terça-feira, 3 de dezembro de 2013

[Novidades] Peirópolis

|
SEGUNDO VOLUME DO CLÁSSICO DOM QUIXOTE GANHA ADAPTAÇÃO PARA HQ

 



FICHA TÉCNICA:
Título: Dom Quixote em quadrinhos 2
Roteirista e ilustrador: Caco Galhardo
Formato: 20,5 x 27,5
Nº de páginas: 64
ISBN: 978-85-7596-312-8
Preço: 37,00

Editora Peirópolis lança no dia (27/11), o álbum Dom Quixote em quadrinhos 2, lançamento da Editora Peirópolis, que integra a coleção “Clássicos em HQ”, com sessão de autógrafos do roteirista e ilustrador, Caco Galhardo. O livro é uma releitura do segundo volume da obra de Miguel de Cervantes, O engenhoso fidalgo D. Quixote de La Mancha.

“A adaptação primorosa da primeira metade de Dom Quixote feita por Caco, lançada há quase dez anos, é um grande sucesso e já ultrapassou a marca de 100 mil exemplares vendidos”, comenta a editora Renata Farhat Borges. Por coincidência ou não, Cervantes lançou, também dez anos depois, o segundo volume da obra, considerada por muitos críticos literários como o melhor livro de ficção de todos os tempos.

“No primeiro volume do Quixote, Cervantes, considerado o percussor do romance moderno, dá o raio X de toda a humanidade, e no segundo, ele dá o desfecho”, afirma Caco Galhardo. Nesta quadrinização, o leitor do primeiro volume observará diferenças no traço do cartunista e poderá apreciar as várias releituras das gravuras de Gustave Doré, ilustrador oficial da obra Dom Quixote.

O estilo artístico aprimorado e o domínio narrativo de Caco podem ser conferidos nas páginas do HQ que condensa de forma engenhosa uma obra de 700 páginas, tornando seu livro uma obra única.  Para Galhardo as adaptações dos clássicos em HQ funcionam como portais para as obras originais. “É uma bela maneira de estabelecer um primeiro contato com estes livros, principalmente para a garotada. Eu recomendo que o leitor vá atrás das gravuras de Doré e dos livros de Cervantes”, incentiva o autor, que declara que, ao fazer as adaptações da obra, foi fisgado principalmente pelo humor, a beleza do texto e a história de um fidalgo que decide seguir um destino heróico.


Sobre Miguel de Cervantes
É considerado o mais influente escritor da língua espanhola. Nascido em 1547, teve uma infância muito pobre, da qual tentava fugir através da leitura. Por volta de 1570, enquanto tentava uma carreira como escritor, alistou-se no exercido e participou da Batalha de Lepanto, contra o Império Otomano, na qual foi seriamente ferido. Enquanto tentava voltar para casa, em 1575, foi capturado pelos turcos e passou cinco anos como prisioneiro e escravo em diversos navios. Várias vezes tentou fugir, mas só conseguiu a liberdade quando sua família pagou um resgate por ele. De volta à Espanha, publicou seu primeiro romance, La Galateaem 1585. O sucesso, porém, só chegou com O engenhoso fidalgo D. Quixote de La Mancha, lançado em 1605. Considerado o precursor do romance moderno, esta sátira aos cavaleiros andantes finalmente trouxe fama e fortuna ao escritor. O segundo volume de D. Quixote foi publicado em 1615, um ano antes da morte de Cervantes.

Sobre Caco Galhardo:
Cartunista, roteirista e ilustrador, Caco Galhardo publica sua tira diária no jornal Folha de S. Paulo desde 1996. Paulista, iniciou sua carreira na década de 1980, publicando quadrinhos em fanzines. Seu traço certeiro e irreverente já passou pela MTV e Cartoon Network e mereceu até uma citação de José Saramago em ‘Cadernos de Lanzarote II’. Mais sobre seu trabalho pode ser acompanhado no site dentro da estação de humor do UOL: www.cacogalhardo.com.br.

Sobre a Editora Peirópolis:
A Peirópolis tem desenvolvido uma das mais elogiadas e reconhecidas coleções de clássicos em quadrinhos, tendência que o mercado retomou neste século XXI, depois do sucesso que a quadrinização de clássicos teve no século XX nos Estados Unidos e no Brasil, com a Edição Maravilhosa, da EBAL.
A Peirópolis foi criada em 1994 com a missão de contribuir para a construção de um mundo mais solidário, justo e harmônico, publicando literatura que ofereça novas perspectivas para a compreensão do ser humano e do seu papel no planeta. Suas linhas editoriais oferecem formas renovadas de trabalhar temas como ética, cidadania, pluralidade cultural, desenvolvimento social, ecologia e meio ambiente – por meio de uma visão transdisciplinar e integrada. Tem ainda coleções dedicadas à literatura indígena, à mitologia africana e ao folclore brasileiro. A editora está afinada com os propósitos do terceiro setor, participando ativamente do crescente movimento de sua profissionalização.  Para saber mais sobre a Peirópolis, acesse www.editorapeiropolis.com.br

42 comentários:

  1. Oi Dessa :)
    Já li Dom Quixote, mas faz tempo... Foi uma boa leitura e que me marcou.
    Muito bacana uma adaptação dele para HQ. AMO HQs, tenho certeza de que será sucesso!
    Beijos
    http://www.coisasdemeninas.blog.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii
      Ainda não li nada relacionado a história...
      beijos

      Excluir
  2. Olá,
    Ja li faz um tempo esta obra e foi bem agradavel, essa adaptação parece bem legal, estou anciosa
    beijos
    http://umpoucoimatura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ah que maneiro! Não fazia ideia da existência dessa HQ!

    Beijos,
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie,
    nossa bem legal hein!
    O livro é mto bom e em HQ vai ter mais publico.
    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oiiie!
    Gosto de post de novidade, esse táa bem legal.
    Adoreeei

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li "Dom Quixote", mas como é um clássico, pretendo ler ano que vem.
    Não sabia que tinha a versão em quadrinhos e já me animei, já que leitura com ilustrações sempre parece mais bacana.

    ResponderExcluir
  7. Booom, nunca fui fã de HQ, e nem li Dom Quixote, apenas assistia o que passava na TV... rsrs
    mas como eu faço leitura para crianças, em HQ vai ser legal... acho que a histórias pra eles vai ficar muito mais atraente.
    Vou Conferir...
    Acho que eu tbm vou gostar.
    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca li nada relacionado, mas adorei saber que saiu HQ *-*

      Excluir
  8. Oi Dessa! Tenho muita vontade de ler Dom Quixote, porque já ouvi comentários bem positivos sobre ele! Mas nada mais legal que essas HQs com a releitura dos clássicos! Nós, literalmente, nos divertimos aprendendo!
    Gostei muito do post! Estou ansiosa para conferir o resultado dessa HQ. :)

    Beijinhos! www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! Também teho muita vontade. *-*
      E é bom começar com a HQ, né?

      Excluir
  9. Oi, Dessa! Tudo bem? Então, até hoje eu não li "Dom Quixote de La Mancha" no texto integral, mas sim naquela adaptação curtinha e tal, mas eu tenho muita vontade de comprar aquelas edições enormes dos livros que são lindas *-* É legal saber sobre essa HQ, mas só irei dar olhada nela quando eu já tiver lido o livro mesmo... De qualquer forma, curti a notícia! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oii!!!
    Aidna não conhecia a Editora, mas sou fã dessas histórias *-*
    Beijos

    Elidiane
    Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  11. Oie :)
    Ainda não li o livro e não fazia ideia que existia a versão em Hq *o*
    Adorei a novidade :D
    beijos
    http://cupcakedeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Foram as HQ's que abriram pra mim as portas no mundo da leitura, mas vou ser sincera em dizer que os quadrinhos do Dom Quixote não é do tipo que eu leria :/

    ResponderExcluir
  13. Olá Dessa!!
    Que legal esta novidade li este livro a muitos anos atras e adoraria poder conferir em Hq!!
    Beijos =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito bacana a novidade mesmo! Espero ler em breve. *O*

      Excluir
  14. Olá querida!
    Não sou fã de HQ, por isso não me interessei pela obra.

    Beijinhos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  15. Que novidade legal! *O*
    Gosto muito de HQ.. fiquei curiosa!

    ResponderExcluir
  16. Também não sou fã de HQ, então não me chamou atenção.

    ResponderExcluir
  17. Oie,
    Acho que sou uma das poucas pessoas no mundo que não gosta de Dom Quixote =/
    Sinceramente eu não leria por causa da história, pois eu acho HQ muito legal.
    Beijocas. ^^

    ResponderExcluir

  18. Oi Andressa!
    Que bacana esse lançamento. Eu não sou de ler quadrinhos mas para quem é fã deve ser maravilhoso por se tratar de um clássico.

    Bjos

    blogandolinhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Parece ser bom os lançamentos da editora, gostei das capas.


    xx

    ResponderExcluir
  20. Hum, tenho curiosidade em ler a história de Dom Quixote, mas tenho preguiça de pegar o livro. Acho que em HQ seria melhor. Adoro HQ's!

    Espiral dos Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho, não li nada relacionado ainda a obra, acho que vou começar pela hq ^^

      Excluir