sábado, 9 de fevereiro de 2019

[Resenha] João e Maria

|
Autor: Neil Gaiman
Páginas: 56
Editora: Intrínseca
O prestigiado escritor Neil Gaiman e o brilhante ilustrador Lorenzo Mattotti se encontram para recontar o clássico João e Maria. Familiar como um sonho e perturbador como um pesadelo, o conto narra a saga de dois irmãos que, em tempos de crise e falta de esperança, são abandonados pelos próprios pais e precisam enfrentar com coragem os perigos de uma floresta sombria. Em um texto poético, Gaiman revive a tradição dos contos de fada, dando profundidade à aventura dos irmãos, mas sem abandonar a autenticidade e o talento único de mesclar realismo e fantasia que o transformaram em um dos maiores autores de sua geração. Mattotti, por sua vez, dá um ar inteiramente novo ao clássico. Seus traços criam um jogo de luz e sombra, permitindo que o leitor desvende aos poucos a imagem, assim como os segredos da história de João e Maria.


Eu duvido que tenha alguém que não conheça a história de João e Maria! Eu conheci a fábula quando era criança e desde então ela ficou marcada em minha memória. Esse conto é um clássico, e foi escrita originalmente pelos irmãos Grimm de forma bem mais sombria da que conhecemos dos livros e desenhos. E é essa a proposta do autor Neil Gaiman e do ilustrador Lorenzo Mattotti ao recontar a história: trazer um clima mais sombrio e chocante. 

João e Maria é um livro curto que narra os acontecimentos da família de João e Maria. O pai é um lenhador, que está sempre preocupado em trazer comida para casa. Quando a guerra começou e atingiu os moradores, a família das crianças foi atingida mesmo morando para dentro da floresta: não havia quem plantasse os alimentos, nem ninguém para vender peixe, tudo ficou mais complicado.


Com a comida escassa, a mãe de João e Maria conversa com o marido de que seria melhor se fossem só os dois e dá a ideia de abandonar os filhos na floresta, pode até ser que alguém os encontre e cuide deles. O pai, no entanto, é um pouco resistente no início, afinal, são seus filhos. Mas, a mãe é bem convincente de que seria melhor eles sobreviverem sem duas crianças para alimentar. 

João escutava tudo escondido, e tratou de falar para sua irmã do plano dos pais, porém, ela não lhe deu atenção. Quando o pai convida os dois para cortar lenha João pega umas pedrinhas que vai largando no caminho. E assim, após os dois serem abandonados, ele consegue achar o caminho de volta. O pai fica emocionado quando os dois retornam, porém, a mãe é taxativa: eles não podem ficar com as crianças. E tudo se repete, só que dessa vez João leva migalhas, que são comidas pelos passarinhos.


Os irmãos encontram uma casa feita de pão de mel, e logo são acolhidos por uma senhora, que lhes promete comida e um lugar para ficar. Porém, essa mulher na verdade tem interesse em se alimentar das crianças. Enquanto faz de Maria sua escrava, a menina tem que limpar a casa, João é trancado em uma gaiola para engordar. E o resto vocês sabem como termina.

A trama não foge muito da que conhecemos, mas durante a narrativa conseguimos perceber alguns detalhes mais sombrios. E o mais marcante é não termos a madrasta como a vilã da história, o que normalmente acontece nesses contos, nesse livro a própria mãe quer abandonar os filhos.


Até mesmo as ilustrações são mais pesadas, os traços são meio borrados e escuros, mas capturam a essência de que algo ruim aconteceu e ainda vai acontecer. João e Maria é um livro muito bonito, a edição é em capa dura. Ter esse clássico recontado por um autor tão conhecido é extremamente empolgante. Eu gostei bastante da leitura, recomendo! 

2 comentários:

  1. Olá!! :)

    Eu confesso que nao fiquei aprticularmente interessado em fazer a leitura, mas ainda bem que gosatste! :) Gostei de conferir a opiniao!

    Enfim, acho otimo que as ilustraçoes sigam o mesmo estilo pretendido, mesmo que a historia nao seja propriamente inovadora.

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  2. Eu amo os contos em sua origem, não curto os destruídos pela industria do entretenimento, esse livro é muito show e a diagramação ficou esplendida.

    ResponderExcluir