domingo, 21 de maio de 2017

[Resenha] Shift

|
Autora: Em Bailey
Páginas: 292
Editora: Onyria
Olive Corbett não é louca.Ela já foi bonita, divertida e a melhor amiga de Katie, a garota mais popular da escola. Agora, Olive não se reconhece mais… Depois do “incidente”, o que ela mais quer é ficar sozinha e evitar problemas.
E tudo vai bem até a chegada da estranha e misteriosa Miranda Vaile. Olive sabe que o mais sensato a fazer é se afastar de Miranda e de seu passado assustador. Mas ela não consegue… Miranda está manipulando Katie, o que inclui roubar as roupas, o namorado e a identidade dela. Além de drenar toda sua vitalidade, como um parasita… E ninguém, nem mesmo Katie, percebe isso. Será que, mais uma vez, Olive está perdendo o controle sobre a realidade? Ou Miranda está realmente "sugando" a vida de Katie, transformando-a em uma sombra? Quem ou o que Miranda realmente é?
Há algo muito perigoso no ar e, para descobrir o que é, Olive tem que ir realmente fundo nessa história. Mas como fazer isso se ela mesma é uma vítima? Como proteger quem ela ama?

Desde que a Fundamento anunciou o lançamento de Shift eu fiquei apaixonada por essa capa. Quando eu li sobre o que se tratava a história então... fiquei muito curiosa para conferir a leitura. Em Bailey escreveu um young adult com um mistério surpreendente. Apesar da trama ser mais leve e rápida de ler, o suspense é marcante e nos faz questionar sobre o que realmente está acontecendo. É uma história sobre uma metamorfa realmente, que suga a energia e personalidade das outras pessoas, ou sobre um relacionamento abusivo? O jeito com que a autora desenvolve a trama, fazendo o leitor não saber se é algo sobrenatural, é bastante interessante. Vários assuntos abordados no livro são explorados de alguma forma surpreendente, um deles é em uma reviravolta que me deixou sem saber quem sou. Como não vi aquilo?

Olive fez algo muito ruim, e se culpa eternamente pelo divórcio dos pais. Ela já foi uma das garotas mais populares da escola, e a melhor amiga de Katie, no entanto, depois de tudo o que aconteceu cansou de ser fútil e viver aquela vida. A vergonha e medo da forma como os outros alunos a olham também fazem com que ela não queira socializar com mais ninguém. Depois do incidente, sua melhor amiga passou a ser Mia, que a entende completamente.


Miranda é nova na escola, os boatos que ela assassinou seus pais a fazem ainda mais interessante. Olive é uma das interessadas em conhecer a suposta assassina. Porém, quando Miranda chega, sua falta de personalidade e seu jeito apático faz com que todos não prestem muita atenção nela, e percebam que eram só boatos realmente. A garota está sempre sozinha, mas observa tudo e todos. Até o dia que consegue finalmente se aproximar de Katie e ser amiga dela.

Mia e Olive acham estranho essa amizade, ainda mais porque dia após dia Miranda deixa de ser aquela pessoa sem cor, para se tornar mais "brilhante" e saudável. Enquanto que Katie a cada dia fica com a aparência mais frágil. Tudo começa com pequenas coisas... Miranda começa a imitar o jeito de Katie, depois usa algumas roupas da garota, e assim, ela vai conseguindo mais destaque na escola e no grupo de amigos de Katie.


O enredo é bastante instigante, ficamos sem saber o rumo que a história irá tomar, e quando a primeira reviravolta acontece, ficamos ainda mais intrigados. Então, mais uma reviravolta chega para desestabilizar o leitor. Como podem perceber, esta é uma leitura arrebatadora, apesar de ser uma história leve e jovem, a autora consegue prender nossa atenção.

Após tantas dúvidas, é irritante como alguns personagens vão para o mesmo caminho que acabaram de presenciar. Algumas decisões são questionáveis, e fazem o leitor pensar, por quê? É então que percebemos que um relacionamento abusivo é assim mesmo. Acontece sem nos darmos conta, sem marcas, é muito mais emocional.


Shift é um livro maravilhoso de tantas formas, que é até difícil esclarecer tudo o que eu achei da leitura. Esse ar de mistério sobre o que é Miranda permanece até o final do livro, o leitor acaba tendo que decidir por ele mesmo o que pensa da situação. O final não é tão surpreendente, mas é satisfatório. Eu gostei bastante de Lachlan, um garoto que acaba se aproximando de Olive, e é inevitável o clima de romance entre eles, mas a autora trabalhou muito bem o relacionamento dos dois, não fazendo o romance roubar a cena.

