sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

[Resenha] Presas - A dádiva da escuridão

|
Autor: Marco de Moraes
A vida de um homem tem um novo início a partir da abertura dos seus olhos em plena cegueira que perdura por longos caminhos em que sua visão nada alcançava além de obviedades presas por suas limitações ante o desespero da perda de tudo: de tempo, de lugar, de nome. A luta do personagem, narrador deste livro, se dará pelo decorrer da sua busca pelo que emerge em pedaços de recordações, mistura de pesadelos e a sua realidade enfadonha, carregada de fardos que parecem não ter fim. Os dias de luz se foram; os filhos da noite se manifestaram e dominaram todos os cantos das noites profundas que perduram até a última gota de sangue maldita ser derramada.







Recebi Presas da parceria com o autor Marcos de Moraes que o blog fechou. Aliás, faz um tempinho que ele chegou, mas só estou conseguindo dar conta dos livros de parceria agora... Li alguns comentários a respeito do livro antes de começá-lo, vi pessoas falando que a narrativa era cansativa e tal, e já inicio a resenha dizendo que não é. Achei a narrativa muito fluída e envolvente, daquelas que não te deixam largar a leitura por nada - nem pelo sono -, rs. Ela é diferente? Com certeza! Há momentos em que o autor escreve como se fosse uma poesia, o que pode fazer o leitor estranhar no início.

- Agora vejo o que tens.
Comigo tu não vens.
Aqui, só cabem os que jazem.
Seria vã a tua viagem.
Não mereces subir nestas barcaças,
porquanto tuas marcas são falsas.

A trama é medieval com um toque sobrenatural, pois como dá para perceber na sinopse, há vampiros nela. Nosso protagonista é um homem misterioso e que sofre amnésia. Ele acorda em uma floresta escura, sem saber quem é, como foi parar ali e para onde deve ir. Sua jornada para Deus sabe onde é cheia de empecilhos e desgraças à sua volta, por onde passa vê a pobreza e tristeza dos moradores que sofrem com abusos do Rei que cobra impostos quando bem entende e dos vampiros que atacam à noite.

Não sabemos direito o que Irwin (nome que acaba recebendo já que não lembra do seu) quer, e nem porque perdeu suas memórias, então acompanhamos com grande angústia sua caminhada a esmo pelo condado, e alguns lapsos de reconhecimento de já ter visto algumas pessoas e estar no castelo do Rei.

- És um bicho porque comes teus semelhantes!
- Eu disse que não sou igual a você! Eu já fui. Se quiser, posso lhe contar mais!

A história é bem diferente do que estou acostumada a ler, ainda mais se tratando de vampiros, ela não é focada apenas nesses seres - é só algo que dá um 'quê' a mais -, é centrada mais nos motivos de Irwin não se lembrar de nada e no seu "dever", digamos assim, que precisa cumprir no decorrer de sua jornada. 

Achei o livro maravilhoso, o autor me encantou com sua escrita e personagens. Além do mais, a capa é linda e misteriosa e a diagramação também está perfeita.

63 comentários:

  1. Oie Dessa
    adoro narrativas poéticas. Não conhecia o livro, mas se envolve vampiros já quero ler rs
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  2. Narrativas que possuam vampiros não me interessam, mas essa pluralidade de elementos que faz com que o mundo literário seja encantador, afinal de contas temos livros para todos os gostos, não é?
    Que seu ano seja de mais leituras incríveis como essa. :)

    Beijos,
    Sorteio de livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena, o foco não são os vampiros, e sim a jornada do protagonista. Acho que deveria dar uma chance. :D

      Excluir
  3. Só pelo fato de ter vampiro na história já me interessaria. Quando li vc dizer que é medieval, pronto, fui conquistada rsrs
    Não conhecia o livro, nem o autor, mas se tiver oportunidade com certeza vou ler!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber, rsrs. O livro é ótimo, você vai adorar.

      Excluir
  4. Não sou mt fã desse tipo de história
    bjs

    Post novo, sobre a linda Solange Knowles
    http://bit.ly/1b5C8BQ
    http://www.facebook.com/one1forall

    ResponderExcluir
  5. Vampiros me lembram Twilight e eu amo essa saga!! Hahahaha me interessei

    http://www.juliechagas.com/

    ResponderExcluir
  6. Oiii! Parece ser um livro emocionante.
    Amei conhecer o bloguinho!
    Tô seguindo!
    Beijo!

    minhassingularidades.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oie,
    Que maravilhoso! É tão bom quando as pessoas criticam um livro que depois que lemos, nós vemos que ele é maravilhoso. Ter vampiros em um cenário medieval <3 <3 <3 , só não gostei muito da parte dos poemas ( nem sempre gosto de lê-los). Esperando a oportunidade de poder ter esse livros e devorá-lo.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi...
      Não são realmente poemas, não a narrativa toda, mas a forma com que o autor narra ela lembra um pouco, sabe?

      Excluir
  8. Adorei a capa do livro, gente! Não sei se iria gostar muito porque não sou a maior fã de poesia, porém, entendo o uso dela, já que na época medieval muita gente apreciava ela.

    http://alguns-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gostei bastante da capa! *=*
      Como eu disse em cima, não é só poesias, a forma de escrever do autor que lembra um pouco.

      Excluir
  9. Não conhecia o livro e nem aguento mais ler nada de vampiros.
    Cansei dessa mitologia.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. I did't know that book but it looks great!
    =)
    new post: http://tupersonalshopperviajero.blogspot.com.es/2014/01/we-love-flamenco-by-pol-nunez.html

    ResponderExcluir
  11. dev ser bom, n conheço

    Bjuuu
    Juliana Medeiros
    umabonecamasnaodeporcelana.blogspot.com.br
    facebook.com/UmaBonecaMasNaoDePorcelana

    ResponderExcluir
  12. Gosatei do livro, gosto de histórias que envolvam seres fantásticos como vampiros.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Medieval com narrativa poética? Já me interessei *O*
    Arrependida agora...
    estava em promoção na saraiva e eu nem comprei :(
    Bjs
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  14. Não é um livro que eu leria, como já disse não gosto de livros com vampiros :P rs mas para quem curte parece uma boa pedida, e amei a capa n.n

    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oie minha querida, tudo bem?
    Passando aqui para agradecer sua visitinha em meu blog e dizer que fiquei super interessada nesse livro depois que li sua resenha. Uns tempos atrás queria comprar ele, mas fiquei com receio de ser terror. Por acaso é gênero de terror ? Se puder me responder ficarei grata.
    Outra coisa, achei que vc soube falar muito bem da história, porque realmente me chamou atenção
    e quem sabe até pretendo ler se não for terror (risos)

    Fico feliz que tenha gostado do livro e espero ver ainda mais resenhas de livros nacionais aqui no seu blog.
    Se cuida minha querida e fica com Deus


    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      É um pouco, nada de dar medo, sabe? rsrs
      Dá para ler tranquila!
      Obrigada pelo comentário. *--*
      Em breve terá mais resenhas de nacionais!
      bjs

      Excluir
  16. Amei a temática do livros, seres sobrenaturais, VAMPIROS. Hey, estou passando novamente para te fazer um convite, pois está rolando uma super pesquisa de opinião sobre o retrocesso da internet, sua opinião é muito bem-vinda!

    Abraços,
    Revolução Nerd

    ResponderExcluir
  17. Ameeei a capa e amo livros que envolvam vampiros e tenham essa temática.
    Seu blog é maravilhoso e todos os post's estão voltados para assuntos Bque eu amo <3
    Já estou te seguindo , retribui ? Beijos ;;*
    www.beijodacamyblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Não conhecia esse livro.
    A resenha ficou muito boa.

    Beijos <3
    Fofuramentos

    ResponderExcluir
  19. Olá,
    já vi esse livro algumas vezes na Saraiva, já coloquei ele no carrinho para comprar, mas por algum motivo não o comprei. Agora que li a sua resenha, o desejo de te-lo em minhas estante voltou. Então vou procura-lo e comprar. Espero que eu goste do livro, tanto quanto você.

    Beijos, Rafael

    livrosvsseries.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Realmente, eu li resenhas reclamando da narrativa, fico feliz em saber que funcionou pra você porque já percebi pelas suas resenhas que temos gostos parecidos. Vou ler sim!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. parece legal, ainda mais que adoro vampiros se forem como Damon e Stefan de TVD AHAHA
    http://geysecofferri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha, não são tão parecidos, mas vale a leitura. :P

      Excluir
  22. A resenha ficou bem legal, a estoria parece ser interessante, adoro quando aborda temas sobrenaturais, vou coloca-lo na minha pequena listinha de futuras leituras *--*

    Meu Mundo, Meu Estilo

    ResponderExcluir
  23. A resenha despertou minha vontade de ler.
    Não sou fã de nada que envolva outros seres, mas gostei.
    :)

    ResponderExcluir
  24. Oi Andressa!

    Li a sua resenha e gostei muito do seu trabalho! Você notou um detalhe bastante importante quanto à forma de escrita que pus no livro.

    Obrigado pela divulgação!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada pelo comentário, adoro quando os autores fazem isso.

      Excluir
  25. Olá Dessa...Pela sinopse do livro, pude entender melhor sua resenha e esta forma poética que você citou. Já havia visto o livro,mas é a primeira resenha que leio dele. Achei bastante interessante.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  26. Olá,
    Não conhecia esse livro, acho bem interessante quando os autores utilizam narrativas mais poéticas, sempre fico mais cativada quando o fazem; o livro parece ser interessante e diferente do que estou habituada a ler.

    ResponderExcluir
  27. Gostei de conhecer o livro. Parece uma história bem envolvente. Já li algo assim, Roubada de Lesley Pearse, a personagem também é achada sem memória e blá, e acabei me empolgando mais do que ela nas descobertas, HAHA. Mas nele não tinha vampiros e blá. Vou procurar por ele :)

    ResponderExcluir
  28. Ótima resenha! Parabéns!

    meupedepagina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. O livro parece ser bom, eu ultimamente ando lendo alguns nacionais e só tenho coisas boas para dizer sobre eles, Presas parece ser mais um ótimo livro no qual eu preciso muito ler, espero poder ter essa oportunidade em breve.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tenho lido ótimos nacionais! *---*
      Leia esse mesmo.

      Excluir
  30. Olá Dessa!
    Tenho parceria com o autor, mas ainda não consegui ler o livro, mas todas as resenhas só foram elogios, aumentando ainda mais minha curiosidade.Parece ser uma história bem envolvente.
    Parabéns pela resenha!

    Beijinhos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Ah, você vai adorar. Boa leitura quando começá-lo.

      Excluir
  31. Narrativas poéticas são ótimas. Eu gostei desse livro, também fechei parceria com o autor.
    Achei um ótimo livro.
    Parabéns pela parceria e pela resenha de qualidade.

    M&N | Desbrava(dores) de livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a primeira vez que leio algo do tipo, adorei!
      Obrigada! ^^

      Excluir
  32. Já tinha ouvido falar desse livro e adoro esse gênero..meio medieval,meio sobrenatural..agora fiquei bem interessada nele :)

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Apesar da sua resenha não senti muita firmeza no enredo contado pela história. Se um dia aparecer na minha mão eu leio, mas por enquanto vou deixar passar.

    Espiral dos Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que pena, Erica. A história é boa, se tiver oportunidade leia mesmo.

      Excluir