segunda-feira, 26 de novembro de 2018

[Resenha] Um artista do mundo flutuante

|
Autor: Kazuo Ishiguro
Páginas: 232
Editora: Companhia das Letras
Masuji Ono, protagonista e narrador deste primoroso romance do vencedor do prêmio Nobel de literatura, é um homem de seu tempo. Pintor de grande renome do Japão antes e durante a Segunda Guerra Mundial, ainda jovem Masuji desafiou o pai para seguir a vocação artística e, durante seu desenvolvimento criativo, lutou contra as amarras da arte tradicional japonesa para dar lugar a uma produção propagandística a serviço de seu país. Usando a influência de que gozava perante as autoridades do governo imperial, Ono buscava ajudar pessoas de bem em situações menos favorecidas do que a sua.
Ambientado nos anos imediatamente após a rendição, o romance descortina a vida de Masuji já aposentado, procurando entender as mudanças vividas pelo país e impressas na mentalidade da geração mais jovem, da qual fazem parte suas duas filhas. Ao procurar entender por que as negociações para o casamento da mais nova delas foram abruptamente interrompidas, o protagonista se vê levado a rememorar sua vida de artista e professor respeitado e a enfrentar a consequência dos próprios atos no destino de seus descendentes.
Retrato comovente de um momento histórico cujos desdobramentos se veem até os dias de hoje, Um artista do mundo flutuante é também um poderoso romance sobre a velhice, a culpa e a passagem do tempo.

Uma primeira leitura de um livro de algum autor consagrado - e agora laureado com o Nobel de Literatura -, sempre gera uma certa expectativa e receio de que a mesma não será como o esperado. A indicação é que se esqueça esse tipo de atitude - que mais atrapalha do que ajuda - e inicie o quanto antes. Nesse caso, a demora foi por falta de tempo e um resquício de vontade de ler algo contemporâneo. 

A narrativa não linear, cheias de pensamentos e lembranças de vários períodos da vida do famoso pintor Masuji Ono, perpassa por um intervalo de tempo que compreende desde sua infância até sua velhice. Prepare-se para encontrar uma sequência de divagações do personagem, pois o autor monta sua sequência de cenas aproveitando da nossa memória como leitor para intercalar e conectar os fatos do passado, presente e futuro, e assim te desafia a ser capaz de compreender o que leva os personagens a agirem como narrado. 

Achei essa estrutura do texto bem peculiar, pois por não ter lido tantos livros que utilizasse esse recurso - e não sei dizer se isso é um traço do estilo do autor - os primeiros capítulos foram revelando aos poucos os aspectos simples da vida de alguém que perdeu dois entes queridos (filho e esposa), viveu no período da Segunda Guerra Mundial e presenciou significativas mudanças no Japão. Essa narrativa inicia-se em outubro de 1948 com reflexões da compra da casa onde mora; a constante revisitação de lugares do passado; preocupação que o seu passado afete o futuro da sua filha mais nova; receio sobre suas atitudes e a consequência destas em relação ao seu crescimento e reconhecimento como pintor; a motivação por trás das condutas de seus professores, alunos, a influência daqueles; o distanciamento das amizades e parcerias; e chega-se a abril de 1949, novembro de 1949 e junho de 1950, cada período tendo um marco, mas a revisitação ao passado é necessária para encaixar pequenos recortes que são narrados como se nós soubéssemos o que está acontecendo, mas o autor deixa para explicar a razão apenas algumas páginas depois. 

Achei a narrativa muito interessante e ágil; talvez para alguns seja maçante caso o leitor não se interesse pela singularidade do cotidiano e sutilezas da vida, mas para mim o autor conseguiu narrar com um sopro de leveza o peso das nossas vidas, nossas atitudes perante o outro, e a forma como se reage a isso. 

P.S.: A explicação para o título do livro encontra-se pelo meio do livro, e achei a escolha da metáfora bem acertada.

9 comentários:

  1. eu recebi esse livro da companhia das letras e simplesmente amei!
    me fez refletir bastante sobre o presente e o futuro
    adorei conhecer a escrita do kazuo e nao vejo a hora de outros

    ResponderExcluir
  2. É a primeira resenha que li desse livro e gostei da premissa.
    Provavelmente iria estranhar um pouco a narrativa, mas acredito que mesmo com a ressalva iria aproveitar bem a leitura. <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  3. Oi Dandra,
    Primeira resenha que leio desse livro e fiquei contente por saber que a narrativa não é linear, eu gosto desse recurso em alguns livros e já li muitos livros assim.
    Além disso, esse livro tem uma proposta bem interessante, principalmente por conta do fato de ele se passar na SGM
    Vou anotar a dica de leitura, sem dúvidas.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Eu já ouvi falar do autor, mas ainda não tive a oportunidade de ler nada dele. Ainda não conhecia esse livro, mas achei a premissa bem interessante. Eu tenho uma certa dificuldade com narrativas não lineares, então, acredito que eu precisaria ler esse livro em um momento em que pudesse me dedicar exclusivamente à leitura dele.
    De qualquer forma, adorei sua resenha e fiquei muito curiosa para ler. Vou anotar a dica para ler em outro momento, quando esteja mais preparada.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Não tinha visto o livro ainda,e apesar de parecer interessante, não e uma leitura que faria no momento. De qualquer forma, vou anotar esta dica.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Este livro parece nos fazer refletir sobre muitas coisas da vida. Não sei se seria uma leitura massante pra mim, e fico feliz que tenha gostado, por isso irei dar uma chance também. Espero gostar

    ResponderExcluir
  7. Oi, Andressa. Tudo bem?
    Que resenha encantadora! Eu ainda não li o livro, mas estou bem curiosa com ele, acredito que eu vá ter uma boa experiência com a leitura e gostei muito de poder ver a sua opinião com ele. Espero ter a oportunidade de ler em breve.

    ResponderExcluir
  8. Olá, não conhecia o livro mais ele parece ser surpreendente para se ler principalmente por ser um escritor nobel, mais ele não me interessou vou passar a dica

    ResponderExcluir
  9. Olá, é a primeira resenha que eu leio desse livro mas, ele está na minha listinha de compras faz muito tempo, porque, pretendo ler todos os livros do autor! Acho a escrita dele muito critica, necessária e atual mas, concordo quando você diz que pode ser maçante para alguns leitores porque, ele divaga muito sobre as questões cotidianas.
    Parabéns pela resenha e espero encontrar outros livros dele por aqui.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir