de que eu acabasse não gostando da mesma forma de antes. E, eu me enganei completamente, pois mesmo sabendo como tudo iria se desenvolver, a leitura conseguiu ser tão marcante quanto da primeira vez.

Essa saga não fez parte da minha infância, eu a li quando já era adolescente, mas foi ela que me fez ter o gosto pela leitura e sair em busca de novas histórias que fossem igualmente envolventes. No meio do caminho me deparei com leituras que não foram tão boas, mas depois que eu comecei, não consegui mais parar de querer ler mais e mais sobre outros universos e conhecer outros autores.

Harry Potter estava completando onze anos quando descobriu que era um bruxo. O garoto era um bebê quando perdeu o pai e a mãe, e desde então passou a morar com os tios e o primo, que sempre o trataram diferente, com vergonha de outras pessoas saberem que ele existia. Harry se acostumou a falta de carinho da família, das birras do primo e de morar embaixo da escada em meio às aranhas. Mas, sua vida mudou completamente quando descobriu que seus pais eram bruxos, e que ele iria para uma das melhores escolas de bruxaria: Hogwarts.

O garoto tem a ajuda de Hagrid, um gigante que trabalha em Hogwarts, e uma das pessoas que o diretor Dumbledore mais confia. Juntos eles vão ao Beco Diagonal, um local que só tem bruxos, e onde Harry compra todo seu material escolar. Harry percebe que todo mundo o conhece, assim como sua triste história, porém, ele se sente um pouco frustrado de não saber absolutamente nada desse novo mundo. 


Voldemort assassinou seus pais, e foi quem deu a cicatriz em forma de raio em sua testa ao tentar matá-lo. O garoto é visto como um herói, aquele que conseguiu derrotar o bruxo mais temido da história. Toda essa comoção em cima de Harry faz com que ele tenha medo de não conseguir alcançar as expectativas que todos esperam dele. No entanto, Harry não está sozinho, ele faz imediatamente amizade com Ronald Weasley, o sexto filho de sete; um garoto ruivo, cheio de sardas, bastante divertido e um pouco atrapalhado. Hermione Granger com o tempo acaba se tornando amiga dos dois, mesmo sendo um pouco sabe-tudo e irritante. O trio enfrenta diversas aventuras e perigos enormes para a idade deles.

Harry tem o espírito aventureiro, e mesmo sem querer, ele acaba se colocando em situações de risco. Em um desses casos, no entanto, ele descobre que é um excelente jogador de quadribol, e acaba sendo o garoto mais novo a entrar para o time. Mas, nem tudo dá certo para ele, que acaba fazendo inimizade com Draco Malfoy, um menino mimado e cruel.

Em Hogwarts há quatro casas: Sonserina, Grifinória, Lufa-lufa e Corvinal; cada uma possui certas qualidades, e todo ano os novos alunos são escolhidos pelo Chapéu seletor para uma delas. O trio de amigos é escolhido para a Grifinória, a mesma casa dos pais de Harry. Com o tempo, ele sabe os professores que são mais agradáveis de lidar, e aquele que o odeia sem nenhum motivo aparente: Snape. 

Há tantos outros personagens na trama, que conseguem ser ainda mais cativantes, como os gêmeos Weasley: Fred e Jorge. Essa dupla está sempre aprontando, e são bastante conhecidos pelas travessuras. Conhecemos também Neville, um garoto tímido que está sempre perdendo o sapo de estimação.

Em Harry Potter e a pedra filosofal temos uma boa introdução ao mundo dos bruxos, e a amizade que surge entre Hermione, Harry e Rony. Os três descobrem que alguém está atrás de um artefato muito raro e poderoso que Dumbledore está guardando no castelo. Com algumas pistas, eles descobrem quem é, e pretendem impedir que essa pessoa consiga pegar. No entanto, vários obstáculos surgem em seu caminho, e eles vão precisar contar com a inteligência de Hermione, a coragem de Harry e a lealdade de Rony para passar por tudo.

A leitura é muito fluída e envolvente. A introdução do livro em nenhum momento é chata, na verdade é tudo tão surreal e incrível, que acabamos embasbacados assim como Harry ficou em meio a tantas descobertas. A trama é muito leve e descontraída, e ao mesmo tempo nos mostra coisas boas como amizade e coragem. 

Eu achei que ia ser difícil escrever a resenha de uma saga tão conhecida, e que eu adoro tanto, mas na verdade foi muito fácil, e tenho até que parar por aqui para ela não ficar enorme. Harry Potter é uma série que consegue encantar o leitor de forma incrível. Eu adorei poder reler esse livro, e estou ainda mais empolgada para ler novamente um dos livros que eu mais gosto da série: a câmara secreta.

Essa edição está muito linda, a capa combina muito com o enredo. Porém, as folhas são um pouco finas, mas nada que atrapalhe a leitura. Recomendo muito essa série! Quem ainda não leu: faça o favor de conhecer logo essa história incrível e mágica. E para quem já leu: que tal ler novamente, afinal, nunca é demais, não é?!

5 comentários:

  1. Oi Dessa!!!

    Tudo bem? Ahhhhhhhhhhh Harry Potter!!!!!! Essa série marcou a minha vida porque me transformou não apenas em leitora, mas também em cinéfila, então, veja bem, não consigo ser imparcial ao julgar esses livros de maneira nenhuma.

    Fico feliz que a releitura tenha continuado te cativando. Faz alguns anos (uns cinco) que reli toda a série, mas mexe e vira eu leio algum deles ou mesmo meus quotes favoritos... Enfim, essa edição está mesmo maravilhosas, mas é uma pena que as folhas estejam finas.

    Continue a reler a série! Deu até vontade de pegar tudo de novo desde o comecinho (já devo ter feito maratona de HP pelo menos umas sete vezes na vida!) e sempre noto algo novo na história que não tinha percebido antes!

    Beijinhos - Jessie
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Andressa!
    Essa é a minha série favorita da vida!!! Como você disse no começo da resenha, não tenho versões diferentes do mesmo livro, exceto HP. Tenho quatro versões diferentes e não tenho nenhum arrependimento, rsrs.
    Li uma única vez, mas desde 2016 estou relendo devagar, para conseguir absorver tudo, pois como sei o que vai acontecer, não preciso mais ler desesperada. Já reli os dois primeiros e ano que vem pretendo reler o terceiro. Estou lendo naquela edição ilustrada que é maravilhosa!
    Vai passando os anos e a série continua perfeita.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Esqueci tudo que ia comentar quando olhei seus funkos. é a paixão da minha vida! enfim, Harry Potter também é a paixão da minha vida, lembro de quando li os livros e a pedra filosofal é um dos meus favoritos porque mostra o universo que a autora criou em detalhes, nos deixando entrar no mundo de bruxarias, amizade, companheirismo e muitas aventuras. Ah que saudade que me deu agora! Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Andressa! :D
    Acho que assim como muitas pessoas, posso dizer que esta série fez parte da minha infância e por isso ainda a amo muito até hoje. Só a li uma única vez e, assim como você, tenho um certo receio de ler novamente e me sentir menos atraída pela história. Fico muito feliz em saber que isso não aconteceu com você, pois de certa forma me dá certo encorajamento para fazer isso também futuramente. Foi muito bom poder ler sua resenha e relembrar todas essas descobertas do Harry no mundo mágico. Sua resenha é maravilhosa e você escreve muito bem. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Nunca é difícil escrever a resenha se é um livro que a gente ama haha. Eu me sinto um pouquinho culpada porque desde o inicio da minha vida de leitora, nunca li Harry Potter, nem mesmo assisti os filmes, me sinto completamente deslocada porque não é um genero que tenho por hábito ler, mas sei quão importante a construção desse mundo foi. A Rocco mandou bem demais nessas novas edições.

    ResponderExcluir