quinta-feira, 23 de agosto de 2018

[Resenha] Asiáticos podres de ricos

|
Autor: Kevin Kwan
Páginas: 490
Editora: Record
Best-seller internacional que inspirou uma das mais aguardadas adaptações cinematográficas do ano. Quando Rachel Chu chega a Cingapura com o namorado para o casamento de seu melhor amigo, imaginava passar dias tranquilos com uma simpática família. Só que Nick não mencionou alguns detalhes, como o fato de sua família ter muito, muito dinheiro, que ela viajaria mais em jatinhos particulares do que de carro e que caminhar de mãos dadas com um dos solteiros mais ricos da Ásia era como ter um alvo nas costas. Logo, Rachel percebe que não será poupada das fofocas e intrigas. Isso sem falar na mãe de Nick, uma mulher com opiniões bem fortes sobre com quem o filho deve – ou não – se casar. Um passeio pelos cenários mais exclusivos do Extremo Oriente – das luxuosas coberturas de Xangai às ilhas particulares do mar da China Meridional –, Asiáticos Podres de Ricos é uma visão do jet set oriental por dentro. Com seu olhar satírico, Kevin Kwan traça um retrato engraçadíssimo do conflito entre os novos-ricos e as famílias tradicionais em seu romance de estreia, que já fez milhares de leitores chorarem de tanto rir no mundo todo.


Eu recebi Asiáticos podres de ricos em uma das caixinhas V.I.B, e agora escrevendo a resenha descobri que é o primeiro livro da série Rich. Eu fiquei bem 'oi?' quando descobri isso, porque o final desse livro não tem nada que nos faça pensar em uma continuação. Ele termina bem ok, apesar de um pouco decepcionante. Enfim, pense em um gossip girl oriental, mas com muito mais ostentação. Essa foi uma leitura interessante, mas que ao mesmo tempo eu me perguntei qual o propósito. Kevin Kwan fala bastante sobre a cultura oriental, mas de forma mais sarcástica e crítica. 

Eu não achei a leitura ruim, mas tem tanto sobre a história das famílias e taaaantos personagens no enredo, que o motivo principal ficou ofuscado. Então, a sinopse fala sobre Rachel, uma mulher que descobre que o namorado é podre de rico e precisa passar por fofocas e intrigas sobre seu relacionamento. E ok, temos um pouco disso, mas ao mesmo tempo temos diversas outras histórias paralelas, que apesar de eu adorar isso em outros livros, nesse acabou deixando tudo meio sem sentido. 

O livro tem alguns pontos positivos: a leitura é fluída, apesar de quase quinhentas páginas. Os vários personagens que aparecem não deixam você perdido, é possível acompanhar facilmente. No entanto, cada nova história que entra acaba mostrando que o autor não vai realmente focar em uma. É tudo um pouco jogado, e quando você pensa: gostei desse personagem!, já estamos embarcando em outra intriga.


Eu estava esperando que a mãe de Nick realmente fosse uma megera, e acabasse tornando a vida de Rachel um inferno, mas isso não ocorre. Na verdade elas trocam poucas palavras, e nada realmente acontece. A única situação que Rachel passa é ter que aguentar as mulheres que estão atrás de Nick, e que se comportam como crianças. 

No geral foi um livro que me decepcionou, eu realmente esperava mais do enredo. Mas, a leitura conseguiu ser divertida em alguns momentos. Eu estou curiosa para conferir o filme, que eu acho que vai conseguir ser um pouco mais direto na trama, já que normalmente nem tudo do livro é colocado nas adaptações.

Eu gostei de saber um pouco mais da cultura, mesmo que de forma exagerada. E fiquei abismada com tantas pessoas falando sobre vestidos, jóias e dinheiro como se fosse troco. Um dia quero chegar nessa patamar! haha O relacionamento de Nick e Rachel é uma das coisas mais bonitinhas do livro, mesmo que em boa parte eles passem separados, Nick realmente não se importa com a linhagem de Rachel e tudo o que sua família espera. E, se eu fosse Rachel talvez já tivesse desistido no primeiro dia depois de ver tanta riqueza e gente louca, socorro.

Asiáticos podres de ricos é uma leitura divertida e rápida, se você procura algo para descontrair é uma ótima escolha. Mas é só. Vamos torcer para que o filme acabe sendo melhor nesse caso.

