quinta-feira, 19 de setembro de 2019

[Resenha] A criança do fogo

|
Autor: S. K. Tremayne
Páginas: 368
Editora: Bertrand Brasil
O marido perfeito. O enteado perfeito. A mentira perfeita? Quando Rachel se casa com o maravilhoso David Kerthen e se muda para Carnhallow, sua vida é tomada por luxos, romance e um carinhoso enteado, Jamie. Porém, sua nova casa e sua nova família estão cercadas de segredos e mistérios que ela nem sequer consegue imaginar. O comportamento de Jamie começa a mudar, e suas perturbadoras profecias ameaçam abalar a sanidade de Rachel. À medida que o passado da família vem à tona, ela passa a questionar a verdade por trás da trágica morte da primeira esposa de David, temendo que a predição feita por seu enteado, de que ela irá morrer no dia de natal, se torne realidade. Fantasmas habitam os corredores de Carnhallow, mil anos de história ecoam nos frios túneis, antes ricas minas de estanho e cobre, que se expandem sob a propriedade, e a vida que Rachel acreditava ser perfeita de repente se torna um terrível pesadelo.


A criança do fogo, do S. K. Tremayne, é o segundo livro que eu leio do autor. E, mais uma vez, sou surpreendida com um enredo de tirar o fôlego, o suspense e mistério que o autor cria te faz não querer mais largar o livro para saber logo o que vai acontecer, ao mesmo tempo que você só quer fechar os olhos por medo do que está por vir. Eu fico completamente angustiada quando esse tipo de história tem alguma criança envolvida, porque eu sempre fico pensando e esperando o pior: 'será que é agora que essa criança vai matar todo mundo ou me dar um susto?'. 

Rachel se casa com David, um viúvo rico e que tem um filho, e que é o marido perfeito. Ele a leva para morar na casa que está na família há anos, em Carnhallow. Jamie, seu enteado, é uma criança adorável, porém, quando ela se muda para a casa percebe que o garoto fica mais quieto e com algumas conversas estranhas. Rachel sabe que a mãe do garoto morreu ao cair em um poço, porém, detalhes de como tudo aconteceu são segredos na família.

Jamie acaba prevendo que Rachel iria atropelar um coelho, e após isso se concretizar, ela fica cada dia mais balançada com a situação e o comportamento estranho do garoto. E não ajuda o fato de o marido parecer esconder coisas importantes dela. Quando o enteado lhe diz que ela vai morrer no Natal, Rachel acaba temendo por sua vida. O que aquela casa esconde?


Rachel começa a investigar melhor o acidente que matou a esposa de David, e conforme ela vai descobrindo algumas coisas começamos a ficar com medo de que ela permaneça na casa. Na trama nenhum personagem parece confiável, e a todo momento eu só pensava que Rachel estava correndo perigo. Há um toque sobrenatural na história que me deixou em dúvida se o caminho do autor realmente seria esse, ou se seria fruto de uma mente enlouquecida.

O desfecho não me conquistou totalmente, mas o ritmo do enredo foi tão envolvente que acabei deixando isso pra lá. Gostei de como tudo foi sendo revelado e foi fazendo sentido. Todo o ar sombrio e a ambientação cheia de suspense me fez gostar muito da leitura. E Rachel é uma personagem que também possui segredos, conforme vamos entendendo melhor seu passado a sensação de que nada é o que parece só aumenta, e apenas lendo para descobrir esse mistério todo.

Um comentário:

  1. Oi Andressa,
    Acho que o grande segredo dos thrillers está na narrativa, por isso há livros do gênero em que o autor conduz o leitor por páginas mais lentas, mas cheias de mistério para depois dar uma carga de adrenalina com cenas de ação. Para mim é algo que tem funcionado bem quando leio algo do gênero e consigo manter um ritmo de leitura tão bom que é possível ler uma história assim em um dia. Então, claro, que A Criança de Fogo já me chamou atenção, pois apresenta tudo que curto em livros nesse estilo. Rachel está cega pelo amor recente, algo totalmente normal e real, mas como toda relação a lua de mel não dura para sempre. Quando as coisas estranhas começarem a acontecer é que a trama entra no ritmo frenético de mistério e teorias. Vou te confessar que sempre fico com mais medo de histórias assim quando tem crianças no meio, principalmente quando estas começam a agir de forma estranha. Uma pena o final não ter sido surpreendente, pois pelo o que você contou da história ela tinha tudo para ser muito melhor.

    ResponderExcluir