sexta-feira, 10 de maio de 2019

[Resenha] Uma dobra no tempo

|
Autora: Madeleine L'Engle
Páginas: 240
Editora: HarperCollins Brasil
Série: Uma dobra no tempo, 1
Era uma noite escura e tempestuosa; a jovem Meg Murry e seu irmão mais novo, Charles Wallace, descem para fazer um lanche tardio quando recebem a visita de uma figura muito peculiar.
“Noites loucas são a minha glória”, diz a estranha misteriosa. “Foi só uma lufada que me pegou de jeito e me tirou da rota. Descansarei um pouco e seguirei meu rumo. Por falar em rumos, meu doce, saiba que o tesserato existe, sim.”
O que seria um tesserato? O pai de Meg bem andava experimentando com a quinta dimensão quando desapareceu misteriosamente... Agora, com a ajuda de três criaturas muito peculiares, chegou o momento de Meg, seu amigo Calvin e Charles Wallace partirem em uma jornada para resgatá-lo. Uma jornada perigosa pelo tempo e o espaço.
Uma dobra no tempo é uma aventura clássica, que serviu de inspiração para os mestres da fantasia e da ficção científica do mundo, agora adaptada para os cinemas pela Disney. Junte-se à família Murray nesta jornada, entre criaturas fantásticas e novos mundos jamais imaginados.

Uma dobra no tempo é o primeiro volume da série de mesmo nome, da autora Madeleine L'Engle. Considerado um clássico da fantasia e da ficção científica esse livro irá nos levar em uma grande aventura pelo tempo e espaço de forma divertida e envolvente, com crianças carismáticas, e reviravoltas loucas. Essa obra é voltada público jovem, onde a autora trata de alguns assuntos de forma direta, e sem muitas explicações. Considerei algumas partes até mesmo um pouco bobas demais, porém, como eu adoro livros infantojuvenis isso não foi um problema para mim.

Meg, seu irmão, Charles Wallace, e Calvin são os personagens principais desta trama que irá misturar fantasia e ficção científica de forma bastante leve e empolgante. O pai de Meg está desaparecido há alguns anos e ninguém sabe onde ele está. O que se sabe é que Dr. Murry estava fazendo alguns experimentos com viagens pelo espaço, e em uma missão secreta acabou desaparecendo. Quando três senhoras aparecem a aventura realmente começa. Quequeé, Quem e Qual vão levar as crianças pelo universo para salvar o pai de Meg. Uma grande ameaça assombra alguns planetas e eles precisão resistir a essa força maligna.

Muitas coisas ficam sem explicação nesse primeiro livro. Esse é um fato que pode não agradar todo mundo, eu mesma não curto livros assim, porém, acabou sendo algo que me fez ficar ainda mais empolgada pela continuação. As três senhoras, que em nenhum momento sabemos o que elas realmente são, ajudam as crianças de uma forma meio estranha. Em um momento elas estão presentes e em outros ainda mais importantes não estão. Parece que ela apenas precisam guiá-los, mas sem realmente poder fazer parte daquela missão. As crianças possuem personalidades diferentes, e acabam conquistando o leitor de alguma forma.


Esse livro mostra algumas mensagens sobre esperança, família, amizade, lealdade e amor próprio. E foi impossível não se envolver com a história que, apesar de um pouco fora da 'realidade' e com alguns diálogos bobos demais, consegue encantar o leitor. A leitura é extremamente fluída, e foi um livro que eu li em poucas horas. Uma dobra no tempo é uma obra para aqueles que gostam de histórias que vão além da imaginação e que não são tão detalhadas.

Eu acho que o segundo volume trará mais desenvolvimento para a história e personagens, sanando algumas dúvidas que ficaram no ar neste primeiro livro. Eu realmente gostei bastante desse clássico, e estou empolgada para continuar a série. 

A edição está muito linda, eu sou apaixonada por livros em capa dura, e eu adorei que a editora trouxe com uma capa mais madura, e com elementos da trama.

8 comentários:

  1. Oi! Bom, eu já vi algumas resenhas sobre este livro e sobre a série que não me agradaram e nem me deixaram curiosa com relação a história. Eu não sou muito chegada a ficção científica, e acho que mais difícil ainda quando a misturam com outra coisa, como no caso aqui um pouco de magia. Eu não me interessei e acho pouco provável que eu vá ler. Mas obrigada pela resenha!

    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  2. Essa edição é linda, capa dura, bem caprichada. O livro é sensacional, sua resenha foi bem sincera. Já a adaptação deixou tanto a desejar que quem conhecer a história pelo filme desanima de ler os livros, mesmo com o elenco de peso Oprah Winfrey e Reese Witherspoon no papel das senhoras.

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Provavelmente esse livro tenha deixado algumas pontas soltas justamente para o leitor ficar curioso para saber o que irá acontecer no próximo livro.
    Sua resenha me deixou curiosa para saber o mistério do desaparecimento do pai da Meg.
    Vou ficar no aguardo das próximas resenhas! ❤

    ResponderExcluir
  4. Oi, Andressa.
    Já faz um bom tempo que estou querendo ler essa série e, depois de ler a sua resenha, me convenci de que devo tirar um tempo para fazer uma maratona. Se o primeiro livro deixa tantas pontas soltas, já quero estar com o segundo em mãos para dar sequência! Rs...
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  5. Apesar de não ser a maior fã de fantasia e ficção científica, geralmente quando dou uma chance a um livro do gênero acabo gostando demais da leitura. Mas esta é uma série da qual eu meio que desisti antes de ler.rs Li muitas resenhas sobre vários volumes da série e me pareceu que não é algo que eu apreciaria. Por outro lado, como você, eu gosto muito de livros infantojuvenis e só por isso talvez ainda reconsidere a decisão de não ler e acabe apostando na história.rs

    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Quando esse livro foi lançado fiquei extremamente animada para conhecer, depois descobri que tínhamos vários outros e não fui correndo atrás pra ler.
    Gosto das mensagens que a autora passa na leitura e mesmo que ficção científica não seja o meu gênero preferido ainda pretendo dar uma chance.

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  7. Desejo demais ler essa obra, ela parece ser fantástica com um super enredo. É aquele tipo de livro que não se quer largar até terminar. Anotada a dica.

    ResponderExcluir
  8. Olá Andressa, eu tenho bastante curiosidade de ler essa série, adoro livros infantojuvenis e não acho que ele ser menos detalhado ou ter diálogos mais bobos vá me incomodar *-* Adorei sua resenha, também adoro livros com capas duras <3

    ResponderExcluir