quinta-feira, 25 de julho de 2019

[Resenha] O lado obscuro

|
Autora: Tarryn Fisher
Páginas: 288
Editora: Faro Editorial
Considerada a obra mais visceral de Tarryn Fisher, você entenderá porque leitores de vários países o elegeram como um dos livros mais especiais de suas vidas.Quando a escritora Senna Richards acorda na manhã de seu aniversário, ela não está em seu quarto. Raptada e trancada numa casa em meio a uma tempestade de neve, ela precisa decifrar as pistas ligadas ao seu passado para conseguir fugir. Forjada pela dor, moldada pelo abandono, Senna se tornou uma mulher que destrói antes de ser destruída...Apenas uma pessoa conseguiu atravessar suas barreiras e conquistar sua confiança, mas isso aconteceu há muitos anos...“Isaac era um estranho, mas foi capaz de enxergar minhas feridas mais do que qualquer outra pessoa.”O cirurgião Isaac encontrou Senna em um momento de caos e vulnerabilidade, depois de um furacão que lançava cinzas sobre suas feridas. Ele a ajudou quando ninguém mais pôde, mas agora, tudo está diferente. Depois de tanto tempo distantes um do outro, os dois estão presos na mesma cabana, e podem ser consumidos por recordações que esperavam esquecer. Além do perigo que os cerca, a escassez de comida e água, e os jogos perigosos do raptor, um sentimento antigo começa a despertar, ameaçando romper novamente as defesas de Senna, o que pode ser fatal.

O lado obscuro, da Tarryn Fisher, é o nono livro que eu leio da autora e estou sempre sendo surpreendida. Tarryn mais uma vez cria um enredo diferente, envolvente, com personagens com defeitos e uma narrativa cheia de suspense. Quando eu recebi esse livro já sabia que seria uma leitura de tirar o fôlego e que não conseguiria largar até terminar. E por isso que eu amo essa autora, pode mandar mais, Faro Editorial! ♥

Senna é uma escritora famosa, e certo dia ela simplesmente acorda em uma casa estranha. No quarto há roupas que não são dela, e suas últimas lembranças são um pouco embaçadas. Meio grogue, ela decide explorar a casa, e descobre que há outra pessoa lá. Seu medo inicial é que seja o sequestrador, porém, esse homem está preso na cama. E Senna é totalmente surpreendida quando percebe que o homem é alguém de seu passado. Isaac é um cirurgião, e alguém com quem ela não falava há anos.

Quem pode ter colocado os dois na mesma cabana e por qual motivo? O que eles sabem é que a cabana está no meio do nada, em uma tempestade de neve, e há suprimentos para muitos meses. Seja quem for que os colocou ali parece não ter intenção de deixá-los sair tão cedo. E, durante dias os dois tentam entender os motivos e como sair da cabana. Senna precisa lidar com os sentimentos que surgem por ter Isaac por perto, e com o tempo vamos entendendo melhor como era o relacionamento dos dois, e segredos que depois de anos eles pensavam estar esquecidos.


Ambos os personagens são cheio de falhas, mas Senna é quem se mostra mais problemática, vulnerável e um pouco louca. O primeiro pensamento de Isaac é que ela fez isso com ele e está fazendo de conta que também foi raptada. E, isso acaba refletindo no leitor, afinal, será que ela é alguém confiável?

Porém, o que mais me surpreendeu com a narrativa da Tarryn é que o foco não fica em descobrir o culpado, na verdade, a trama é basicamente mostrar o dia a dia deles na cabana, suas conversas, modos de racionar comida, sobreviver ao frio e tal. E, isso poderia parecer algo completamente tedioso, afinal, o leitor quer saber o motivo/culpado, não é mesmo? Mas a autora teve o dom de nos manter presos apenas com isso, nos dando quase no final informações mais concretas. 

Essa foi uma leitura viciante e intensa, eu gostei muito do enredo e principalmente por a autora conseguir me envolver com algo tão banal e que acabou sendo tão dramático e sentimental. Recomendo muito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário