quarta-feira, 24 de maio de 2017

[Resenha] Victoria e o patife

|
Autora: Meg Cabot
Páginas: 210
Editora: Galera Record
Neste romance histórico juvenil escrito pela autora de “O diário da princesa”, acompanhamos a trajetória de Victoria. Criada pelos tios na Índia, ela é enviada a Londres aos 16 anos para conseguir um marido. Mas é na longa viagem até a Inglaterra que a jovem encontra o amor, na figura de Hugo Rothschild, o nono Conde de Malfrey. Tudo estaria ótimo se não fosse a insuportável interferência do capitão do navio, Jacob Carstairs. Por que ele não pode confiar na escolha de Victoria? Por que ele não a deixa em paz? Estaria Hugo escondendo algo?






Victoria e o patife é um romance de época juvenil, da autora Meg Cabot, e publicado pela Galera Record. Há muito tempo que eu não lia algo da Meg, e como eu simplesmente adoro a escrita dela, estava bem empolgada com esse livro, no fim todas as minhas expectativas foram superadas. Que leitura mais gostosinha e divertida. E eu acredito que não poderia ter sido diferente em se tratando de Meg Cabot. Mesmo com uma trama mais juvenil ela consegue encantar o leitor com um romance fofo e bem construído. A sinopse resume bem a história da obra, e mesmo com algumas situações sendo previsíveis, é impossível não amar cada detalhe, personagens e diálogos bem humorados que a autora criou.

Victoria é uma personagem de personalidade forte, que adora ajudar os outros, ou melhor, adora saber que as pessoas precisam de sua ajuda. Como foi criada pelos tios, todos homens, na Índia, seu comportamento não é nem um pouco aceitável na Inglaterra. Acostumada a ter opinião forte, muitos de seus atos são vistos de forma escandalosa pelas damas. Onde já se viu chamar a atenção de um cozinheiro? Ou descer de um navio pelas escadas, como um homem? Em muitos momentos suas atitudes são irritantes, ela aparenta ser um pouco fútil, mas todos esses traços são o que a deixam ainda mais engraçada. E, no fundo, ela é uma ótima jovem, que sempre se preocupa com os outros. Sua estadia na casa dos tios e primos é muito divertida. Ela chega para mudar tudo, desde o tio que nunca fala mais que uma palavra até as pestes dos primos menores que não sabem se comportar.

E o que falar de Jacob Carstairs, o capitão do navio? Ele é muito corajoso de bater de frente com Victoria, os diálogos entre os dois são muito divertidos. O capitão é um homem charmoso e muito persistente. As constantes brigas entre os dois deixam a leitura leve, e faz o leitor torcer pelo casal, mesmo os dois sendo tão diferentes um do outro. Conde Malfrey, noivo de Victoria, perto de Jacob se mostra alguém sem personalidade e insonso. Mesmo ela descrevendo o noivo como alguém muito bonito, é impossível não se apaixonar mais pela personalidade do capitão. O jeito metido de Victoria a faz se destacar bastante da maioria das damas em Londres, e acredito que isso foi o que mais chamou a atenção de Jacob.


Victoria e o patife não tem grandes reviravoltas, mas não deixa de ser um romance fofo e leve. Eu gostei bastante da trama. Todos os personagens são marcantes, até mesmo a odiosa mãe do Conde Malfrey. A narrativa é maravilhosa, mesmo sendo em terceira pessoa, temos as constantes dúvidas e pensamentos de Victoria, e minha nossa, como ela pensa muito antes de falar. Seu eterno falatório mental chega a ser engraçado. Normalmente não gosto de livros com poucos diálogos, mas nesse caso, achei tudo muito divertido e empolgante.

Depois de muito tempo ser ler nada da autora, estou muito satisfeita com essa leitura, que foi bastante fluída. Se você procura um romance leve e fácil de se envolver, e de bônus seja de época, recomendo a obra. Ainda mais com uma edição linda dessas. A capa é muito fofa, as cores são suaves, e mostra bem que é um romance mais juvenil. A parte interna do livro também está fabulosa.

14 comentários:

  1. Olá,
    Amei a capa e super fofa, a história é incrível, amei bastante a personalidade dela, bem interessante quando o autor ou autora coloca na mulher uma personalidade única que possa se destaca entre miles de mulheres, agora estou torcendo pro romance desse dois casais e quero já ler pra conhecer incrível história.

    ResponderExcluir
  2. Oi Andressa, achei essa capa super fofa e só o fato de ser juvenil e da sinopse me fazer acreditar que existe um triângulo é que me deixam com o pé atrás com essa história. Mas pelo que li na resenha, o capitão ganha com folga do "noivo". Também não curto muito romances com pouco diálogo, mas o tom de comédia pode amenizar esse fato. Em resumo quero sim ler e espero curtir muito a leitura ;)

    ResponderExcluir
  3. Não me lembro de ter lido nenhum romance que tenha pouco diálogo, e confesso que tenho duvidas se irei ou não curti esse tipo de leitura, já que pode ser incomodo para quem não tem costume como eu, mas não custa tentar, já que a premissa e muito interessante, e por se tratar de um romance histórico juvenil, que pela sua resenha me pareceu ser bastante cativante, e divertido.

    ResponderExcluir
  4. A Meg é incrível! Sua escrita é maravilhosa e eu adoro tudo que vem dela. Achei essa capa tão fofinha.. Esses romances sempre vêm com uma capa mais trabalhada ne? Imagino que por ser juvenil veio algo mais leve. Adoro esse estilo, mesmo lendo algo mais adulto, deve ser tão bom quanto ;)

    ResponderExcluir
  5. Oi Andressa,
    Acho que sou uma das poucas leitoras que nunca leu nada da Meg Cabot e, apesar de achar que sua escrita é divertida de se fazer, não me vejo muito interessada em suas obras. Victoria e o patife me parece ser uma história divertida e sendo um romance de época, aborda questões importante sobre as mulheres da época, como a sociedade reagia a comportamentos fora dos padrões, mas tudo de uma forma leve e descontraída. Acho que quem é fã da autora irá apreciar muito este livro.

    ResponderExcluir
  6. Olá Andressa ;)
    Sou super super fã da Meg, foi com ela que comecei a gostar de ler *-*
    Adoro os romances dela, porque são fofos demais, como você disse!
    Estou doida pra ler esse, já estava na minha lista de leitura e você me deixou mais animada ainda para ler!! Acho que vou adorar a Victoria kkk
    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Olá!!
    Eu estou apaixonada por esse livro, gostaria muito de lê-lo. Já vou adiantando que estou torcendo muito pelo caitão. Infelismente não conhecia autora Meg mas já me apaixonei por esse livro e espero conferir mais livros dela em breve. Adorei a resenha Andressa. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Andressa!
    Adoro a Meg, até hoje gostei de todos os livros que li! Esse está com uma capa linda, já estava com muita vontade de ler... Depois da resenha, com certeza já esta na minha WishList <3
    Tambem faz tempo que não leio nada dela... É bom que ja mato as saudades rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi, Dessa!
    Se eu já tinha curiosidade em ler esse livro, justamente por ter visto comentários sobre ser leve e divertido, sua resenha só me deixou com mais certeza ainda de que quero fazê-lo e que muito provavelmente - ao menos, assim espero - irei gostar da leitura. Ainda que o ponto sobre os diálogos não serem tantos me deixe um pouco receosa, mas saber que isso não tira a leveza e diversão parte do enredo e de seus personagens já me encoraja mais, rs. A edição está realmente linda; ainda não li nada propriamente da autora, apesar de ter um outro livro dela em casa, mas talvez já pense em começar por esse. Enfim, valeu mais uma dica! ^_^
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥
    ♥ DandoUmadeEscritora.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  10. Romance, ainda de bônus um romance de ÉPOCA?
    Se eu já quero? Sim, claro ou com certeza? MEU DEUS!
    Meg é DIVA na escrita e em suas histórias. Estou super animada pra ler esse livro.
    Sua resenha me deixou ainda mais curiosa.
    Espero conferir em breve e espero me apaixonar por essa história.
    Essa capa é demais de linda <3
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  11. Bem Andressa!
    Sou totalmente apaixonada por romances e se são de época ainda mais e se são da Meg Cabot, traz sempre um tom hilário, meio que chick-lit que também incita minha vontade em fazer a leitura e espero poder fazê-la em breve, porque ando a procura de livros mais leves e fofos para ler.
    Desejo uma semana tranquila!
    “Uma pergunta prudente é metade da sabedoria.” (Francis Bacon)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Estou bem curiosa para ler esse livro, faz algum tempo que não leio nada da Meg Cabot e sempre que pego algo dela para ler e certeza que irei ter uma historia fofa, envolvente, leve e divertida, achei esse enrendo bem interessante principalmente por temos um romance de época, esse é um livro que está na minha lista de leitura !!

    ResponderExcluir
  13. Já li muitos comentários positivos referente aos livros de Meg Cabot, eu não conhecia este livro, mas como
    gosto de ler romance juvenil, acabei me interessando em ler este livro e adicionei ele em minha lista de leituras, achei a capa muito bonitinha e que bom que é um romance fofo e leve pois torna a leitura mais fácil.

    ResponderExcluir
  14. Já li alguns o livros da Meg, mas esse aina não cheguei a ler, apesar de estar na minha lista de futuras leituras, quero ler principalmente por ser uma leitura leve.

    ResponderExcluir