quarta-feira, 29 de agosto de 2018

[Resenha] Adriana Sydor, toda prosa

|
Autora: Adriana Sydor
Páginas: 240
Editora: Travessa dos editores
Adriana Sydor, toda prosa é um livro de crônicas escritas em primeira pessoa e que falam sobre diferentes assuntos: insônia, lembranças, faxina, vizinhos, despedidas, piquenique, acampamento, chuva, amizade, filhos e outros tantos elementos presentes em nosso cotidiano. As crônicas foram tiradas do blog da autora, Mil Compassos, e conversam com o leitor de forma poética e descontraída.









Adriana Sydor, toda prosa é um livro de crônicas, escrito por Adriana Sydor, uma curitibana que gosta de conversar sobre o tempo e a vida. Elas não seguem uma ordem cronológicas, apenas vão surgindo conforme o que a autora sente, e cada uma das palavras encanta o leitor. Eu me vi extremamente envolvida em cada um dos assuntos tratados, e aos poucos fui sabendo um pouco mais quem é Adriana, que colocou em cada página sua essência.

Adriana é uma mulher de opinião forte, sorriso sincero (conseguimos perceber isso em sua escrita), que fala sobre seu cotidiano como se estivesse conversando diretamente com o leitor. É impossível não sorrir em alguma momentos, ou fazer uma discussão mental consigo mesmo em alguns assuntos.

a poesia está em mim como a música. sou uma amante submissa, que admira, se encanta, entende, alcança, e só. e já é muito.

A autora diz que não é poeta, mas a sensibilidade em suas palavras é muito marcante. Uma coisa que eu gostei bastante é que sua escrita não possui letras maiúsculas, e ela explica isso em um dos contos.

Com textos curtos, Adriana consegue nos fazer esquecer que estamos lendo um livro. Parece que você está lendo mensagem de uma amiga. Esse é aquele tipo de leitura que você pode fazer em poucas horas, e ao mesmo tempo, é bom para ler aos poucos.

de vez em quando meu passado vem me visitar. chega, bate à porta, nem espera resposta e entra. não diz a que veio, mas me revira, chacoalha, joga pro alto e espera que, como gata, eu caia em pé.
coisas que não lembrava mais, sentimentos que julgava perdidos, peças desse tabuleiro que é minha vida ressurgem.

Eu gostei muito da obra. Apesar de gostar bastante de ler crônicas, eu não tenho o hábito de pegar livros desse tipo. Então, foi uma grata surpresa essa leitura, eu fiquei encantada com a delicadeza da autora e sua facilidade em prender o leitor com assuntos tão comuns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário