segunda-feira, 3 de junho de 2013

[Resenha] Morte e vida de Charlie St. Cloud

|

Autor: Ben Sherwood
Cumprir uma promessa ou dar uma segunda chance para a vida? Charlie precisava fazer uma escolha. Após sobreviver ao trágico acidente que tirou a vida de Sam, seu irmão mais novo, o jovem Charlie St. Cloud recebe o dom extraordinário de se comunicar e até mesmo brincar com o espírito de Sam. A vida corria de forma pacata: ele cuidava do cemitério, na vila de pescadores onde morava e prometera encontrar com o irmão todos os dias ao pôr do sol. Até que um dia uma violenta tempestade trouxe Tess para perto de Charlie. A relação com a cativante navegadora o desperta para questões como vida e morte, passado e futuro, apegar-se ou deixar o passado para trás, e Charlie descobre que milagres simplesmente acontecem se abrirmos nossos corações para o amor.




Fazia tempo que queria ler este livro e confesso que apesar de a leitura ser rápida ela me decepcionou um pouco. A história em si é linda, mas ela acabou não me prendendo totalmente. O que gostei foi que tive várias dúvidas em relação ao desenrolar da trama e isso me deixou curiosa para continuá-lo.

O livro conta a história de Charlie St. Cloud, quando ele era jovem levou seu irmão Sam para assistir um jogo de baseball do time favorito deles, tudo isso escondido da mãe. Após assistir o jogo, ao voltar para casa eles sofrem um acidente de carro, os dois estão entre a vida e a morte e se encontram do "outro lado", lá eles prometem cuidar sempre um do outro. Enquanto eles estão nessa outra dimensão, Florio, um paramédico, tenta ressuscitá-los a todo custo. No fim, Florio consegue salvar apenas Charlie.

Passado uns anos sabemos como ele tem vivido sem seu irmão, e descobrimos que ele consegue ver e falar com Sam, é um dom que ele acabou recebendo. E ele não vê apenas seu irmão, mas outras pessoas que morreram, no cemitério onde trabalha. Charlie controla quando o sol se põe para não perder a hora de visitar Sam, pois acredita que se não cumprir essa promessa, nunca mais irá vê-lo.

E eu achei que a história era focada apenas nos dois irmãos, mas também conhecemos Tess, uma navegadora que adora se aventurar e correr riscos. Depois de uma terrível tempestade, com seu barco quase não aguentando, ela decide não se arriscar mais. Na volta, visita o túmulo de seu pai e é lá que encontra Charlie. Os dois acabam marcando um encontro e conhecendo mais um sobre o outro.

O que acontece depois disso não foi nada imprevisível, conforme fui lendo descobri o que ia acontecer, mas isso não deixou menos OMG. Sério, achei totalmente diferente do que imaginava ao ler as primeiras páginas do livro. O final que foi meio decepcionante, pois esperava algumas lágrimas de minha parte e no fim acabei não me envolvendo tanto, ou talvez o livro não era tão triste mesmo.

Você sabe, aquela sensação deliciosa de que você está inteiro, que você tem tudo que quer, que não falta nada. Às vezes, quando acordo, eu sinto isso apenas por um instante. Dura alguns segundos, mas depois eu me lembro do que aconteceu, e de como nada mais é como fora antes do acidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário