quarta-feira, 7 de maio de 2014

[Resenha] O vale dos mortos

|
Autor: Rodrigo de Oliveira
Estamos em 2017 ... Cientistas descobrem um planeta vermelho em rota de colisão com a Terra. Depois de muito pânico nos quatro cantos do mundo, eles asseguram que o astro passaria a uma distância segura. E todos ficam tranquilos acreditando que nada iria acontecer...
Uma profecia esquecida do Apocalipse, reiterada por outros profetas modernos, ressurge...
“Então 2/3 de todas as pessoas no Planeta são acometidas por uma estranha doença... E abriu-se o poço do abismo, de onde saíram seres como gafanhotos com poderes de escorpiões. E os homens buscarão a morte e a morte fugirá deles." Apocalipse 9:2-6.
Então um grupo luta por sobreviver num mundo dominado pelo mal.

Recebi O vale dos mortos em parceria com a Faro Editorial, uma editora nova no mercado, e que a partir deste lançamento já vemos que vem com tudo! Posso ser suspeita para falar já que adoro tramas com zumbis, mas a história que o autor criou é realmente fantástica. E algo que me chamou atenção, e eu gostei, é o fato de que enquanto na maioria das tramas de zumbis não sabemos como tudo surge, em O vale dos mortos temos pelo menos uma suspeita. 

Em 2018 um planeta chamado Absinto se aproxima de forma perigosa da Terra, mas cientistas comprovam que não tem nada com o que se preocupar, pois ele irá passar sem causar grandes danos. Assim, a população segue mais tranquila suas vidas, até que certo dia um calor infernal toma conta do planeta, e do nada, pessoas desmaiam. Quando essas pessoas acordam, elas não são mais humanas, elas têm os olhos brancos e uma sede de sangue, comendo as pessoas que não desmaiaram vivas. Com isso, conhecemos Ivan, sua esposa Estela, e seus filhos. A família estava no shopping quando tudo aconteceu, e vivenciou de perto o despertar desses zumbis. É então que ele passam por poucas e boas para achar um local seguro para ficar. 

A narrativa do autor é tão envolvente que virei a noite lendo o livro. Sabe quando você não consegue largar a leitura enquanto não descobrir o que vem a seguir? É bem assim. Uma trama com zumbis fantásticas, gostei muito de tudo. O enredo não se baseia apenas nesses seres que gostam de comer carne humana, mas também na índole de cada sobrevivente. Na "comunidade" que Ivan acaba liderando, uma mulher some e outra é encontrada morta, o que o faz perceber que não há a preocupação apenas com quem está do lado de fora, mas também do lado de dentro.

- O que você teve foi uma reação absolutamente humana, Reginaldo. E é exatamente isso o que nos diferencia dessas coisas desgraçadas: nossa capacidade de sentir piedade, de sentir culpa, mas também de proteger e nos preocupar com nossos amigos e familiares.

Única coisa que não curti é que no início da leitura foi tudo muito detalhado, fazendo-a ficar cansativa, mas conforme vamos lendo, as coisas ficam boas demais, e aí a necessidade de dormir vai por água abaixo. Claro que detalhes são ótimos, mas há muitos que são desnecessários... Enfim, os personagens são muito bem construídos, aliás, vários tem uma evolução alarmante no livro, Ivan e Estela se tornam ótimos matadores de zumbis, e pessoas que antes nunca tinham pego em uma arma, se tornam ótimos atiradores para conseguir sobreviver. 

Há várias reviravoltas na história, e acho que já sei o que esperar do próximo livro por algumas cenas do desfecho deste. Estou ansiosa para ler a continuação, espero que a ação continue e o autor nos faça mais uma vez não querer desgrudar. Recomendo!

40 comentários:

  1. ps: se eu ganhasse 1 real a cada vez que usam "jugular" nesse livro
    eu tava rico :D

    ResponderExcluir
  2. Não curto muito histórias com zumbis, não!
    Mas conheço pessoas que gostam e vão adorar saber sobre o livro.

    ResponderExcluir
  3. Faro Editorial editora dos deuses, chego chegando
    Eu adorei essa resenha mais acho que vou é comprar para meu amigo ele ta meio que abduzido com a serie the walking dead, acho que ele vai gostar desse livro :P

    ResponderExcluir
  4. Não gosto muito de tramas com zumbis. Tenho um certo medinho...rs.

    Beijos,
    Blog | Youtube

    ResponderExcluir
  5. Acho difícil ler histórias sobre zumbis... Decepção em quase todas que li :/
    Beijos... :)

    ResponderExcluir
  6. Oie,
    tb não gosto de leituras tão detalhadas assim, parece que a história não sai do lugar rs

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  7. Nunca li nenhum livro com a temática zumbi, acho meio estranho, mas se estivesse com um nas mãos leria de boa, acho legal dar uma chance a todas as leituras, (menos as autobiográficas, detesto). Como eu penso sempre: todo livro merece ser lido, nem que seja para eu não indicar a ninguém!

    ResponderExcluir
  8. Não curto livro com essa temática e nem faz parte do meu gênero literário.
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  9. Li esse livro e ele está aprovadíssimo. A trama é envolvente, as reviravoltas são ótimas e, no fim, ficamos com gostinho de quero mais.
    Eu já estou esperando pela continuação.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Maio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Também estou ansiosa para a continuação. *-*

      Excluir
  10. O único livro que li com zumbis foi sacramento e não me decepcionei...
    Estou com os três livros de TWD para ler mas ando bem sem tempo ultimamente,
    acredito que leria esse livro principalmente se a escrita do autor é tão boa assim.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, leia logo esse e TWD. haaha
      Todos são ótimos! *-*
      bjs

      Excluir
  11. Eu quero muito ler esse livro, adoro zumbis *-*
    Gosto bastante do enredo, acho que Eu iria adorar a leitura desse livro.

    ResponderExcluir
  12. Medo da capa RSRSR #Brincadeira
    ótima resenha!!!
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi..
    Vi algumas resenhas deste livro e só ouvi elogios..Mais confesso que eu não gosto muito do genero.
    Eu leria é claro, pois todo livro pode nos surpreender.
    Que bom que gostou.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá
    Gostei muito da sua resenha. Ainda não li muitos livros sobre Zumbi. Mas esse parece ser muito bom. Espero ler em breve.

    ResponderExcluir
  15. A capa do livro me lembrou bastante de guerra mundial Z ( O filme.). Sei que não tem nada abre uma zumbis com apocalipse e planeta vermelho, Mas me lembrou!
    Gostei bastante da sua resenha, já vou adiciona-lo na lista dos desejados.
    BeijosMariana - WTF.




    ResponderExcluir
  16. Oi Dessa, tudo bom?
    Adoro narrativas relacionadas a zumbis apesar de ter um pouco de medo. Não sabia que o livro falava sobre isso, mas gostei e fiquei interessada. Espero conferir essa narrativa em breve.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tu goste quando ler, Aline. O livro é ótimo!

      Excluir
  17. Oiee ^^
    Eu amoo zumbis e histórias sobre eles, mas dei um tempo para livros com esse tema. A história parece ser bem interessante, gostei :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Acabei de ler uma leitura super detalhada, então nãos e encararia essa tão cedo. Mas gostei da proposta, o melhor é que não deixa perguntas no ar para o leitor.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Ola tudo bem? conheci seu blog através da Aline do Livros y Viagens, e amei seu cantinho!

    Confesso que historias de zumbi não me atraem muito, para mim zumbis só em TWD ^^
    Mas achei bem interessante a resenha e já sei até a quem indicar.

    Estou te seguindo e se quiser nos conhecer também será super bem vinda!
    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, que bom que gostou! < 3

      Ah, se der, leia o livro. Você pode se surpreender. *-*

      Excluir
  20. Também não gosto muito quando um livro é cheio de detalhes. Isso acaba tornando a leitura cansativa. Mas como se trata de zumbis e, assim como você, sou louca por essa temática então encararia o que viesse, haha.
    Achei bem bacana haver uma explicação para o que deu início aos zumbis, e o fato de ser tão diferente assim me chama ainda mais a atenção.
    Estou louca pra ler esse livro.

    ResponderExcluir
  21. Oi Dessa sabia que quero muito ler um livro assim, tenho muita curiosidade
    para saber como é, adorei sua resenha!
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  22. Também adoro histórias com zumbis. No momento estou lendo A Noite dos mortos Vivos. E agora fiquei doida pra ler esse livro. Gostei de ter uma explicação para a praga zumbi. Na maioria das histórias eles simplesmente acordam do nada. Com certeza vou conferir essa história.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Livros, séries, filmes, tudo que tenha zumbis no meio me interessa! Quero muito conferir o livro, não me importo com a narrativa detalhada, pois parece que se eu começar a ler esse livro, não vou dormir tão cedo também kk
    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  24. Ah eu sou suspeita pra falar, pois adoro livros bem detalhados, gosto de imaginar com os detalhes que o autor nos apresenta.
    Já tinha ouvido falar desse livro, agora a curiosidade em ler só aumentou.
    Beijos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  25. Olá Desa, tudo bem?
    O livro parece ser legal, eu ainda não li nada com a temática zumbis, não sei se esse estilo de leitura irá me agradar, mas pretendo dar uma chance a ela, e esse livro parece ser uma boa pedida, gostei muito da sua resenha.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  26. Tenho meio medinho de zumbis hahaha #ShameOnMe
    Mas sempre fico muito curiosa pra ler algo do genero. Esse livro parece uma boa pedida :)

    ResponderExcluir