Bom, eu já falei que essa capa está linda. A edição toda, na verdade, está muito caprichada. Eu adorei que a Fundamento nos trouxe esse livro. Recomendo para todos! < 3

Quem quiser, pode usar os cupons de desconto do site Cupom valido e garantir seu exemplar!

25 comentários:

  1. Olá Andressa!
    Essa estória já chama atenção pela capa e também por sua sinopse. Acho incrível ver uma pessoa se transformar de fútil em uma completa introvertida, claro torcendo para ela achar seu verdadeiro"EU". Fiquei bastante curiosa com essa estória, to louca para saber qual é a da Miranda. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Andressa, inicialmente não me interessei pela capa, mas lendo a sinopse e a resenha percebi que ela combina com a história e todo o mistério envolvendo Miranda, que pode ser uma metamorfa sugadora de energia e personalidade ou se essa história envolve um relacionamento abusivo. Terminei a resenha curiosa pra saber mais da história e do mistério que ela proporciona. Curti e anotei a dica ;)

    ResponderExcluir
  3. Pela resenha só pude notar que fiquei bem curiosa. O legal de tudo é que não sabemos exatamente o que o livro traz e isso deixa o leitor em alerta, querendo saber mais sobre o livro e qual o seu desfecho.
    Sua resenha foi ótima e aguçou o leitor a conferir esse livro ;)

    ResponderExcluir
  4. Olá tudo bem ?
    A capa não me chamo muito a atenção diferente da sinopse que me deixou curiosa para saber o mistério e o jeito que foi citado a Miranda me deixou mais curiosa ainda . Adorei sua resenha adorei a indicação concerteza irá para minha listinha .
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Primeira vez que vejo algo sobre a obra.
    E me parece ser uma história intrigante mesmo e diferente das minhas leituras habituais também.
    Fiquei bem curiosa pra conhecer o desfecho dessa história, desse mistério todo.
    A capa me chamou bastante a atenção!
    Fiquei interessada na obra e espero conferir em breve.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  6. Uaaaau!
    Esse livro parece ser incrível mesmo! Ele me fez lembrar da lenda alemã dos doppelganger, muito interessante mesmo, dica anotada!

    ResponderExcluir
  7. Oi Andressa ;)
    Já vi o livro várias vezes, mas nunca me interessei muito, apesar de achar a capa linda demais *-*
    Adorei a resenha... realmente pela capa não dá pra saber sobre o que é o livro kkkk
    Já coloquei na lista de leitura!
    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Hey!

    Não conhecia nem a editora, nem o livro, logo de cara me atrai pela capa e, apesar de não ser meu gênero literário favorito, me atrai bastante pela leitura também. Adorei a resenha.

    Bjos.

    ResponderExcluir
  9. Oi Andressa,
    O primeiro ponto que me chamou atenção neste livro foi a capa e o segundo a trama. Olive e Miranda são personagens que me intrigaram e fiquei curiosa para conhece-las. Apesar de toda trama trazer este ar de suspense e dar a sensação de que irá direcionar a história para um determinado caminho, são os elementos inseridos e explorados, neste caso a amizade e como ela pode afetar psicologicamente uma pessoa quando sua intenção não é a mais verdadeira, que trazem este choque de realidade para a história.

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    Já li outras resenhas desse livro e todas muito positivas, confesso que estou bem curiosa para conhecer a história e entender o que está realmente acontecendo e o porquê. Essa capa é muito diferente, mas ao meu ver e de acordo com tudo o que já li sobre o livro, combina super com a história.

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Essa resenha é incrível, fiquei tão curiosa sobre esse livro é a trama que quero de ler e conhece mais ainda a fundo, é bem interessante a forma de como autora mostra que a personagem mudar quando alguém da família morre e sempre incrível isso, colocando os sentimentos neles!

    ResponderExcluir
  12. Primeira vez que vejo falar sobre o livro e sobre a editora, não a conhecia. Adoro quando as reviravoltas nos deixam mais curiosos, esse entrou para a minha lista, gostei tambem da capa.

    ResponderExcluir
  13. Ao contrário de você, a capa não me agradou tanto. O enredo parece interessante, até pela forma como os personagens evoluem. Vou anotar esta dica.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  14. Desde que bati o olho nessa capa, e li a sinopse já me encantei por esse livro, e já imaginava que a estória seria arrebatadora, por isso estava tão ansiosa para ler sua resenha, pois sabia que iria gostar do que leria. Só fiquei surpresa porque pela sua descrição a trama e melhor do que imaginava cheia de revira voltas, e surpresas. Estou com altas expectativas em relação a essa leitura.

    ResponderExcluir
  15. Olá! Apesar de não ser surpreendente o final que bom que é satisfatório. E que bom que o mistério continua até o final. O enrendo apresenta está interessante. A capa realmente está linda! Dica anotada! Beijos'

    ResponderExcluir
  16. Fiquei muito curiosa e estou louca para ler essa obra! Tudo me agradou e gostei da capa. A sua resenha despertou ainda mais o meu interesse. O clima de mistério trazido pela Miranda é exatamente o tipo de leitura que aprecio. Que bom que o final é satisfatório! Indicação anotada!!

    Bjos,
    Cidália.


    ResponderExcluir
  17. Andressa!
    Bom ver um livro com um plot diferenciado dos young adults que andamos lendo por aí, porque o que a princípio poderia ser apenas mais uma garota estigmatizada, passa a mostrar aas vertentes do que acontece e a origem dos problemas, que pelo visto não são poucos e envolvem muito o lado psicológico.
    Gostaria de ler.
    “A amizade, depois da sabedoria, é a mais bela dádiva feita aos homens.” (François La Rochefoucauld)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  18. OOi!
    Ameei sua indicação!
    Não conhecia o livro, mas acho que já vi essa capa por aí no Facebook. A premissa é bem interessante, apesar de ser um pouco confusa. kkk Fiquei muito curiosa para saber os rumos que essa história pode tomar. Dica anotada!

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem? Já tinha ouvido falar do livro mas é a primeira resenha que leio, e nossa gostei. Não sabemos com que gênero estamos lidando pelo que você disse, afinal podemos ter uma metáfora ou algo sobrenatural acontecendo mesmo. Gostei mesmo e parece ser uma daquelas histórias em que aprendemos algumas lições. Super dica anotada!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi, Dessa!
    Quando esse livro foi divulgado a premissa me deixou bem intrigada, e vendo agora sua resenha fico ainda mais balançada em ler o livro mesmo. O fato de não ser nem todo sobrenatural nem todo contemporâneo me deixou bem curiosa por saber como a autora conseguiu gerar essa dúvida, ao mesmo tempo em que focou mais nos temas discutidos na obra dentre as relações dos personagens e tudo mais. Parece ser um daqueles livros que o que tem de bobo é só o ambiente high school, por assim dizer, porque acaba indo mais além de um enredo escolar pelo o que você falou. É volume único, pelo o que entendi, então? Melhor ainda! Talvez não por agora, mas guardarei a dica para lê-lo depois! Resenha incrível, como sempre!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥
    ♥ DandoUmadeEscritora.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  21. Capa e diagramacao incriveis! Gostei bastante da premissa, e o pontos que vc levantou: sobre uma metamorfa ou um relacionamento abusivo? Ja quero ler!
    Obg pela dica.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  22. Oi!
    Já tinha visto esse livro antes e ficado curiosa sobre essa historia, a capa dele logo me chamou atenção também e lendo a resenha mesmo não sendo muito o tipo de livro que gosto de ler, achei a historia diferente e interessante, principalmente para saber mais sobre a historia de Miranda e o segredo de olive !!

    ResponderExcluir
  23. Eu não conhecia este livro, mas não tive como não ficar curiosa sobre o que é Miranda, e gosto muito de livros com histórias com ar de mistério, estou bem ansiosa para ler este livro, gostei muito da sua resenha, adicionei Shift em minha lista de leituras.

    ResponderExcluir
  24. Olaaa
    Não conhecia a obra e achei essa capa SENSACIONAL!! Amei a sinopse e achei impossível não ficar curiosa sobre Miranda.
    Espero ler em breve
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Oi Andressa, tudo bem?
    Pra falar a verdade não curti muito a capa... Mas depois de ler a resenha fiquei SUPER curiosa pra ler esse livro. A comparação entre o efeito do relacionamento abusivo, incrível, é um assunto que me interessa demais. Espero ler em breve!!!
    Bjs

    ResponderExcluir