terça-feira, 10 de julho de 2018

[Resenha] Reino das névoas

|
Autora: Camila Fernandes
Páginas: 168
Editora: Tarja Editorial
Um livro. Sete contos de fadas para adultos. Novos contos de fadas, não releituras dos clássicos, que brincam com seus elementos tradicionais: príncipes e princesas, bruxas (boas e más), maldições, bosques misteriosos, feras falantes. Mas com uma roupagem adulta, sem censura nem maniqueísmo.Nada de lutas do bem contra o mal: a dualidade está presente em todos e é dentro de cada um de nós que a grande luta ocorre. Estas narrativas procuram resgatar a essência dos contos de fadas originais, contados ao pé do fogo numa época em que não havia divisão entre “histórias para adultos” e “histórias para crianças”.





Reino das névoas, da Camila Fernandes, é uma obra com sete contos, onde a autora cria suas histórias com os mesmos elementos que encontramos em contos de fadas, no entanto, não exatamente com um final feliz. Camila deixou os contos extremamente sombrios, e com um toque de realidade: temas como estupro, ambição e violência estão presentes. 

Este livro tem um conteúdo mais adulto, e o melhor de tudo é que não é nenhuma releitura, todas as histórias são originais. Percebi, no entanto, algumas referências a contos de fadas famosos como Cinderela, Branca de Neve e Cachinhos Dourados. Eu fui surpreendida com essa leitura, e me vi envolvida em cada um dos contos. Eu gostei de todos, mas, claro, tive os meus favoritos. 

Em O chifre negro, primeiro conto, é sobre um rei que está morrendo e só há uma forma de curá-lo: o chifre de um unicórnio. A princesa decide ela mesma ir atrás da cura, onde tudo acaba dando errado, e ela é vítima de inimigos do pai. O desenvolvimento é sombrio, mas termina de forma surpreendente.

A outra margem do rio: um rio separa dois povos, que são extremamente diferentes um do outro. Enquanto um é alegre o outro é mais frio e fechado. No entanto, como forma de criar laços, o pai de Haric, que comercializa com um homem do outro lado do rio, decide casá-lo com a filha de seu 'inimigo'. Quando pai e filho estão atravessando a ponte, um acidente acontece, e uma bruxa aparece para fazer um pacto com Haric.


A torre onde ela dorme foi um dos contos que mais me impactou. E eu tenho certeza de que quem ler também vai concordar comigo. A personagem feminina dessa história mostra que vingança é um prato que realmente se come frio.

O último conto, Reino das névoas, é um dos mais longos, e igualmente marcante. Esse foi um dos que eu presenciei referências de mais de um conto de fadas. E a autora desenvolve sua trama de maneira excelente com todos esses elementos, dando uma personalidade própria ao seu enredo.

A obra tem uma capa linda, e as ilustrações feitas pela própria autora dão um charme a mais na hora de ler. Eu gostei bastante de Reino das névoas, principalmente por a autora dar todo esse tom mais sombrio. Recomendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário