quinta-feira, 25 de maio de 2017

[Resenha] Theodore Boone - Aprendiz de advogado

|
Autor: John Grisham
Páginas: 304
Editora: Rocco Jovens Leitores
Série: Theodore Boone, 1
Theodore Boone tem 13 anos, vive com os pais e sonha em se tornar um grande advogado quando crescer. Mas quando se vê envolvido no centro de um terrível assassinato, ele descobre que o tribunal está mais perto do que imaginava. Um perigoso assassino está prestes a ser libertado e Theo é o único que sabe a verdade. Os riscos são grandes, mas o jovem não vai desistir enquanto a justiça não for feita.






Eu sempre quis ler algo do John Grisham, várias pessoas já me comentaram que seus livros são ótimos, então resolvi ter a minha primeira experiência com a escrita do autor com Aprendiz de advogado, um livro de investigação judicial voltado para o público jovem. A obra é o primeiro volume da série Theodore Boone, e no Brasil, é publicada pela Rocco - e já tem quatro livros lançados. Eu simplesmente amo histórias com investigações, quando é algo voltado para esse tema, acho mais empolgante ainda, pois li poucos livros do tipo. 

Theodore é filho de advogados, e com apenas treze anos, sabe mais sobre o sistema judicial que muitos advogados de Strattenburg, a pequena cidade em que mora. Ele conhece vários juízes e tribunais, e onde tem um julgamento, Theodore está presente. Seu sonho é traçar uma carreira dentro do Direito, ele só ainda não decidiu exatamente o que quer ser. O garoto é muito inteligente, e está sempre ajudando os colegas de escola com pequenos casos.

A cidade estremece quando há um grande julgamento de assassinato em curso, e o juiz responsável será Henry Gantry, um dos preferidos de Theodore. Junto com sua turma de Estudos do Governo, Theodore irá assistir ao primeiro dia do julgamento. Pete Duffy é acusado de assassinar sua esposa para ficar com o seguro de vida de um milhão. Seus negócios estão a beira da falência, e vários fatores levam a crer que ele é o culpado. No entanto, não há nenhuma prova concreta disso, o que torna para o promotor uma tarefa difícil. E para ajudar, o advogado de defesa é um dos melhores. Theodore acaba se envolvendo mais do que queria nesse caso. Ele recebe uma informação que poderá mudar o rumo do julgamento, mas não sabe como ajudar.

John Grisham consegue prender a atenção do leitor em um julgamento emocionante, mesmo para quem não conhece muito sobre Direito - tipo eu -, os termos e situações não tornam a leitura cansativa ou difícil de entender, e eu acho que parte disso é por ser uma trama jovem. Com uma narrativa leve, um personagem carismático e um desenvolvimento rápido, Aprendiz de advogado é um ótimo livro juvenil para quem conhecer o gênero e o autor. 

Sobre o final, eu esperava que o caso fosse finalizado nesse mesmo livro, porém, ele fica totalmente em aberto, mostrando que continuará no próximo volume. Eu achei que não ficou um gancho muito bom para a continuação, terminou morno, sem nenhuma grande reviravolta. No entanto, mesmo assim eu estou curiosa para saber como tudo terminará. E, ao contrário do final, o desenvolvimento é muito bom. A investigação, pelo menos a conclusão do culpado, é óbvia, porém, o caminho percorrido para provar isso é muito empolgante e tenso.

A leitura é extremamente fluída e leve, eu gostei bastante do enredo. Agora eu quero conhecer os livros mais adultos do autor, pois tenho certeza de que vou amar. Recomendo a leitura!

14 comentários:

  1. Olá,
    Eu também quero conhecer uns do livros desse autor, no momento quero ler o advogado rebelde. Esse livro adorei, sou fã de coisas misteriosas, coisas de policial para investigar, gostei bastante do pequeno personagem querer entrar nessa vida e também ajudar, será uma aventura em tanto para ele.

    ResponderExcluir
  2. E a primeira vez que vejo falar sobre esse livro, e olhando pelo nome do autor também não conheço outras obras do mesmo, mas como você citou que após ler essa obra, teve vontade de querer conhecer sua outras publicações, isso de certa forma me deixou curiosa. Imagino que o garoto apaixonado pela o direito, quando se ver dentro dele por causa de um assassinato, percebo que não esperava passar por tal situação, e acaba se encaixando na trama, na forma que pode ajudar a desvendar esse mistério.

    ResponderExcluir
  3. Oi Andressa, não conhecia o autor mas achei a ideia do livro muito interessante. Também não conheço muito sobre direito e imagino que seja fascinante acompanhar através do protagonista o desenvolvimento da trama e aprender com ele sobre os processos. Uma pena que o final não tenha seguido o mesmo ritmo do desenvolvimento e sido apenas morno, mas como tem continuação a trama pode surpreender ainda :) Amei a dica ;)

    ResponderExcluir
  4. Oi Andressa ;)
    Já tinha ouvido falar do autor, mas nunca tinha lido nada dele.
    Curso faculdade de direito, e amo livros e séries com essa temática, ainda mais quando mostra a parte investigação.
    Obrigada pela dica de leitura!!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto bastante desse estilo, livros com esse suspense deixa a gente curioso. Mas não curti muito o personagem ser bem novo, quando é assim acabo fugindo, não me agrada muito sabe? Uma pena!
    Pela sua resenha imaginei que o final seria melhor, mas quem sabe a continuação seja boa ne?
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Olá Andressa
    eu estava com um pé atrás com esse livro, pois eu não sou muito fã de livros com tema de investigação e principalmente narrado por crianças, entretanto, conforme ia lendo a resenha fui me interessando cada vez mais pela estória de theodore. Esse é um livro que eu gostaria de ler mas não sei se terminaria, já que há tantas características que vão contra meu estilo de leitura. Adorei a resenha. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Andressa, ja conhecia o autor, mas nao tinha visto esse livro em lugar nenhum! Achei muito interessante, adoro livros sobre investigação tb. :D
    Com certeza, se tiver a oportunidade, vou ler.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Andressa,
    Nunca li nenhum livro de investigação mais voltado para a parte judiciária, mas achei interessante a proposta do autor, principalmente por trazer um personagem tão jovem como protagonista. Theodore me parece ser bem esperto e o fato dele entender tanto das leis de direito prova isso, fiquei curiosa por ele ter pistas do crime ocorrido ou como isso foi parar em suas mãos. Se este livro faz parte de uma série o interessante seria cada volume tratar de uma caso ao invés do autor prolongar para o livro seguinte.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Dessa!
    Já tem algum tempo que vejo muito falar desse autor em enredos judiciais mesmo, e é uma temática realmente interessante de se ler também porque, assim como um bom policial, se bem feito, deve mesmo prender nossa atenção. Não sabia que o autor escrevia para o público mais jovem, e gostei de descobrir essa série com sua resenha. Ainda que esse primeiro livro possa não fechar completamente a trama e precisar dos demais por continuar sendo aprofundado e desenvolvido, fiquei visivelmente instigada em fazer a leitura. Ainda que a resolução final seja óbvia como você citou, é a forma como os personagens descobrem isso, em meio às pistas e mistérios a serem resolvidos até então, que conta mais, acho. Enfim, valeu mais uma dica!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥
    ♥ DandoUmadeEscritora.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  10. Essas crianças, jovens que presenciam certas situações e acabam tendo que enfrentar essas coisas é meio difícil né?
    Mas Theodore me pareceu ser um personagem bem inteligente pra correr perigos a toa e conseguir acabar ajudando nas investigações.
    Achei a premissa da obra bem interessante. E fiquei curiosíssima pra conhecer o desfecho dessa história.
    Não conhecia a obra ainda e já anotei aqui na minha listinha.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  11. Andressa!
    Gosto de livros policiais que tem a temática jurídica, porque são ricos em seus termos e podemos aprender muito, bem como a dinâmica dos julgamentos.
    Adorei a série e mesmo com o final aberto, poder conhecer um pouco mais sobre a vida e as escolhas de Theodore, me dexou com grande vontade de poder fazer a leitura.
    Desejo uma semana tranquila!
    “Uma pergunta prudente é metade da sabedoria.” (Francis Bacon)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Ainda não conhecia essa serie, mas quando vi o titulo desse livro ele logo me chamou atenção, achei bem interessante todo esse contexto que o livro trás e temos um livro que alem de temos esse lado da investigação também trata da questão jurídica que ainda não tinha visto ser tratado em um livro, fiquei curiosa para poder ler essa serie, mesmo não tendo todo aquela expectativa de um livro para outro !!

    ResponderExcluir
  13. Ainda não li nem um livro do autor John Grisham e não conhecia este livro, não gosto muito de livros com finais abertos este livro é bem interessante para quem está na área do direito, por ter questões jurídicas.
    Parece ser um livro com uma história bem interessante, quem sabe futuramente eu leia.

    ResponderExcluir
  14. Tambem ja ouvi falar bem sobre os livros dele, mas ainda não li nenhum. Como tem continuação ate que da para entender o final em aberto, mas saber disso me faz querer ter esse e a continuação em mãos quando for ler pois não gosto de ficar com um final em aberto sem saber o que acontece.

    ResponderExcluir