13 comentários:

  1. nossa nem eu sabia que esse livro faria parte de uma serie de livros eu ouvi muitos elogios sobre eles porem ainda nao tive a oportunidade de ler esse livro pela resenha deu para ver que ele transmite bem a cultura dos asiaticos bem de vida a historia me pareceu boa

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Minha leitura foi diferente da sua em dois pontos: achei arrastado e tive dificuldade em terminar e não achei que terminou fechado, se olhar para as outras histórias vai perceber que muita coisa ficou em aberto. Quanto ao filme, estou louca para conferir acredito que essa história vai funcionar muito visualmente e estou com grandes expectativas. Adorei ver seu ponto de vista.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Andressa,
    Quando o livro foi lançado, eu não tive interesse nenhum em ler, mas depois que assisti ao trailer percebi que a história é mais interessante do que aparenta. A história, num geral, parece bem clichê, mas para mim o que chama atenção é a ambientação e cultura abordada na trama. Geralmente gosto de diversos personagens em uma da trama, mas é necessário ter uma fluidez entre uma ambientação e outra ou o enredo, realmente, perde o sentido. Pretendo ler este livro antes do lançamento do filme, só falta eu adquirir um exemplar.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Andressa. Esse livro não consegue despertar a minha curiosidade, sabe? Eu gosto da cultura asiática, me rendi aos doramas recentemente e viciei, mas por falta de tempo precisei dar uma parada por enquanto. Mas, voltando ao livro, a premissa dele não me empolga para a leitura e gostei muito de ver sua opinião sincera sobre ele, só confirmou que a leitura provavelmente não me agradaria mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Oie, eu comecei essa leitura torcendo o nariz justamente pelos pontos apontados por voce, tantos personagens, falta de foco e essas coisas, mas ai vi o trailer e meio que me senti mais animada, sabe? Terminei o livro rapidinho, amei demais, Rachel foi uma personagem extremamente madura e acho que cabe continuação justamente pelo enorme numero de personagens, quem sabe o primeiro livro seja só uma espécie de introdutório.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Andressa! Uma pena você não ter curtido a leitura, tenho lido algumas resenhas positivas e tinha criado expectativas, mas agora não sei... Concordo que tramas paralelas podem ajudar na leitura, mas se foi dessa forma que você colocou, não sei se eu iria gostar. Acho que vou dar um tempo para ver se me interesso novamente por essa leitura no futuro.
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Quando fiquei sabendo que fazia parte de uma série fiquei com pé atrás. Pelo visto essa é uma obra que diverge em várias opiniões, mas ainda sim quero ler sobre a história de Rachel e entender mais do enredo. Espero não ter dificuldades em relação a narrativa.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Tenho interesse nesse livro pois muitas pessoas compararam a Gossip Girl, meu seriado favorito! As pessoas vem falando bem do livro, o que me deixa animada, além disso tem essa pegada mais leve tornando o livro mais atraente para mim, é uma pena que não tenho gostado tanto, mas gostei de ler sua resenha, pois já sei o que esperar do livro.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu também recebi esse livro, porém, ainda não senti a menor vontade de ler. O enredo não despertou minha curiosidade e saber que tem tantos personagens e histórias paralelas me desanima completamente. Acho que nem a comparação com Gossip Girl me motiva a ler.
    No entanto, adorei a sinceridade da sua resenha. Uma pena que a leitura tenha sido uma decepção.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi

    Nossa, estou louca para ler esse livro, sabia? Sempre ouvi falar tão bem dele que a sua resenha me surpreendeu, mas compreendi os seus motivos. Pretendo ler ele muito em breve e ter as minhas próprias opiniões. Sobre o filme, falaram que ele fez um sucesso absoluto no exterior, não vejo a hora de assisti -lo

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Já tinha lido sobre esse livro e ele está anotado justamente na listinha de livros a serem lidos para descontrair e nada além de quebrar o tédio ou ajudar a curar uma ressaca literária. Você não é a primeira a dizer qu o enredo é meio decepcionante e que a aparição de vários personagens com suas histórias paralelas acaba deixando a trama meio carregada demais, desviando o foco do principal. E você também não foi a primeira a notar que exageraram ao retratar a cultura asiática. O dia que ler o livro, que provavelmente lerei, tiro minhas próprias conclusões.

    ResponderExcluir
  12. Olá Andressa, tudo bem?
    Estou louca para ler esse livro, mas sua resenha me desanimou um pouco. Eu não gosto desse tanto de personagens, nem quando são trabalhadas questões secundárias em demasia. Fiquei muito contente, no entanto, de o livro ter sido divertido de se ler.
    Espero que, um dia, eu tenha oportunidade de ler esse livro e me divirta também.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá Andressa,
    estou com esse livro aqui mas ainda não tive coragem de pegar ele. Depois de ler sua resenha acabei confirmando algumas suspeitas, por exemplo meu receio de um livro tão grande estar cheio de excessos, isso porque o enredo é bem simples, né? Desde que li a sinopse também imaginei que a sogra da Rachel seria a pior das piores, não sei como reagir a essas novas informações mas é fato de que não estou mais tão interessada em ler, mesmo assim vou fazer um esforcinho para pegar antes do filme sair aqui.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir