segunda-feira, 15 de julho de 2019

[Resenha] Mulheres na luta

|
Autoras: Marta Breen e Jenny Jordahl
Páginas: 128
Editora: Seguinte
Há 150 anos, a vida das mulheres era muito diferente: elas não podiam tomar decisões sobre seu corpo, votar ou ganhar o próprio dinheiro. Quando nasciam, os pais estavam no comando; depois, os maridos. O cenário só começou a mudar quando elas passaram a se organizar e a lutar por liberdade e igualdade.
Neste livro, Marta Breen e Jenny Jordahl destacam batalhas históricas das mulheres — pelo direito à educação, pela participação na política, pelo uso de contraceptivos, por igualdade no mercado de trabalho, entre várias outras —, relacionando-as a diversos movimentos sociais. O resultado é um rico panorama da luta feminista, que mostra o avanço que já foi feito — e tudo o que ainda precisamos conquistar.


Mulheres na luta é um graphic novel lançado pela Seguinte, onde as autoras Marta Breen e Jenny Jordahl mostram um pouco da luta da mulher nos últimos cento e cinquenta anos em busca pela igualdade, liberdade e sororidade. Ele nos mostra o movimento feminista lá no início, onde os direitos da mulher eram nada. São mulheres que marcaram a história e nos permitiram continuar até hoje batalhando por isso.

Se você, mulher, pode estudar, trabalhar, votar e usar anticoncepcional, é graças a essas guerreiras que não desistiram de mostrar quão fortes, inteligentes e capazes nós somos. Os movimentos se desenvolveram pelas décadas, e essa graphic novel divide bem essas partes, mostrando com cores vibrantes um pouco de cada uma delas.


Esse é um livro que nos dá força para continuar lutando por aquilo que algumas mulheres começaram lá atrás. E o importante não é apenas lutar pelos direitos, mas o livro nos mostra também que não podemos virar as costas para outra mulher, algo que acontece muito nos dias de hoje: julgar outra mulher por decisões que são apenas dela - e que não faríamos o mesmo com um homem.


Essa obra é voltada para o público juvenil, e por isso é uma leitura leve e rápida, que elucida bem a questão principal, que é o feminismo, porém, é uma leitura que eu indico para todas as idades. E vale a pena procurar saber mais sobre as mulheres citadas, muitas eu nunca tinha ouvido falar.


A edição está muito bonita e com um posfácio assinado por Bárbara Castro, que traz informações sobre o feminismo no Brasil. Recomendo muito essa leitura!

12 comentários:

  1. Acho importante esse tipo de publicação, pois mostra que as mulheres sempre foram fortes e continuam a lutar.. E com toda violência que tem acontecido, essa graphic novel é uma inspiração para gente ♥

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    A ideia da autora foi incrível, mostrar em forma de quadrinhos a luta da mulher ao decorrer dos anos.
    Essa é uma leitura super importante para todas nós sabermos quem lutou e quem ainda luta por nós. Edição lindíssima!

    ResponderExcluir
  3. Eu quero esta edição por ser uma forma fácil de entender muita coisa e porque é linda né? Aliás, suas fotos ficaram maravilhosas também! Realmente temos que dar valor a todas as mulheres por chegarmos onde estamos e assim continuar lutando!

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Essa é uma edição que está nos meus desejados.
    Acho que mesmo sendo uma HQ tem uma linguagem fácil, mas sem desmerecer a grandiosidade e importância dos temas abordados.
    Tenho certeza que vale a pena o investimento.

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Esse é um livro que eu não sabia que precisava. Acho que o fato de ser uma HQ facilita o interesse e acaba incentivando ao leitor procurar mais sobre as mulheres e os temas citados. Obrigada de coração por apresentar a essa obra.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Ola!
    Acho bem interessante esse tipo de publicação, nos mulheres sempre fomos fortes e guerreiras e isso precisa ser destacado.
    Achei bem legal ser em HQ, eu ainda não conhecia.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá! Ainda não conhecia e achei bastante interessante. Ficaram lindas as fotos do post. Vou anotar a indicação e estarei conferindo em breve. super bjoooo

    ResponderExcluir
  8. Oi Andressa, como está?
    ADOREI a proposta dessa graphic novel, ainda mais nos dias de hoje que tantas mulheres dizem não serem feministas, tendo uma visão completamente distorcida do movimento. Com certeza essa leitura é para essas pessoas, mas também é para todos, pois é muito necessário que a História jamais fique esquecida para que os erros passados não se repitam.
    Abraços e beijos, Lady Trotsky...
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi! Já quero ler essa HQ. A edição física deve estar linda. Acredito que esse tipo de livro é necessário porque infelizmente ainda tem gente que não sabe o que é feminismo. Conheço muita gente que acha que é o contrário de machismo, inclusive mulheres que pensam isso.

    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  10. Olá Andressa,
    eu sou apaixonada por esse livro. O trabalho gráfico dele está impecável e as histórias que ele carrega trás a luz informações importantes a cerca da luta feminina que teve sua importância ignorada pela maioria durante muito tempo. Também indico ele a todos, sempre que posso.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Esse é um livro que nos dá dá uma aula sobre a determinação e garra da mulher. Deveria ser uma obra lida por todos. O design dessa HQ está divina!!!

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que não sou de ler HQs, mas até eu fiquei curiosa para ler essa. Acredito que seja interessante para conhecermos e nos inspirarmos com as histórias dessas mulheres incríveis. Muitas pessoas ainda não entendem o que é feminismo e a importância da luta das mulheres por direitos iguais. Então, livros como esse são, sem dúvida, muito importantes.
    Beijos!

    ResponderExcluir