terça-feira, 5 de novembro de 2013

[Resenha] A lenda dos cristais

|
 Autora: Ana Carolina Jalles
Conta a lenda que Merlin e Morgana foram amantes e conceberam uma menina. Sarah, a descendente dessa história, teve sete ­lhas, que se distanciaram depois de um tempo, cada uma levando consigo um colar com um cristal. Mas este segredo não se manteve guardado para sempre. Após séculos, os cristais sobrevivem e vão parar nas mãos de sete garotas ruivas, que acabam se conhecendo quando esta antiga lenda vem à tona. E com ela, um terrível inimigo: Cien, o bruxo das trevas, está de volta, e desta vez mais forte. As guerreiras partem para a aldeia dos Dracheroter, afim de aprender a usar seus poderes e lutar contra este feiticeiro e seus demônios no Stonehenge. Dessa forma, elas impedirão que uma magia torne a luz do sol negra, e transforme o mundo em escuridão por toda a eternidade.




A lenda dos cristais é o primeiro livro da autora Ana Carolina Jalles e, confesso que além de a sinopse ter me interessado, a idade da autora com 14 anos na época que lançou o livro me deixou bem curiosa para conhecer a trama. E preciso dizer, a Ana é novinha, mas escreve muito bem. Para sua estreia ela começou com o pé direito. Ela conseguiu criar uma história com vários personagens principais mas, diferente da maioria dos livros quando isso acontece não ficamos perdidos com tantos nomes.

A lenda diz que Morgana e Merlin tiveram uma filha chamada Sarah, e esta teve mais sete filhas: Mila, Ivana, Jessica, Leslie, Ailyn, Sophia e Alba. E que estas lutaram contra Cien, um bruxo das trevas que queria dominar o mundo. Elas não o mataram, mas conseguiram aprisioná-lo. Como cada uma foi fazer sua vida em diferentes lugares do mundo, elas levaram consigo um colar com um cristal no centro que serviria para uni-las quando Cien estivesse forte para voltar.

O tempo passou, e os cristais nunca foram usados, sendo assim, passaram de geração em geração até chegarem às nossas personagens principais: Amanda, Emma, Amber, Meredith, Nathalia, Lauren e Dianne. Meredith é a única que sabe da lenda, pois sua família permaneceu na aldeia que Sarah morou com o marido. Ela treina constantemente para quando chegar a hora de lutar contra Cien. Certo dia, o cristal antes transparente agora está vermelho, é então chegada a hora de ela achar as outras seis bruxas. Com a ajuda de Dean e Connor, Meredith atravessa o oceano em busca das meninas. 

Ótimo. Mais um idiota se juntou a nós, pensou Dean.

Logo que comecei o livro pensei: "ok, já vi que vou me atrapalhar com os nomes." Mas, como eu disse, apesar de termos sete personagens importantes na história, a autora conseguiu construir cada uma muito bem e sem nos confundir. Adorei isso, pois a leitura ficou muito mais dinâmica e nem um pouco cansativa. Conhecemos um pouquinho da história delas e, conforme a leitura transcorre, nos acostumamos com suas personalidades.

É uma grande aventura partir em busca das meninas, mas tenho que falar que o desfecho me decepcionou um pouco. Não sei se foi corrido mesmo, ou talvez é porque terá um próximo volume mas, realmente achei o final bem sem graça. :/ Porém, nem por isso deixo de recomendar o livro. Leiam!

64 comentários:

  1. Linda resenha, me encantei com o enredo

    Abraços,
    http://www.revolucaonerd.com/

    ResponderExcluir
  2. Poxa, adorei a resenha e sinopse do livro! Parece ser bem legal, não conhecia a autora! =D

    Bjs,

    blogandolinhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. UAU, lançar um livro com 14 anos? Achava que nem dava pra fazer isso, quem sabe eu não mando um meu pra alguma editora ver? ahahaha. Achei a sinopse interessante, gostei da história quero ler!
    Beijos,
    http://alternativeyeah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né? Bem novinha, haha. Manda mesmo, vai que dê! ^^
      Leia mesmo! :)
      beijos

      Excluir
  4. A autora tinha 14 anos quando lançou o livro?? :O
    Já na sinopse o livro me chamou a atenção. Ia comentar dos nomes mesmo, se com tantas personagens não ficava uma confusão na hora da leitura pra saber quem é quem! hahahaha
    A história parece bem interessante, uma pena o final não ter te agradado tanto! :/

    Beijos.
    http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tinha! haha
      Poisé, e não fica não.rs Dá para ler tranquilo. *--*
      Então, não agradou muito mesmo, mas a leitura em si compensa.
      beijos

      Excluir
  5. Parece ser um livro legal para passar o tempo
    http://livros-e-nutella.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adoro histórias que envolvem Merlin! E saber que é uma escritora nacional me deixa ainda mais empolgada.
    O meu primeiro livro eu também escrevi com 14 u.u Qual o preconceito???
    Nunca publicado, e nãos ei se será, haha.
    Brincadeiras a parte, gostei bastante da ideia do livro e me apaixonei pela capa.
    É um livro que eu arriscaria a ler, com toda a certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse só cita o mago, não chega a ser centrado nele, sabe?
      Que mania de me chamar de preconceituosa, mulher! haha xP Foi só uma observação, afinal eu nunca tinha lido um livro de um autor(a) tão novo! E até porque eu com 14 anos só tinha interesse em gibis e desenhos. rs

      Excluir
  7. Gente fiquei com muita vontade de ler, me apaixonei desde a sinopse! rsrs Assim que tiver a oportunidade vou correndo garantir o meu...
    Beijinhos,
    Scar.
    http://wonderlandmundodoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nossa ela é tão novinha e o livro me parece ser fantástico!
    Gosto de livros com essa premissa!
    Fora que amei a capa!
    Beijos
    utopiaincessante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Nossa, tenho muita vontade de ler esse livro! Acho a capa tão linda! A história parece ser muito interessante mas acho que também pode te confundir, como no caso dos nomes. Apesar de tudo isso, ainda quero lê-lo!

    http://alguns-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho a capa linda! *-* Como eu disse, os nomes não confundem. rs :)

      Excluir
  10. Meu Deus, 14 anos?????? Que novinha! Tem talento mesmo, pra começar tão nova e fazer um livro bom assim. Fiquei interessada!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha, estou com uma curiosidade enorme de ler esse livro. É realmente interessante essa autora ser bem novinha quando escreveu o livro, já tinha ouvido falar sobre ela por causa disso. Mas acho que talento não tem nada a ver com idade.. enfim, espero que a continuação saia logo, para eu começar a ler. :}

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que talento não se refere a idade, mas é maravilhoso encontrar alguém tão novo com gosto pela leitura e ainda escrever uma história tão fantástica. :)

      Excluir
  12. Oie,
    não conhecia o livro, mas curti a história. As vezes ter muitos personagens é bom para que possamos nos identificar pelo menos com um rsrsrs

    Que pena que não curtiu o final.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, e nesse caso me identifiquei com um pouquinho de todas. hahaha
      beijos

      Excluir
  13. Ainda não conhecia o livro. A sua resenha foi ótima. Espero comprar logo esse livro, a autora é tão nova. Mais pela a sua resenha a escrita dela é ótima

    ResponderExcluir
  14. Olá Dessa,não conhecia este livro, mas achei sua historia super interessante e diferente. E fiquei animada para conferir este livro!!
    Parabéns pela resenha!!
    Beijocas....

    ResponderExcluir
  15. Já vi esse livro por algum tempo em divulgações, mas já tinha até esquecido.
    Gostei da tua resenha *-*

    Abraço :)
    http://clicandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. A história é bom apesar que na época ela era novinha, para aquela idade devo dizer que ela escrever bem, porém como disse há muitos personagens realmente deixa agente confuso só lendo sua resenha.

    http://simpleseagradavel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você não leu a resenha direito então. :P
      Disse totalmente o contrário, apesar da quantidade de personagens não nos confundimos nem um pouco!!!

      Excluir
  17. Fiquei bastante curiosa a partir do momento que você comentou que a autora escreveu esse livro com 14 anos. 14 anos!!!! Gente!!! hehe Mesmo com um desfecho um tanto decepcionante, estou bem curiosa para ver "A Lenda dos Cristais", até porque, tem referência a Morgana e o Merlin, como não amar isso? <3 hehe Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poisé, me surpreendi com a idade também. rs
      A referência é bem rápida, mas mesmo assim vale a leitura. *-*
      beijos

      Excluir
  18. Oi,
    Nossa uma autora de 14 anos? Caramba que legal!! Fiquei curiosa :D
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  19. geente 14 anos?
    Merlin? Morgana? Cadê o Artur?
    To muito curiosa, quero realmente ler esse livro! huahauhauahuahaa
    Beijos, Paula

    http://www.interacaoliteraria.com

    ResponderExcluir
  20. Adorei a trama do livro. Bruxas-irmãs, poderes, e lutar contra o mal, adoro quando mistura-se aventura com sobrenatural. Apesar de ter vários personagens, acho que se a autora os caracteriza bem, isso não atrapalhará a leitura.
    Poxa a autora era bem novinha quando escreveu o livro!! Ela é bem talentosa mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, a autora consegue trabalhar bem cada personagem, e isso que deixou a leitura ótima.
      beijos

      Excluir
  21. Adorei o enredo! Só por esse fato de você não ter confundido os personagens eu já quero ler! Eu sou o maior lerdo para aprender o nome dos personagens e como tem muitos quero me testar. ÇÇ
    Adorei a resenha. Muito boa, mesmo! *-*

    silborgue.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou ruim em gravar nomes, ainda mais se são personagens que quase não aparecem. rs
      Obrigada! *O*

      Excluir
  22. Fantasias em geral não me atraem. Já li "As Blumas de Avalon" e achei interessante fazerem uma lenda a partir de uma "lenda" que já existe. Mas não é o tipo de história que me atrai e depois de você ter ressaltado que não curtiu o final, me deu certezas de que esse livro não é para mim. Ou pelo menos não para esse momento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena. Então, apesar do final, eu adorei a história e as personagens.
      Quem sabe um dia você leia e goste. ^^

      Excluir
  23. A capa esta linda demais, e achei muito interessante. Quem sabe não tenho o prazer de ler futuramente, gostaria muitoo.

    ResponderExcluir
  24. Nossa a autora é novinha mesmo o/ mas parece que escreve realmente bem o/
    fiquei com vontade de ler o/
    acervo-de-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. A premissa desse livro me lembra a história do Mago de Camelot. Fiquei curiosa, mas fiquei receio do final da narrativa.
    ;)
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fique! O final desanima, mas a leitura em si compensa toda trama.
      beijos

      Excluir
  26. Nossa Dessa!

    Fiquei com um pé atrás com o livro.O final não sendo legal, estraga o livro, mas vamos ver. Vou ler ele e depois te falo!

    Beijos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, mesmo o final não agradando eu gostei de ler o livro.
      beijos

      Excluir
  27. Omgg , a capa já e perfeitaa a leitura deve ser otima !

    ResponderExcluir
  28. Escrever um livro com 14 anos não é pra qualquer um não hein?! haha
    Mas, não parece ser o estilo que gosto, então, por agora eu não leria...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é mesmo, haha. Com essa idade eu só queria saber de assistir desenho e ler gibi. :P

      Excluir
  29. Nunca tinha ouvido falar do livro, embora a sua resenha fez despertar meu interesse pelo mesmo.

    ResponderExcluir
  30. Adoreeeeeei...bem o estilo que gosto!!!! poderosa hein 14 anos?!! =P

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Desanimei em ler o livro. Morgana e Merlin se pegaram? O_O #Chocada Eu realmente já preenchi minha cota de finas decepcionantes e não quero mais um. Além disso achei a trama clichê. Por enquanto não pretendo ler.

    Espiral dos Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei a trama tão criativa, rsrs. Só o final que decepcionou mesmo. :/

      Excluir
  32. Olá,
    mesmo achando o final bem sem graça eu gostei bastante da ideia do livro. Tipo assim, a mina tinha só 14 anos. Eu com 14 anos era mt bestinha ainda O.o
    Adorei a resenha!!
    Super abraço, Victor Rosa
    encantosparalelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  33. Achei essa lenda bem interessante, ainda não conhecia o livro e fiquei curiosa! Gostei de saber que os personagens não confundem o leitor, é sempre bom conhecer bem cada um!
    Beijos ♥

    ResponderExcluir