quinta-feira, 4 de julho de 2019

[Resenha] A era de ouro do pornô

|
Autor: Zeka Sixx
Páginas: 160
Editora: Multifoco
Max tem vinte e nove anos e mora sozinho em um apartamento em Porto Alegre. Faz bicos como tradutor e sonha em ser escritor, enquanto passa os dias bebendo, esperando o fim de um bloqueio criativo que o aflige há três anos. Você já leu essa história milhares de vezes, certo? Não exatamente. "A Era de Ouro do Pornô", primeiro romance de Zeka Sixx, autor do livro de contos "O Caminho dos Excessos" (Edição do Autor, 2015), parte de uma premissa aparentemente batida para se revelar uma fábula maldita, encharcada em álcool, sexo, cultura pop e niilismo. Mais do que Max, o anti-herói central, é a cidade de Porto Alegre, com seus habitantes - do sexo feminino, em especial -, o verdadeiro personagem do romance. O enredo se desdobra como uma montanha-russa, indo do sonho ao pesadelo num virar de página. "A Era de Ouro do Pornô" é uma sátira a uma geração que colocou sobre seus próprios ombros a necessidade de ser criativamente relevante.


Eu recebi há algum tempo A era de ouro do pornô do próprio autor, Zeka Sixx. Porém, fiz essa leitura somente agora. Eu iniciei sem me lembrar da trama, e foi uma surpresa. O primeiro ponto que eu gostei é que a trama é ambientada na cidade que eu moro: Porto Alegre. Então foi muito interessante saber exatamente de que rua ou local o autor estava falando.

Essa é uma obra voltada para o erotismo, mas de uma forma diferente. Não é um romance daqueles que você torce pelo casal e tudo mais. Na verdade, o que eu menos fiz foi torcer pelo personagem principal. Max Califórnia é viciado em sexo, alcoólatra e aspirante a escritor. Seu comportamento e decisões são bastante bizarras, e em vários momentos pensei em parar a leitura. E eu nem tenho estômago fraco, não é isso, mas eu me perguntei qual o sentido e aonde o autor queria chegar.

Com o decorrer da leitura consegui me envolver mais com o enredo e aceitar toda a bizarrice que o personagem se colocava. Seu vício em sexo é explicitamente detalhado. O autor tem uma escrita direta e crua, o que pode chocar algum desavisado. Foi interessante ver a destruição e até onde chega uma pessoa que já está no fundo do poço. 

Max não se importante nem um pouco com sua saúde, e esse 'viver a vida perigosamente' não é nem um pouco atrativa. Finalizei a leitura em poucas horas, o que é algo bom, levando em conta que a premissa em si não me agradou tanto. Essa é uma obra que precisa ser lida sem nenhuma frescura, como eu disse, o autor é direto. No final, fiquei dividida entre ter ou não gostado da leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário